Lenda de São Martinho


São Martinho foi um cavaleiro, um monge e um santo. É capaz de trazer o verão ao outono e, graças a ele, todos os anos comemos castanhas. 

Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.

O milagre ficou conhecido como "o verão de São Martinho". Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilmunia-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.

É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro. O famoso cavaleiro da história era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e fazer o bem.

São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (a atual França) e tornou-se num dos santos mais populares da Europa! Diz-se que protege os alfaiates, os soldados e cavaleiros, os pedintes e os produtores de vinho!

Foi a 11 de novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal, e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho. Além de Portugal, também outros países festejam este dia. Em França e Itália, à semelhança de Portugal,comem-se castanhas assadas. Já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.

Porque comemos castanhas no São Martinho?

"No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!", assim reza o provérbio popular. A tradição manda que, em tempo de São Martinho, se façam magustos (festas onde se assam castanhas).

O São Martinho festeja-se numa época do ano marcada pela colheita da castanha (feita durante os meses de outubro, novembro e dezembro) por isso, é natural que ela seja convidada para fazer parte da festa!

Mas há histórias que contam que a origem dos magustos até está no Dia de Todos os Santos, 1 de novembro. Diz-se que se terá começado por preparar mesas com castanhas por altura de novembro para que os espíritos dos mortos da família aparecessem e as pudessem comer!

Mas nem só de castanhas se faz a tradição do São Martinho, a 11 de novembro. Num magusto a sério, deve acender-se uma fogueira e, no caso dos mais crescidos, beber jeropiga e o vinho de São Martinho (o vinho das novas colheitas, depois das vindimas, em setembro e em outubro).

E O QUE SABES SOBRE A CASTANHA?!
Um ouriço cheio de picos guarda a castanha até ela estar madura e pronta para comer!
Um ouriço cheio de picos guarda a castanha até ela estar madura e pronta para comer!

A árvore de onde vem a castanha é o castanheiro. Quando nasce, a castanha está protegida por uma "capa" cheia de picos - o chamado ouriço da castanha. Quando chega o outono, o ouriço abre-se e a castanha cai, podendo ser apanhada.

A castanha é um alimento consumido desde os tempos da pré-História. Durante muito tempo, antes da batata se espalhar pelo mundo, era a base da alimentação - o que não é de estranhar, porque a castanha é quase uma super heroína!

É uma excelente fonte de energia, rica em vitaminas C e B6 (que ajudam a combater muitas doenças) e em minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio (que fortalecem os ossos e os músculos). É também uma ótima fonte de fibra alimentar (que regula os intestinos) e ainda tem um baixo teor de gordura.

Diz-se que são boas assadas e quentinhas, mas há muitas outras maneiras de comer castanhas: cozidas, em puré, numa sopa, em sobremesas doces,... É só inspirares-te e usares a criatividade para fazer pratos originais!.
In Visão

Comentários

  1. Já conhecia a Lenda de S. Martinho, mas não sabia porque comíamos castanhas (gosto muito) nesta altura. Este ano o "verão de S. Martinho" deve ter viajado para outras paragens porque está um verdadeiro dia de inverno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este ano só tivemos direito a duas estações de extremos, verão e inverno :(
      Quanto a castanhas, este ano ainda não me estreei, a ver se resolvo isso, porque eu ADORO castanhas! :D

      Eliminar
  2. Aprendi a lenda de S. Martinho na escola primária e nunca mais a esqueci. Um exemplo de solidariedade e fraternidade.

    ResponderEliminar
  3. Adoro castanhas e só tenho pena que sejam muito sazonais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade... se bem que eu durante o ano compro das congeladas, e faço com um bom assado ou guisado, e é uma maravilha! :D

      Eliminar
  4. Recordações, esta lenda fez-me lembrar da "Maria Castanha" uma bonequita que fazíamos na escola primaria com uma castanha, rolha de cortiça, palito. Ainda não comi castanhas este ano, tenho de tratar disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Castanha, que fixe! =P
      Não tenho nenhuma recordação de fazer coisas relacionadas na escola, ou não fazíamos ou não foi significativo para eu não me lembrar, mas que eu as comia, ai isso comia, um tabuleiro grande que a minha mãe fazia e comíamos até fartar :D

      Eliminar
  5. Gosto tanto desta lenda, este ano não houve verão de São Martinho, ohhh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não houve não, nem um bocadinho só para dar o gostinho :(

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Uma delícia, sejam feitas da forma que forem, seja em que prato for, adoro! :D

      Eliminar
  7. adoro o s. Martinho e as castanhas nhem nhem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não como castanhas há muito tempo, tenho de resolver isso :P

      Eliminar
  8. Gostaria de lendas, mas adoro o verão de Salvador. Martinho

    ResponderEliminar
  9. Adoro castanhas mas confesso que desconhecia a lenda de São Martinho e gostei imenso. Sempre que partilhamos o que temos, são dois corações que sorriem, dois corações que sabem o valor dos afectos.

    Gostei muito :)
    Beijinhos,

    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  10. Ola! Axei muito interessante esta explicaçao de comermos castanhas no s. Martinho !! Não sabia! Eu gosto muito de castanhas assadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! :D Um dos objectivos deste blog é mesmo ensinar coisas novas, fico feliz! :D

      Eliminar
  11. Castanhas castanhas
    assadinhas com sal ,
    quentinhas quentinhas
    que não nós façam mal !

    Adoro castanhinhas assadinhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esta página acabou de ficar mais bonita e divertida com o poema! :D
      Obrigada! ❤

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑