Opinião: Histórias com História | Luísa Ducla Soares

SINOPSE: A História de Portugal com os seus eventos reais, lendas e mitos serve de fundo a este livro.
Dele constam 14 textos muito diferentes - sérios, trágicos, curiosos, divertidos -, de diversas tipologias - narrativo, dramático, em forma de poema, carta, fábula, página de diário - e para todos os gostos.
Viajando através dos séculos, os jovens de hoje vão conviver com jovens de outros tempos e dos tempos modernos também, porque, afinal, a História não acabou, e nós estamos a vivê-la, dia a dia.

Mais uma vez vou ter de me repetir e questionar: "Mas porque é que no meu tempo não havia livros destes? Eu teria delirado, além de ter aprendido muito de uma forma tão fácil!"
E não só aprender de uma forma fácil e divertida, como este tipo de livros faz com que memorizemos mesmo os factos históricos, por estarem escritos desta forma tão original, leve e divertida.... sem esquecer as ilustrações giríssimas e divertidas!

Neste livro, que adorei e com o qual aprendi e relembrei a nossa história, a história de Portugal, desde a sua fundação até ao 25 de Abril e finalmente a chegada ao séc. XXI, e ainda ensina, em forma de contos com animais, o que é a democracia, de uma forma que agora sim, eu entendo!... até rimas para decorarmos as dinastias, é fantástico... é um livro fantástico, e se ainda não faz parte do programa do Plano Nacional de Leitura, deveria de fazer, porque não faz sentido nenhum se não fizer, quando ensina a nossa história desta forma sublime! 
Ainda por cima, tanto as crianças como os adultos vão aprender com este livro! Eu não fazia a mínima ideia de que a alegada espada de D. Afonso Henriques estava no Museu Militar do Porto, e agora vou ter de lá ir ver, obviamente.

Fiquei fascinada com a história da padeira de Aljubarrota, há aqui factos que eu desconhecia, fiquei completamente agarrada ao relato do terramoto de Lisboa, apesar de que acho que deveria lá estar escrito em que ano foi, conforme está na maior parte das outras histórias...
Outra vertente original deste livro é a rebeldia de alguns personagens mais jovens, e o facto de não ser escrito com paninhos quentes, se há mortes e violência, e há muita na nossa história, está escrita tal como aconteceu, numa escrita mais suave, obviamente, não deixa de ser um livro para crianças, mas mesmo assim algo crua, que eu adorei e me fascinou.

Recomendo sem reservas, é um livro fantástico e especialmente imprescindível para todos os que estejam a estudar a história de Portugal!

Comentários

  1. Sendo uma disciplina que nem sempre agrada aos mais jovens, esta é uma excelente maneira de se aprender sem se ter aquela sensação de "seca".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! E este livro é tudo menos "seca"! Até eu, que adoro história e era a minha disciplina preferida, havia um professor que eu tive no secundário tão mau, mas tão mau, que conseguiu fazer com que eu adormecesse num tema que ainda por cima era de meu interesse!
      Mas verdade seja dita que foi das melhores sestas que fiz na vida! xD

      Eliminar
  2. Adoro história, seria um bom livro para ler sem dúvida :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑