Opinião: Dezembro | Elizabeth Hartley Winthrop

Sinopse: A pequena Isabelle, de onze anos, não diz uma palavra há quase um ano. Desistiram dela quatro psiquiatras, classificando de impenetrável o seu silêncio. Os seus pais sentem-se incrédulos e aterrorizados com o isolamento da filha e com o facto de gradualmente estarem a perder o controlo sobre a vida familiar. A escola de Isabelle, que até agora tomou a atitude extraordinária de a deixar fazer os testes e trabalhos em casa, está prestes a expulsá-la, obrigando os seus pais a confrontarem-se com a possibilidade de aquilo que julgaram tratar-se de uma extravagância de adolescente, uma fase, ser afinal uma transformação definitiva, um isolamento de onde a filha poderá nunca vir a sair. 
Dezembro constrói um quadro inesquecível de uma família em crise e de um mês na vida de uma rapariga inteligente e fascinante, encerrada num isolamento criado por si própria e do qual só ela pode decidir libertar-se. De leitura compulsiva e emocionante, Dezembro é uma obra de uma originalidade maravilhosa e de grande impacto emocional.



Este livro é daqueles livros que são um verdadeiro tesouro, um achado! Por 5€ (sem promoções!), temos aqui um excelente livro, com uma história que, apesar de eu já ter lido há uns bons tempos, ainda me lembro bem, é de facto de leitura compulsiva, 

A Isabelle tanto me fascinou como causou uma raiva profunda, que raio de miúda... Ser mãe e pai é tão ingrato... No entanto, mesmo com a ausência de palavras por parte da rapariga, o que não falta é uma incrível complexidades de sentimentos por parte dela, especialmente de tristeza.... mas... porquê?... o que se passa com ela?

É uma leitura que me cativou de tal maneira que fiquei totalmente embrenhada naquela história, naquele mistério do silêncio da rapariga, consegui ter percepção do ponto de vista as personagens principais, sendo que senti tudo do ponto de vista frustrado dos pais e da silenciosa Isabelle, que foi o que tanto me fez adorá-la como detestar, e também senti isso em relação aos pais, é um livro que transmite sensações muito complexas, carregada de excelentes pormenores, que dão muito realismo à história, um dia-a-dia que poderia ser o nosso, e então cada pessoa vai sentir esta história de uma forma diferente, mas não indiferente...

No entanto, no final, de uma forma introspectiva, compreendi o silêncio, compreendi muita coisa, todos os sentimentos, tanto da parte dos pais da Isabelle como dela própria, de todas as perspectivas destas magnificamente elaboradas personagens,  e ainda hoje me deixa a pensar...

Recomendo, uma excelente leitura para ler debaixo de uma manta, no sofá, com uma bebida quente nestes dias frios...


Comentários

  1. Fiquei com curiosidade de ler este livro 📙

    ResponderEliminar
  2. realmente um achado por esse preço e a historia parece bastante interessante

    ResponderEliminar
  3. Estou curiosa com o desfecho do livro!! Axei muito interessante! Obrigada pela partilha de opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela atenção, eu apreciei mesmo a leitura, é intensa e a um preço extremamente apelativo :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Foi a minha estreia com a autora, fiquei com vontade de mais! :D

      Eliminar
  5. Fiquei muito curiosa com o livro. Parece ser uma história de que iria gostar.

    ResponderEliminar
  6. Uma história diferente que não deixará ninguém indiferente...
    A sinopse me conquistou e tenho mesmo, mesmo de ler este livro.
    Fiquei muito curiosa.

    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  7. Deve ser bem interessante

    Paula Fonseca Pedras

    ResponderEliminar
  8. Olá, boa tarde Liliana! Já vi este livro várias vezes por aqui e nunca me interessei por ele. Agora lendo a sinopse e a tua opinião, fiquei com vontade de adquiri-lo e ler! A ver se também tenho a sorte de o encontrar por tão interessante preço! ;-) Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! :D Encontras a esse preço ou até mesmo mais barato, com os habituais 10% de desconto das livrarias ou hipermercados, porque o preço fixo dele é mesmo esse! ;) Um achado!

      Eliminar
  9. Acabei de o comprar mas estava de pé atrás mas depois de ler a sinopse já me entusiasmei um pouco mais ☺️

    ResponderEliminar
  10. Primeiro, quando se encontra um livro por esse preço é uma maravilha.
    Segundo, adoro livros assim, que nos prendem e que não os conseguimos largar até acabar a última linha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso aplica-se bem a lei dos 3B´s: Bom, Barato e Bonito =P

      Eliminar
  11. Aqui está um livro que tenho escondido no fundo do armário. Comecei a ler mas achei tão sem sal :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, foi por isso que apesar de ser uma boa história, não lhe dei uma avaliação mais elevada, este é daqueles livros que pode custar um pouco a entrar, como referi, a rapariga tirava-me do sério no início da leitura, perdia a paciência com a atitude dela e o mistério todo que envolvia e parecia não se resolver, mas depois conforme nos vamos habituando à escrita, torna-se uma história muito interessante e introspectiva :)

      Eliminar
  12. Parece bastante emotivo, fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑