Opinião: Ser Blogger - Como criar, comunicar e rentabilizar um Blog | Sandra Alvarez e Carolina Afonso

SINOPSE: Os avanços tecnológicos vieram permitir a emergência de um novo tipo de influenciadores: os bloggers. Hoje em dia as pessoas recorrem cada vez mais a bloggers como fonte de informação e referência sobre um determinado produto, serviço ou empresa. Segundo dados do Bareme/Marktest, cerca de 1,8 milhões de pessoas visitam com frequência blogs em Portugal.
Ensinar como criar um blog, comunicar e gerar receitas é o objectivo principal deste livro que pretende reunir toda a informação essencial necessária para quem se pretende iniciar como blogger, elaborar a sua estratégia e pô-la em prática eficazmente. A perspectiva é de duas profissionais das áreas do marketing e da comunicação que ao longo das suas carreiras têm vindo a acompanhar de perto a blogosfera, não só na relação próxima com bloggers mas também na vertente de como pode um blogger gerar receitas com um blog.
Este livro para além de ser um facilitador na definição e orientação de quem quer ser blogger, proporciona também diversas soluções práticas e exemplos de best practices com testemunhos de alguns bloggers de relevo em diversas áreas em Portugal.


Este é daqueles livros magistrais em que terminamos a leitura com a cabeça carregada de ideias e conhecimentos, e pensamos: "Bem, é desta, vamos lá!"

Este livro inspirou-me imenso para fazer as recentes alterações que os seguidores do blog (que sigam há pelo menos dois meses), que fiz, entre eles um template completamente renovado, novas colaborações e parcerias, o início do meu projecto "Viagens entre Autores e Leitores", decidir-me de uma vez por todas na aquisição de um domínio público .pt, montes de coisas!
O medo deriva do desconhecido, e neste caso deixei de ter receios após ter adquirido os conhecimentos, e depois de muito batalhar, estou finalmente a chegar onde pretendia, e tudo sozinha, mesmo a batalha com o HTML e CSS, em que aprendo tudo através de tutoriais na net, e tantas dores de cabeça me dão, muitas horas perdidas em desespero por não conseguir meter as coisas ou a funcionar ou como quero, mas quando finalmente consigo, YEAAH! Uma alegria e um alívio, e uma sensação de conquista estonteante!
Este livro, até mesmo para quem não sabe nada de nada, e com isto digo, sem exagerar, mesmo quem não saiba sequer o que é um blog (!!) no final da leitura vai ficar a saber TUDO o que há para saber da blogosfera, porque sinceramente, acredito mesmo que não há nem um único mísero tema associado à blogosfera que tenha sido esquecido neste livro tão completo!
Com exercícios para realizarmos para saber em que ponto estamos como bloggers, se estamos prontos para ter um blog, com relatos e experiências de outros bloggers, alguns deles os mais influentes de Portugal, dicas, ideias, links, tudo! 
Um verdadeiro workshop, aliás,... um verdadeiro mestrado! Tudo o que há para saber antes, durante e depois de criar o blog, todas as fases: o que significa ser blogger, o que é um blog, tipos de blogs, motivações para criar um blog, impacto dos blogs na comunicação, histórias de bloggers de sucesso, criar o design do blog, comunicar e fazer crescer o blog, rentabilizar o blog, analisar o blog, ... vocês pensem, imaginem, perguntem, que aqui encontram as respostas TODAS!!

Super recomendado, super livro, adoro!
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Olha eu acho que preciso de um livro assim definitivamente lol

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os bloggers precisam, é a nossa "bíblia", sem dúvida! :D

      Eliminar
  2. Este livro será, certamente, uma ajuda preciosa para todos aqueles que fazem ou queiram vir a fazer parte deste mundo que tem muito mais do que alguns possam pensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora falaste bem, quantas pessoas não fazem ideia do que está por detrás de cada blog, a sua configuração, o trabalho em cada post, as horas que lhe são dedicadas, os sonos perdidos, as alegrias e tristezas...

      Eliminar
  3. Ficámos com vontade de conhecer o livro! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom!! :D Vale bem a pena, é fantástico e muitíssimo interessante e útil! :)

      Eliminar
  4. Nos dias de hoje em que o mundo digital está em constante evolução e em que muitos querem estar presentes a competitividade é aguerrida por isso convém sempre estar atual e continuar a "estudar", este manual parece-me uma excelente ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito plenamente que, se não é o único livro do género em Portugal (de autores portugueses), é sem dúvida o mais completo que existirá :)

      Eliminar
  5. Já tinha curiosidade para ler este livro e agora que li o post é que tenho mesmo de comprar e ler.
    Adorei o post.

    Beijinhos e obrigada pela partilha

    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, este livro é fantástico, o trabalho incrível e meticuloso que está por detrás, é fascinante! :D

      Eliminar
  6. Fiquei cheia vontade de o ler, de aprender mais!

    ResponderEliminar
  7. Quem tem essa profissão tem muito trabalho e muitas vezes pouco respeitado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pior ainda quando não é profissão, mas um hobbie que dá tanto ou mais trabalho que um emprego, sendo esse, o ser blogger, não remunerado e no entanto o investimento por parte do blogger, tanto de tempo, como vida pessoal e mesmo monetário ser tão grande...

      Eliminar
  8. Ando há algum tempo a pensar em criar um blogue. Este livro é com certeza uma ajuda preciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma ajuda fantástica, que fará poupar tempo e evitar erros desnecessários ;)

      Eliminar
  9. Vou procurar esse livro na minha biblioteca. Dar-me-ia jeito consultá-lo, não tivesse eu um blogue. Deixo o link, já agora: https://ashoras-quemepreenchem.blogspot.com/ :D

    ResponderEliminar
  10. Deve ser bastante interessante!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑