Opinião: Uma Viagem Inesquecível | Michael Zadoorian

O grande sucesso de vendas nos E.U.A.
SINOPSE: Uma viagem inesquecível!Um Bestseller no qual se baseia o filme do mesmo nome protagonizado por Helen Mirren e Donald Shutherland .Um ponto de vista carinhoso e sincero sobre um casal que se descreve como dois velhos em apuros, que não está disposto a ir facilmente desta para melhor…Tomara conseguirmos lidar tão bem com os nossos últimos dias como Ella e John Robina.
Os Robina partilharam uma vida maravilhosa por mais de sessenta anos. Agora, já com oitenta e tal, Ella tem cancro e John sofre de Alzheimer. Na ânsia de viver um grande aventura, estes "velhotes em apuros" fogem da supervisão dos filhos e dos médicos, que parecem querer controlar-lhes as vidas, deixando para trás a sua casa nos arredores de Detroit, decididos a viver uma férias proibidas e a redescobrir toda uma vida.
Com Ella a fazer de atenta copiloto, John conduz a caravana Leisure Seeker de 78 pelas vias esquecidas da Rota 66 até à Disneyland, em busca de um passado muito doloroso de recordar. Mas apesar disso, Ella está decidida a demonstrar que tudo se pode repetir na vida...mesmo que todos digam o contrário.


Este é, oficialmente, um dos melhores livros que li na vida... tão fácil de ler, relaxou-me tanto, ri-me tanto, mas tanto, que a determinada altura houve uma situação que eu não conseguir parar de rir, até fiquei sem ar e com lágrimas nos olhos, e depois quando tentava ler novamente vinha-me aquela situação à memória e lá tinha eu outro ataque de riso, até tive de me levantar, lavar a cara e acalmar-me um bocado, que eu não conseguia parar de rir! Já vos deu algum ataque de riso assim? Há anos que não me dava nenhum, e faz mesmo bem à alma...

Adorei Ella, que velhota maravilhosa, aliás, que mulher maravilhosa, cheia de dignidade, de genica, de espírito... e coragem!

O título do livro é «Uma Viagem Incrível», e garanto-vos que esta leitura é isso mesmo!

Eu adoro ler estas histórias do ponto de vista de velhotes, e as aventuras em que se metem, um dos meus maiores medos é ficar velha, raquítica e pior ainda, senil, ... esquecer-me das coisas, tenho um horror a essa possibilidade... dentro deste género, já li dois romances de que também gostei muito, apesar de este ser o meu preferido de todos, li «A Elizabeth Desapareceu» e «A Incrível Viagem de Arthur Pepper», também são dentro do género os filmes «Nunca é Tarde Demais» e «Ladrões com Muito Estilo», eu adoro a genica e espírito de aventura nos velhotes que já viveram tanto na vida, especialmente os que viveram guerras e ainda aqui estão, a dar o exemplo do que é ter fibra!

Juntamos uma idosa com cancro terminal e um idoso com alzheimer numa auto-caravana, numa aventura pela route 66, e o que sai daqui? Uma aventura inesquecível... nunca li nada assim... e uma das partes que mais gostei, foi o facto de a história estar tão realista, a realidade de viver com aqueles problemas incapacitantes, a beleza mas também a feiura de uma viagem pelas estradas e cidades da América (algo que eu amava fazer um dia, roadtrip!), a forma como são tratados só por serem velhotes, a língua afiada que têm, a forma como implicam um com o outro, é realista e hilariante, os meus avós também são assim! Quando Elle diz algo como: "que carro feio, parece uma traineira!" o que eu me ri, pois é tal e qual como a minha avó fala! Ai, adoro-a...

Além das aventuras que eles vão vivendo, também vamos conhecendo a história de vida deles dois, pois o livro está narrado como se Ella estivesse a falar directamente connosco, até há partes em que pede a opinião do leitor, que nos faz pensar, de uma forma nostálgica e filosófica, na vida, e no seu sentido...

Também diz a John para se ir lixar, que ele está senil, não está incapacitado, por isso ele que se desenrasque e faça ele a sandes se quiser, ou o chá se quiser, que ela apenas se casou com ele, não assinou um contrato de servidão! (≧◡≦)

Ai, quando ela diz algo como: "é agora, depois de quase 60 anos de casados, vai-me bater pela primeira vez... e depois vou ter de o matar... porque o antigo John sabe que é isso que eu faria, mas não sei se este sabe...", oh pah, só vos digo, é de uma humanidade, de uma honestidade, de uma complexa simplicidade a relação deles, eu adoro!

Não pensem que esta história é de dois velhotes passados dos carretos a discutir a torto e a direito, não, até há situações muito bonitas e românticas, mas quando as coisas se complicam e Ella se enerva, e John tem aqueles ataques de senilidade ao mesmo tempo, .... é de chorar a rir!

Adorei o início, o meio e o fim, amei o livro no seu todo... amei.

Eu já tinha tirado a foto a uns excertos hilariantes para vos mostrar aqui, mas neste caso creio que seria estar a cortar a piada quando ela aparecer, e são imensas, acreditem, por isso vou deixar à descoberta de quem se agarrar a ler este incrível livro, que li um poucas horas, e do qual nunca me vou esquecer, e hei-de voltar a reler.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

P.S - Após ter terminado de ler o livro, gostei tanto, tanto, tanto, que fui ver se por acaso não havia o filme, e não é que havia mesmo? The Leisure Seeker (2017). Vi-o no mesmo dia em que terminei o livro, e só vos tenho a dizer: NÃO VEJAM ESTE FILME POR NADA DO MUNDO! Horrível, nada a ver com o livro, mudaram demasiadas coisas, rebuscaram demasiado, retiraram-lhe toda a essência, um horror! :(

Comentários

  1. Parece muito interessante. Quem me dera ter tempo para ler tantos e bons livros. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É divertidíssimo, e também muito interessante, com drama e situações que nos fazem pensar na vida...
      quantas vezes eu deixo de dormir para ler, ou leio enquanto como, e também nos transportes, para conseguir ler, mas tempo arranjo sempre, abdico sempre de algo em prol da leitura... :)

      Eliminar
  2. É impossível não ficar com vontade de ler este livro depois de ler a tua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa!! :D É um livro mesmo fixe, mas por favor, não vejam o filme, é uma grande porcaria!! :(

      Eliminar
  3. Nem li o livro, nem vi o filme, mas fiquei curiosa com o livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o livro sim, é fantástico, é que chorei mesmo a rir, várias vezes, o filme não, é horrível, horrível, horrível, não sei como raio o autor deixou que fizessem o filme assim :(

      Eliminar
  4. Parece ser um livro interessante e cativante :) a ver se um dia o arranjo para ler !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é um dos melhores que já li na vida, ainda ontem terminei, e já estou com vontade de reler! :D

      Eliminar
  5. Olá, Liliana! Desconhecia este livro e, ao pesquisar, descobri que foi publicado em Abril de 2018, mas nem me dei conta. Agora e depois de ler a tua opinião, deu mesmo vontade de o ler, portanto... entrada directa na minha wishlist! Obrigada pela partilha de opinião :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também não me dei conta quando ele saiu, felizmente "arranjou" forma de me vir parar às mãos, e proporcionou-me horas de pura risada, que eu bem estava a precisar! :P

      Eliminar
  6. Um livro bastante interessante para primeira leitura do ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até mesmo para uma excelente leitura em qualquer altura do ano, mas quem começar o ano com esta leitura, na minha opinião, vai começar MUITO bem o ano! :)

      Eliminar
  7. Fiquei cheia de vontade de ler este livro :)

    ResponderEliminar
  8. Excelente livro que originou igualmente um filme muito especial e com grandes atores. A ler e a ver o filme...merece a pena. Boas Leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu amei o livro, mas não consegui gostar do filme nem por nada, foi o total oposto, amei o livro, detestei o filme... :/
      Excelentes actores, sem dúvida, mas o enredo está completamente deformado ... :(

      Eliminar
  9. Parece uma leitura interessante é completamente diferente do que tenho lido ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja mesmo, para mim foi! Se bem que, agora, depois de ler o livro, já peguei nuns quantos para ler e nenhum "me agarra", é daqueles livros tão bons, que depois ficamos de "ressaca" literária... ^^"

      Eliminar
  10. Parece muito interessante. Quem me dera ter possibilidades de comprar todos os livros, que vejo e me parecem interessantes.....mas uma criança nee não me é permitido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para isso as bibliotecas, se tiver alguma na sua zona de residência, são tão importantes para a nossa sociedade, este aqui irei doá-lo, ainda não sei a qual biblioteca, mas será doado, tal como todos os livros que são opinados neste blog (fora os que eu mesma vou requisitar à biblioteca) ;)

      Eliminar
  11. Adorava ler! Acho que vai ser a próxima compra!

    ResponderEliminar
  12. Confesso que este livro deixou-me curiosa. :)

    ResponderEliminar
  13. A vida é uma viagem e devemos aproveita la ao máximo em todas as fases. Deixou vontade de ler sem duvida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, bem dito, a vida é uma viagem, e este livro retrata bem isso! ;)

      Eliminar
  14. Próxima leitura a fazer! Já fiquei com vontade de viajar neste livro :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑