Opinião: A Sombra da Verdade | Luís Ferreira

Sinopse: Thriller religioso, ao melhor estilo de Dan Brown, onde o autor explora a possibilidade histórica de não ser Santiago o santo sepultado na Catedral. Rafael Franco, um conceituado escritor português, que aborda sobretudo os Caminhos de Santiago na sua escrita, vê-se arrastado para a investigação a um estranho assassinato, após ter sido convidado para a apresentação do seu novo livro na capital da Galiza.
De um momento para o outro, e ainda sem perceber o que se passa à sua volta, Rafael irá encontrar-se no meio de uma teia de poderes obscuros e tornar-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, que não só poderão colocar em causa a História, que temos como verdadeira, como a sua própria vida.

Este livro, cuja aventura se desenrola entre Braga e Santiago de Compostela, curiosamente terminei-o de ler em Braga e depois fui passear até Santiago de Compostela, então, sendo já de si um livro envolvente, ao passear pelos locais onde eu tinha estado embrenhada na aventura durante a leitura foi super emocionante, especialmente porque o autor descreve e retrata os locais e as ruas com uma precisão exímia, tornando este livro num autêntico roteiro para quem adora thrillers religiosos e teorias de conspiração! 

Foi facilíssimo passar por aqueles locais mencionados no livro e imaginar a acção a decorrer, enquanto por lá passeava! Ainda tentei ver se havia alguém suspeito à volta ou se alguém me seguia na Plaza del Obradoiro, mas não, não me envolvi numa aventura como o protagonista, Rafael se envolveu.

Fui visitar o Parador, Hostal de los Reyes Catolicos, mas não passei da entrada, pois estava tudo selado aos visitantes... Nem nunca me tinha dado para lá entrar antes de ler o livro. Outra coisa que nunca tinha reparado, nas minhas anteriores visitas a Santiago, conforme é mencionado no livro ouvir-se tocar gaita de foles na Plaza del Obradoiro, ainda mais sendo um instrumento e tipo de melodia que eu adoro, nunca me tinha dado conta, mas de facto, mal cheguei lá ouvi logo o toque característico da gaita de foles e lá me voltei eu a envolver na história...

De facto, este é um livro ao estilo de Dan Brown, mas também ao estilo de Nuno Nepomuceno, e também um pouco dentro do género José Rodrigues dos Santos, por isso, para os apreciadores deste género de leituras, aqui fica um livro que eu recomendo sem reservas!

Gostei muito da forma como o autor consegue inserir as explicações históricas e religiosas de uma forma simples e apelativa, essencialmente em forma de memórias ou "flashbacks", e uma ou outra explicação em forma de diálogo, mas de forma simples e não excessiva, o que torna a leitura envolvente e realista, como eu gosto, do género que estamos a viver uma aventura literária e a aprender ao mesmo tempo.

Estava certa da personagem maldosa que eu desconfiei desde o início, apesar de ter havido umas voltas e reviravoltas que me fizeram duvidar... fiquei foi algo inquieta com o final, e cheia de dúvidas se haverá algum fundo de verdade nesta história, pelo que irei questionar o autor da autenticidade histórica por detrás desta teoria, do culto a Santiago Maior (de Compostela), pois agora fiquei muito curiosa!

Relativamente ao protagonista, Rafael, achei-o demasiado "afável", e algo medricas, mas depois lá me fui habituando à personagem e no final até acaba por tornar o desenvolvimento interessante. Gostei mais da jornalista galega, que é "cá das minhas"!

Gostei que o autor tenha colocado algumas expressões e frases típicas galegas, com a respectiva tradução no rodapé, foi um pormenor encantador, só se esqueceu de traduzir a palavra "caña", que é o que nós chamamos de "imperial" ou "fino".
Também há expressões em latim que são usadas e traduzidas, o que dá um alento ainda mais realista à leitura.

Fiquei rendida com o conhecimento histórico que adquiri com esta leitura, com a importância do "Caminho", e com a escrita do autor, que irei sem dúvida seguir!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Um livro cheio de pormenores históricos que deixa no ar misticismo e a curiosidade sobre a veracidade da História sobre o apóstolo Santiago. A descrição enriquece de forma fundamental todo o livro e leva nos a "ver" alguns dos locais onde a acção se desenvolve. Sem dúvida um dos melhores livros que li. Venham mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito e em poucas palavras disse tudo, sim senhora, concordo!! ;)

      Eliminar
  2. Uma sinopse espectacular, dá mesmo vontade de ler este livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está aqui uma história muito bem contada, repleta de pormenores históricos e de cultura :)

      Eliminar
  3. Um autor que tenho muita vontade de descobrir. Já li várias opiniões sobre as suas obras e são muito positivas. Espero poder ler um dos seus livros brevemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu fiquei com curiosidade foi ler os outros já editados, tenho de tratar disso ;)

      Eliminar
  4. Surpreendente,deveras curiosa ;)
    Percorreres os caminhos a seguir à leitura do livro foi soberbo, uma deliciosa aventura :)

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de ler, ainda não li nada deste escritor que me atrai muito pelos temas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma leitura muito rica, quando tiver a oportunidade, aproveite! ;)

      Eliminar
  6. Chegou pelo correio a uma Sexta-feira ainda antes de estar à venda nas livrarias. Durante a tarde de Sábado e Domingo todo o dia, "devorei" página a página. Sem dúvida que daria para um excelente filme, porque o espectador ficaria igualmente preso ao ecrã. Para quem ainda não leu, apenas digo: imperdível. Parabéns Luis Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz com o seu feedback, muito obrigada pelas palavras! :D ❤

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Só se for para a igreja, ou neste caso, para o caminho de Santiago, mas mesmo assim o risco é quase inexistente, visto que o caminho se tornou algo mais espiritual do que religioso :)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑