Opinião: O Antigo Egipto por cinco Deben ao dia | Donald P. Ryan

SINOPSE: Bem-vindo ao Antigo Egipto no reinado de Ramsés, o Grande!Recue no tempo e viaje à terra dos faraós na época da sua maior glória.
Calce as sandálias mais resistentes que tiver e comece a programar a viagem ao Egipto em 1250 a. C. Já deve ter ouvido os rumores: a cultura é desconcertante, a língua é impenetrável, não existem instalações para acolher os turistas e o país é governado por um faraó agressivo e egocêntrico. Não admira que o Egipto seja um destino de férias obrigatório nos próximos milénios! Portanto, não adie - visite-o agora, antes que cheguem as hordas de turistas romanos. 
Baseado em fontes da época e em anos de experiência de escavações no Egipto, o arqueólogo Donald P. Ryan guia o turista viajante no tempo numa subida do Nilo.


Eu adoro o antigo Egipto, gosto tanto, tanto, é uma paixão tão premente, que quando eu andava no secundário, tive um professor que andou a informar-se como poderia eu seguir Egiptologia, onde poderia estudar, e poderei isso mesmo a sério... claro que em Portugal nem pensar, havia na altura em Espanha uma universidade que tinha o curso, mas depois teria de ir para outro país para completar os estudos e a formação, tipo Estados unidos da América e outros, e tornou-se algo muito utópico para mim, então é um dos sonhos que tenho por realizar...

No entanto, esta minha paixão nunca esmoreceu, o meu maior sonho continua a ser visitar o Egipto, e tenho centenas de livros sobre o Egipto, Egiptologia, História e Mitologia do Antigo Egipto... já li quase todos os livros do Christian Jacq, egiptólogo e romancista que eu adoro profundamente, uma das melhores sagas que li na vida foi a Saga Ramsés de Christian Jacq, soberbo! Os detalhes maravilhosos das vidas no antigo Egipto, dia-a-dia desde do comum trabalhador egípcio, aos escribas, ao próprio faraó, neste caso, o meu preferido de sempre, Ramsés II, a seguir a ele o meu faraó preferido, que na verdade é UMA faraó: Hatshepsut, adoro-os tanto!

Um dos sonhos que consegui realizar na vida, foi este ano 2018 que passou, que foi visitar a exposição egípcia do museu britânico, e só vos digo... eu não sou rapariga de chorar, mas quando virei a esquina, entrei na sala e vi ali à minha frente, enormes, os sarcófago, as múmias, os artefactos, as roupas, .... eu chorei... ali mesmo no meio de tanta gente, e as lágrimas caíram-me descontroladamente, tive de me afastar para um canto mais sossegado para me controlar, porque as lágrimas não paravam de me cair, silenciosamente... 

Não sei se vocês já tiveram a sorte de realizar algum sonho, eu tenho lutado muito, imenso, demasiado por vezes, para realizar os meus, com muitos, imensos sacrifícios, mas só assim vale a pena viver, porque também sei o que é viver limitada sem nada, sem sonhos, sem objectivos, sem esperança... e não vale a pena, temos de os realizar! E eu posso dizer que já realizei um par deles, e a sensação é incrível, é esmagadora, é uma paz que nos eleva, e faz-nos sentir que tudo valeu a pena, para termos aquele momento... também já tive sonhos que depois de realizados, se tornaram o maior pesadelo da minha vida, é também esmagador a sensação de realizarmos um sonho e não ser o que estávamos à espera, mas há uma coisa que pelo menos ninguém nos tira: conseguimos! Depois disso, é arranjar outro sonho para realizar e seguir em frente, que foi o que fiz...

Hei-de partilhar convosco aquela minha inesquecível visita...

Então, quando vi este livro da Bizâncio, obviamente que tinha de o ter, junto com as minhas outras centenas deles, mas digo-vos uma coisa, ao contrário dos outros todos que tenho, (tirando um em específico, que pesa quatro quilos, é enorme, em tamanho e peso, repleto de fotos a cores), este aqui é o mais bonito, fácil de ler, com ilustrações lindíssimas e especialmente as fotos a cores, adoro!
Um factor originalíssimo deste livro é que está em forma de guia de viagem, mas uma viagem ao Antigo Egipto! Ou seja, estamos a ler o livro, que nos ensina a história, modos de vida, receitas,  jogos, cosmética, músicas, lendas, mitos, superstições, língua, tudo, o que devemos comer, dizer, o que visitar, no tempo presente, mas é como se esse tempo "presente" fosse o Antigo Egipto!

Vejam só uma amostra:

É um livro maravilhoso, ainda por cima em capa dura, como eu gosto, e até eu que sei uma boa quantidade de coisas, aprendi imenso, adorei a escrita leve, simples e humorística e até ligeiramente sarcástica, a forma como nos faz viajar pelo Antigo Egipto no tempo presente, com detalhes incrivelmente vívidos e realistas, é um mundo fascinante, é uma leitura enriquecedora, adorei, adorei, adorei!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Também adoro o Egipto e um dos meus sonhos é ir lá e visitar as pirâmides.
    Houve uma edição especial da revista "Super Interessante" sobre o Antigo Egipto que li há uns dois anos e ainda fiquei com mais vontade de descobrir coisas sobre essa época.
    Mais um livro para pôr na minha lista. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além das pirâmides, eu quero ver tantas coisas, tantos locais, que nem um mês me chegaria para ver tudo, mas nem que eu possa ir um único dia, já ficaria imensamente feliz... :3

      Eliminar
  2. Também gosto muito de saber coisas sobre o Egipto e o livro deve ser muito bom. Curiosamente, eu tenho também da Bizâncio o livro "Roma Antiga Por Cinco Denários Por Dia".

    ResponderEliminar
  3. O Egipto realmente é mágico, enquanto não se pode visitar pessoalmente, visita-se nas páginas de um livro ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑