Opinião: Secretariado: Uma visão prática | Maria João Borges

SINOPSE: A 3.ª edição atualizada de Secretariado: uma visão prática, com capítulos reestruturados e maior desenvolvimento de alguns temas, procura responder às mudanças organizacionais e tecnológicas verificadas numa economia global e proporcionar uma visão mais atual da profissão.
Sem perder o cariz prático que traz de edições anteriores, este livro pretende ser uma ferramenta de trabalho útil para aqueles que desejem ver-se integrados neste setor profissional, qualquer que seja a sua área e nível de formação.
Este livro destina-se igualmente a quem já exerça a função, mas identifique a necessidade de reforço de competências e de melhoria do desempenho, ditada por um mercado de trabalho concorrencial que valoriza a flexibilidade e a polivalência.


Um livro maravilhoso... M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, útil e explicativo, que será do interesse tanto  para quem, como eu, trabalha na área de secretaria e já tem experiência, como para quem não sabe absolutamente NADA! Porque este livro é muito parecido aos meus tutoriais ou posts de viagens, em que eu faço tudo passo-a-passos, este livro é assim, é fantástico, eu estou encantada!
Até eu, que sei umas quantas coisas e meto em prática uma parte destes ensinamentos quase todos os dias, houve coisas que eu não fazia ideia, que aprendi, reaprendi, e coisas que eu nem sequer sabia estarem inerentes à função!
Esta informação deu-me um jeitaço do caraças!
Está tão completo e bem organizado, que quando comecei a tirar umas fotos para vos mostrar o livro por dentro de tudo o que eu achei mais interessante, quando dei por mim, já tinha quase 30 fotos e tive de começar a eliminar, se não mostrava quase o livro todo aqui! :P

Desde planear inventos e festas, sendo que fala de ética, boas maneiras e distribuição de lugares,  mise-en-place, tudo! A planear viagens, ensinando os procedimentos na compra dos bilhetes,  viagens de avião, consultar a meteorologia, prevenir e planear tudo ao detalhe, ensina a usar o office na óptica do utilizador, passar cheques e outras facturas, fazer encomendas, material que o administrativo precisa, o estado físico e características psicológicas necessárias para ser um bom profissional, bem.... 
Este livro fala de tudo! E numa linguagem super acessível, tanto que eu li este livro com  relativa facilidade e nunca me aborreci com os detalhes, pelo contrário, li fascinada e aprendi IMENSO! Informações e ensinamentos que dão jeito não só para os administrativos, mas também como para pessoa e funcionária em geral, este livro é uma espécie de coaching completo e simplificado, com muitas imagens e fotos interessantes e detalhadas.

Com este livro, não só seremos excelentes administrativos, como nos ajudará a tornar umas autênticas máquinas administrativas!

Excelente!
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Como sempre estive inserida nesta área, este livro revela-se uma ferramenta muito útil para relembrar ou aprender novos tópicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro excelente, o melhor que já vi até hoje sobre o tema.

      Eliminar
  2. Gostaria de trabalhar nesta área e infelizmente não está fácil. Mas tentarei ler este livro para melhorar as minhas aptidões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende das zonas, há certas zonas do país onde o posto administrativo é mais solicitado, no entanto mesmo para adquirir conhecimentos gerais, técnicos e úteis para outras áreas, este livro é fantástico :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Mesmo para quem não trabalha na área é um livro fantástico, para qualquer profissional, pois tem dicas que dão para ser aplicadas em várias vertentes profissionais... :)

      Eliminar
  4. É uma ferramenta muito boa para quem é administrativa :) Boa opção mesmo!

    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma excelente opção, e então para quem vai começar e não têm prática nenhuma, é um excelente consolo, pois vai com a lição bem aprendida :)
      E para quem já sabe algo, como eu, além de relembrar pontos importantes, aprendi muita coisa que eu não sabia e é bastante útil! :)

      Eliminar
  5. De facto está muito bem elaborado!
    Saudades, toda a vida quis trabalhar nestas áreas (contabilidade, secretariado, economia) enfim... Útil para quem envereda por essa profissão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a qualidade de livros dos nossos dias, se eu já antes acreditava que se aprendia mais com livros do que em muitas aulas, então agora ainda mais...

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑