Opinião: Também Tive um Pega Monstro - Uma viagem aos anos 90 | Revenge of the 90’s

SINOPSE: Sejam bem-vindos aos saudosos anos 90!
Agora que já têm este magnífico monte de folhas na mão (também conhecido como livro, lembram-se?), larguem o smartphone e esqueçam a Netflix. Ignorem os grupos no WhatsApp, não façam scroll nas redes sociais e desliguem o Spotify. Sentem-se só a ler, sossegados, no máximo com uns fones de um Walkman nos ouvidos com uma cassete das Spice Girls.
Quando acabarem, podem ir ao mIRC dizer a toda a gente que adoraram.
Se por esta altura ainda não conhecem a Revenge of the 90’s, as festas que têm arrastado milhares de pessoas numa bonita viagem pela década, é porque provavelmente ainda lá vivem. É certo que numa Revenge of the 90’s vais cantar Anjos, Excesso, Britney Spears ou Oasis até te saltarem os pulmões boca fora. Tão certo quanto é saltares ao som de Ana Júlia, mexer atabalhoadamente os braços a cantar É o bicho, é o bicho, ou chorar quando entra a banda sonora do Titanic.
Mas não cabe tudo numa festa, certamente. Daí o livro, trazido pela mesma equipa. Queremos lembrar-nos dos nossos heróis de infância, desde o Dartacão ao Sonic, passando pelo Herman José, o Figo ou o Songoku. Queremos sentir o cheiro daquela feijoada de proporções épicas que aconteceu na ponte Vasco da Gama, que nos parece tão histórica quanto hilariante. Queremos falar do Buéréré, dos Nirvana, dos Tazos, dos blusões da Duffy ou das lindas camisas da Sacoor com aquele rato gigante. Tanto e tanto mais.
É deixarem-se estar agarrados ao livro, sem medo das lágrimas de nostalgia, e boa viagem a todos!


Depois de ler e ficar encanta como o livro "Sou dos Anos 80 e Não Tenho Medo de Nada", vi que saiu este livro sobre os anos 90, e obviamente que tive de pegar nele e ler! Ainda mais que os anos 80, mais especificamente 88, foi o ano do meu nascimento, mas os anos 90 foram os anos da minha infância, então todas as referências presentes neste livro são minhas conhecidas, e que nostálgico este livro é... e juntamos a nostalgia ao humor, e o que sai dessa junção?

Este livro que é de rir e chorar por mais! Chorar a rir, ou de saudades, ou das duas, isso já é escolha do leitor... ;)
Carregado, e bem, de humor, este livro lê-se muito bem, sempre com um sorriso nos lábios e um brilho nostálgico do olhar, quando vemos imagens das séries, filmes, desenhos animais e músicas que via-mos e ouvia-mos, quando vemos as imagens dos brinquedos que tivemos, quando vemos as imagens das roupas que vestíamos... no meu caso, a roupa que ainda visto, porque, excepto em determinadas ocasiões, desde os anos 90 que eu uso boca de sino, e nunca, mas nunca mesmo, deixei de usar....
As primeiras que comprei foi na Fubu, e passei por uma mega fase "mitra", acreditem ou não, caros leitores, mas é essa a verdade! :P Calças boca de sino tão grandes, que pareciam saias, thsirts até aos joelhos, largas como tudo, normalmente estampadas com o rosto do Eminem, com o meu walkman preso na presilha das calças, e headphones bué grandes, que por acaso ainda uso, e chapéu com pala virada ao contrário, e ténis tipo skater, uma fita de cabelo mesmo no início da testa, aquilo é que eram bons tempos!
Nada ficou esquecido nem ao acaso neste livro hilariantemente nostálgico, na escrita certeira, crua e cómica de Diogo Faro, escrita essa que se sente bem neste livro, especialmente quem já leu alguns dos livros anteriores do autor, como é o meu caso, lembraram-se de comentar de tudo um pouco o que tínhamos, éramos, víamos e vivíamos nos anos 90, jogos, televisão, cinema, livros, política, guerras, músicas, jogos, brinquedos, futebol, roupas, acessórios, desportos, eventos, ... nada ficou esquecido neste livro, que é uma brutal homenagem aos anos 90, e um espectáculo de se ler a todos aqueles que viveram esses anos, e aqueles que não viveram, bem... através deste livro, podem aprender muito e viver um bocado daqueles tempos!
Divertido...
Nostálgico...

Excelente!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Se não ganhar o passatempo vou comprar para ler

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tinha conhecimento deste livro. Parece-me ser uma boa opção para recordar momentos de criança/adolescência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro fantástico :D Cheio de cor, imagens, humor e nostalgia...

      Eliminar
  3. Embora tenha sido a época de 80 aquela que mais me marcou, tenho várias memórias dos anos 90 e é sempre giro ir buscar o baú das memórias e desfrutar desses tempos.

    ResponderEliminar
  4. Vi uma apresentação do livro num programa de televisão e fiquei com muita vontade de o ler. Também passei a minha infância nos anos 90. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro é fantástico para todos aqueles que passaram pelos anos 90, mas quem viveu a infância e adolescência nestes anos, é de delirar! :D

      Eliminar
  5. opaaa fiquei encantada com esse livro, tenho de ver se o encontro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa!! :D É um livro maravilhoso e divertido à brava!

      Eliminar
  6. Boa noite, também nasci e cresci nos anos 90, só o titulo do livro me deu vontade de rir por causa dos pega monstros e das asneiras que fazia com eles. Este livro traz à memoria boas lembranças e recordações da nossa infância. Gostava imenso de ler, obrigado pela sugestão!

    Cumprimentos e Bom Ano! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e bom ano, repleto de boas leituras (como é o caso desta!) ;)

      Eliminar
  7. Se calhar tenho de começar pelo "Sou dos Anos 80 e Não Tenho Medo de Nada", uma vez que sou ("ainda" da década de 70), mas recordou-me claramente dos exemplos retratados no livro.
    Gizela Mota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dos anos 80 também está fantástico, maravilhoso mesmo :)

      Eliminar
  8. Ohhh que saudades desse tempo. Quero muito poder ler, tenho de ver se o encontro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro fantástico, já o encontrei à venda em todo o lado, fnac, continente, bertrand, livrarias de rua, ... ;)

      Eliminar
    2. Obrigada, este tem de vir cá para casa :D

      Eliminar
  9. Nasci em 91, por isso lembro-me muito bem de quase tudo o que é abordado na sinopse. Espero lê-lo em breve e recordar a infância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá excelente para recordar a infância é ele, desatei-me a rir ou a exclamar "ohhh" de cenas, séries, jogos e assim de que já nem me lembrava, foi uma leitura fantástica! :D

      Eliminar
  10. Gostaria de o ler, lembrar de coisas que tive, vi, dever ser muito bom o livro! Mais um para a lista de aquisições .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro está excelente, e muito completo, divertido e nostálgico :)

      Eliminar
  11. Como não adorar os golden years? Os anos 80 são realmente marcantes! Excelente opinião!

    ResponderEliminar
  12. Tão giro este livro. Eu vibrava com os pega-monstros ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível a quantidade de lixo, enorme e microscópico, que aquilo apanhava em TODO o lado! xD

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑