Visita ao Espaço Eça | Leiria

Ora bem, há uns tempos que ouvi falar do "Espaço Eça", e apesar de até já lá ter passado ao pé, nunca tinha calhado lá entrar. Então lá fui eu visitar o espaço. 

↪ Esta publicação está elaborada de forma a que: primeiro mostro a foto, e imediatamente abaixo faço os meus comentários, apresentações ou elaboro algum texto relacionado com a foto. A forma de ler esta publicação (e todas as minhas outras do blog) é: Foto - Texto - Foto - Texto, ... Podem clicar em cima das fotos para as verem com mais detalhe ↩


Salvo erro, e corrijam-me se eu estiver errada, esta senhora, a "senhora das castanhas", de nome Fernanda (certo?!) é muito conhecida aqui em Leiria, na época das castanhas, lá está ela, sem falta, sempre naquele mesmo sítio!  Por acaso, como eu ultimamente ando sempre com tanta pressa entre tudo, entre trabalhos, entre bibliotecas, entre eventos, entre compromissos... eu não ando a parar para desfrutar das pequenas coisas, mas hei-de lá ir, se calhar já amanhã, para provar as castanhas desta honrosa senhora, que eu nunca provei, e é um "must" da cidade de Leiria!





Adoro azulejos...



Aqui nesta rua ainda existe os cada vez mais raros mini-mercados, daqueles em que o pessoal fica à porta na conversa... adoro!




Sé Catedral de Leiria, Largo da Sé
A Sé de Leiria foi construída em 1559, ao tempo do segundo bispo de Leiria, D. Frei Gaspar do Casal, e sob a responsabilidade do Arquiteto Afonso Álvares. As obras ficaram concluídas em 1574, ano em que nasceu o Poeta Francisco Rodrigues Lobo. Apresentando uma arquitetura algo severa, de estilo maneirista e barroco, este imponente templo filia-se nas igrejas-de-salão como as sés de Portalegre e Miranda do Douro. A personagem de Eça de Queiroz, o Padre Amaro era o seu pároco e queixava-se do seu estilo frio e jesuítico. O Poeta Acácio de Paiva foi aqui batizado, brincou quando criança no adro e celebrou na Sé o seu casamento com D. Constança Correia. In cm-leiria

LENDA
As três portas da sé
Era uma vez.., em tempos já muito antigos, vivia em Leiria um senhor muito rico e muito poderoso, e muito avarento, que não sabia como guardar as suas riquezas, os seus tesouros.
E passava ele dias e dias, noites e noites, a cogitar a maneira de os ladrões lhe não roubarem os seus tesouros.
Como fazer? Como não fazer?
Até que um dia se lembrou de abrir três longos túneis e ao fim de um deles colocar o muito ouro e a muita prata e as muitas pedras preciosas que tinha e que constituíam um imenso tesouro, como até então nunca se vira.
 E assim fez.
Mandou abrir três subterrâneos, ali, no sopé do monte onde hoje está construído o castelo, e deixou as suas riquezas ao fim de um deles.
Seguidamente mandou-os tapar com três portas de alvenaria e fez constar que em uma delas estava o seu tesouro, mas em outro estava a fome e no terceiro a peste.
Assim criou um ambiente de medo, de verdadeiro terror, que evitou que os ladrões lhe fossem roubar as suas imensas riquezas.
E o homem rico e poderoso passou a dormir descansado.
As três portas ainda hoje se vêem no muro ao pé da Sé de Leiria e passaram a ser conhecidas por As três portas da Sé. In lendarium.org


Adoro ver letreiros a indicar os caminhos para as bibliotecas... ❤


Então, aqui chegada, foi cortar pela rua Barão de Viamonte / Rua direita...



Apreciar alguma street art pelo caminho....


E cá estamos nós!



"Ó de casa?!" :P








































Não se aceita multibanco, mas variedade de bebidas, almoços, brunches e lanches não faltam! ;)
E a melhor parte, é que é tudo caseiro, dão preferência aos produtos regionais de qualidade, e os preços são muito convidativos!


Salada russa com folhado de alheira



Tosta VEGETARIANA: queijo, tomate, cogumelos, azeitonas e oregãos



Sandes Queiroziana: pão de sementes, com alface, presunto, ovo cozido e tomate



Bolo de Chocolate caseiro...



Tosta de sardinha, acompanhada com uma Franziskaner melhor ainda :)



Adoro chá. Gostam de chá?








Um lindo e acolhedor espaço de convívio e descontracção, excelente para meter a conversa em dia com os amigos! Eu adorei o espaço, e passou a ser um dos meus pontos preferidos em Leiria!


E fica mesmo ao lado, quase em frente ao Centro Cívico - Edifício Praça Eça de Queiroz, em Leiria,.
Um espaço de constante diálogo intergeracional. Situado na Rua Barão de Viamonte, o edifício é da autoria do Arquiteto Gonçalo Byrne, referência da arquitetura portuguesa contemporânea. Este novo espaço representa ainda uma homenagem a Eça de Queiroz, ao ajudar a interpretar a sua presença em Leiria.Conta com a presença da SEMPREAUDAZ - Associação Cultural e a Associação Fazer Avançar, têm como objetivos a promoção e participação em ações conjuntas de natureza cultural, formativa e recreativa destinada ao público em geral e, em especial, à população infantil, juvenil e idosa. In cm-leiria 
Quem conhece e já lá foi? O que acharam? 
E quem nunca foi, o que acharam do espaço? 

Muito giro, fashion e vintage cool, não é?! :D ADORO!!! ❤

Comentários

  1. Fui a este espaço apenas uma vez, em Janeiro, e não fiquei particularmente encantada... é um café temático. Se fosse da zona, talvez frequentasse mais vezes, mas confesso que não me marcou muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, a sério?
      Eu sou de Lisboa, e além do facto de andar a percorrer o país de uma ponta à outra e já ter visto muitos cafés e locais temáticos, fiquei verdadeiramente encantada com este Espaço aqui em Leiria, considero que a oferta está muito boa, a nível de variedade e preços, e está muitíssimo bem enfeitada e organizada, num estilo "vintage chic" que eu adoro! ;)

      Eliminar
  2. A próxima vez que for a Leiria, com toda a certeza, vou procurar o Espaço Eça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! :D Força, que vale bem a pena, é fantástico e original! :)

      Eliminar
  3. Não tinha ouvido falar neste espaço, mas fica registado na minha cabeça para quando se proporcionar uma ida até Leiria. Gostei muito da lenda "As três portas da sé".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando vieres diz para combinarmos um café, e pode ser mesmo já aqui no Espaço! ;)

      Eliminar
  4. Uauuu, que espaço lindo, a decoração é soberba. Adoro!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito giro, não é? :D E vai ser aqui a estreia do meu projecto: "Viagens entre Autores e Leitores", vamos lá ver como vai correr... :)

      Eliminar
  5. Tenho imensa curiosidade de conhecer Leiria a fundo e o espaço Eça me parece um belo lugar para começar. Adorei as fotos, o espaço é incrível! Lindo mesmo! :)

    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leiria é um bom sítio para passear e descobrir ;)
      Se cá vieres, combinamos um café ou chá aqui no espaço! :*

      Eliminar

  6. Não conheço o espaço mas quando passar por Leiria irei conhecer de certeza !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! :D Depois é questão de se combinar lá um cafézito ou chá ;)

      Eliminar
  7. Hum Sandes Queiroziana tãooooooooooo bommmmmmmmmmm!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não provei, mas está a aguardar vez para breve :)

      Eliminar
  8. Só estive uma vez em Leiria e foi de passagem.
    Desconhecia este espaço e fiquei com muita vontade de o visitar. Espero conseguir ir lá muito em breve. As fotografias mostram um espaço muito bonito e a comida também me deixou com água na boca, para além, claro, de ser um espaço temático de um escritor de que gosto.
    Também não conhecia a lenda "As três Portas da Sé." Interesso-me bastante por estas curiosidades.
    Muito obrigada por teres feito esta publicação, caso contrário acho que nunca teria conhecimento deste espaço. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑