Opinião: O Barqueiro | Claire McFall

Só um grande amor pode vencer a morte
SINOPSE: Dylan é uma adolescente, vive com a mãe, nunca conheceu o pai.
Até agora. Quando o pai entra em contacto, e a convida a visitá-lo, ela aceita sem pensar duas vezes. E, contra a vontade da mãe, parte para Aberdeen, no Norte da Escócia. Vai de comboio, através de paisagens desoladas. Ao passar num túnel, dá-se um acidente terrível. E Dylan é a única sobrevivente. Ou talvez não.
Ao emergir dos escombros encontra-se numa paisagem desolada, desértica. E Tristan, um rapaz de olhos tristes, está à sua espera.
É ele o barqueiro, é ele quem terá a missão de a levar, através de um cenário cada vez mais assustador, para o outro lado - tal como fez milhares de vezes antes, com milhares de outras pessoas.
Desta vez, porém, tudo é diferente. Perseguidos por fúrias à caça de almas humanas, Tristan e Dylan aproximam-se cada vez mais.
Mas há um limite. Eles já não pertencem a este mundo. E no outro lado, há uma fronteira que ninguém consegue passar. A não ser que…
O Barqueiro, inspirado no mito grego do Barqueiro do Hades, é uma história de amor profundamente original, que desafia os limites da morte. Obra premiada na Escócia, país natal da autora, Claire McFall, tornou-se um dos maiores bestsellers contemporâneos na China, onde já vendeu mais de um milhão de exemplares - e onde permanece há anos entre os dez livros mais vendidos.


Bem... este é daqueles casos em que a sinopse conta quase tudo... e de pouco mais se trata o livro além do já mencionado na sinopse... este livro têm imensas críticas fabulosas, bestseller e tudo mais, portanto, fui cheia de expectativas.... não vou dizer que me sinto defraudada, porque a história se lê muito bem, tem imenso potencial pela originalidade, nunca li um romance deste género, apesar de ser muito parecido a um dos meus filmes preferidos «Para Além do Horizonte», uma história de amor passada no limbo, quase também como «O Inferno de Dante», o jogo e o mito de «Orfeu e Eurídice» e outras histórias alusivas em que entramos no submundo, o reino das almas para salvar alguém amado... tudo mitos e histórias que eu adoro, que eu adoro tudo o que é relacionado com espíritos, sobrenatural, o reino dos mortos...

Neste caso, ninguém vivo entrou para salvar ninguém, é a história de uma alma a caminho da luz, que tem de atravessar o limbo, repleto de perigos, até chegar ao destino final...

Acima de tudo, este romance é um romance adolescente, as personagens são adolescentes, a escrita é uma escrita básica e simples própria deste tipo de romances young adult, se eu tivesse lido este livro quando era adolescente, teria, talvez, desfrutado muito mais do que desfrutei agora, pelo simples motivo de eu agora questionar muito mais o motivo de tudo, e procurar a lógica em todo o lado, e este livro, apesar de fantasioso, perde um bocado a lógica em alguns pontos, para mim, incompreensíveis, e que por serem tão fora do lógico me complicou a leitura, apesar de ter lido o livro em poucas horas, pois apesar de tudo, tem aquela aura de mistério que nos agarra, por querermos saber como vai acabar...

Mas não compreendo coisas como, se sendo um espírito, não tem sede nem fome, mas tem calor,  transpirar, precisa de tomar banho, e lavar a roupa...? qual roupa?... e com hormonas aos saltos?... sem  corpo?... :/
Creio que poderia ter sido melhor desenvolvido e explorado, de forma a ficar mais realista.

Tudo bem, há quem consiga ignorar totalmente isto e desfrutar puramente da história, sem encontrar a lógica nestes pequenos detalhes, mas eu não, porque mesmo os livros mais fantasiosos que eu leio, e verdade seja dita que não é o meu género preferido, mas há livros de fantasia que eu adoro, sou Potterhead, mas eu adoro esses livros porque, mesmo entrando na fantasia, podemos sempre manter uma dose de realidade que dê dinâmica mais realista e provável à história...

Apesar de tudo, é um livro que se lê bem, com uma escrita fluída e carregada de emoção adolescente, aventura, mistério, com um toque de medo, faz-nos pensar o que faríamos, se fossemos nós naquela situação, uma história que prova que o amor supera tudo, até a morte, e que vai fazer as delícias ao público mais jovem e adolescente, disso não tenho dúvidas!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Tenho esse livro em formato ebook à espera para ser lido, vamos ver se vou gostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ser uma leitura interessante, na minha opinião ;)

      Eliminar
  2. Apesar de ter lido algumas boas críticas ao livro, não é o género literário que mais gosto de ler e, agora que li a tua opinião, não me parece ser uma leitura que me fosse agradar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu mesmo quando leio críticas menos boas, dou sempre oportunidade às leituras, para tirar as minhas próprias conclusões, quantas vezes já li críticas positivas e vou a ver e não me é nada apelativo, é mesmo uma experiência muito pessoal, mas estou mesmo convicta que fará as delícias aos mais pequenos, mas não sei se o fará ao público adulto...

      Eliminar
  3. Não conhecia este livro, fiquei intrigada ;)

    ResponderEliminar
  4. Já li e adorei, agora é esperar que saia o próximo 😊😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! ;)
      Já eu não estou tão ansiosa quanto isso para ler o próximo, tenho outras leituras mais dentro do meu gosto para ler, é giro, nisto da literatura, ver como há pessoal que consegue gostar tanto, outros, nem por isso, da mesma história! :)

      Eliminar
  5. É um tema que gosto,além de já estar um bocado "batido" ;)
    Está em lista de espera para ser lido,além de várias criticas um pouco negativas e agora ao ler a tua opinião,acho que ainda lhe vou dar uma chance!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devemos sempre de dar uma hipótese aos livros, e tirarmos as nossas próprias conclusões, mas independentemente do gosto de cada um, que é uma história um pouco infantil, juvenil, é, e para quem não aprecia esse tipo de leitura simples e "fácil", é capaz de não gostar assim tanto, mas que se lê bem, sem dúvida... :)

      Eliminar
  6. Parece ser um livro que nos prende do início ao fim! 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Especialmente para o público mais juvenil, não tenho dúvidas :)

      Eliminar
  7. alguém sabe informar quando será publicado a sequência do livro? Estou muito ansiosa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ainda não sei quando sairá a continuação.... :/ Mas mal saiba partilharei logo :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑