Opinião: Lendas, Mitos e Ditos de Portugal | Hélder Reis

Mais de 130 histórias curiosas das nossas terras e tradições
SINOPSE: Estórias divertidas de um Portugal cheio de estórias.
Ao longo destes 20 anos como repórter, tenho ouvido tantas estórias dos lugares por onde passo. Delicio-me com as lendas que se transmitem de geração em geração, onde não falta uma pitada de mistério, aplaudo os heróis que, ao longo dos séculos, deram a vida pelo país em batalhas recheadas de mitos e pormenores curiosos, solto uma boa gargalhada com alguns ditos curiosos das terras, emociono-me com o orgulho das pessoas pelo seu passado e, confesso, fico com fome quando me contam as estórias por detrás de alguns pratos tradicionais portugueses.
Neste livro reuni algumas destas estórias que tanta gente boa tem partilhado comigo. Sou um curioso por natureza, logo pesquisei em livros e entrevistei a população local para lhe alguns dos ditos, mitos e lendas do nosso país.
Sabe onde fica a terra que é chamada de penico de Portugal?
De onde vem a expressão andar sempre com o credo na boca?
Já passou pela freguesia Amor, em Leiria?
Conhece a lenda da erra que quase toca nas estrelas, das trutas de ouro, das duas caras de Guimarães, da lenda de São Macário e do Santo António da ilha Terceira?
Já ouviu falar de uma valente discussão que agitou os rios Mondego, Alva e Zêzere?
Estudou os mitos em volta da Batalha de São Mamede ou da chamada Guerra das Laranjas?
E a origem das rabanadas, das cavacas, dos tremoços de que tanto gosto ou da famosa francesinha?

Como quem segue o blog sabe, eu sou uma apaixonada por mitos, lendas, história e mitologia, ...
Este livro lê-se com uma facilidade incrível, ficamos de coração cheio e recheados de cultura...

Está escrito de uma forma apaixonante, sentida e divertida, cheia de humor e sinceridade, eu adorei ler este livro, li-o, curiosamente em viagens, de lá para cá, nestas minhas andanças, e volta e meia chegava eu a uma cidade e lia uma lenda daquela mesma cidade! Se bem que, onde isso aconteceu mais foi aqui em Leiria, pois este livro está carregado delas, nem eu fazia ideia que Leiria tinha tantas lendas!

Por acaso se há coisa que eu adoro nas minhas viagens entre bibliotecas é o falar com as gentes das cidades, vilas e aldeias, e conhecer as suas histórias, os seus modos de vida, as suas crenças, e claro, o que eu mais fico a conhecer, os seus gostos culturais e literários! :)
Do tempo da Maria Cachucha é, de facto, uma expressão usada na minha família, e ainda hoje a usamos... Ainda há uns tempos a usei no trabalho e uma colega minha até se riu, por me ter saído com aquela expressão, que é, já de si, uma expressão do tempo da Maria Cachucha! :P

Diz que disse, mitos, lendas, história, estorias, comidas, doces, sentimentos, valentia, especialmente por parte das nossas bravas e inteligentes mulheres (!), guerras e batalhas e a nossa pura essência lusitana, está aqui tudo neste livro! 
Sempre adorei a história por detrás da sopa da pedra, tanto que já fui a Almeirim, numa excursão com a minha madrinha, tipo, há uns 20 anos atrás, algo que eu fazia com imensa frequência em miúda, e, ao contrário do que aconteceu ao autor, Hélder Reis, que nunca lhe calhou a pedra, a mim calhou a pedra na primeira vez que comi sopa da pedra na vida, e logo na própria terra! Era um restaurante, mais a virar para a tasca, se bem me lembro, comemos em tacinhas de barro, e logo após as primeiras colheiradas lá dei com a pedra, do tamanho de um seixo, apanhei-a com a colher e foi uma festa quando eu disse "olha a pedra!", se bem que, pensando bem, se eu tivesse distraída e a mete-se à boca e trincasse, não seria muito agradável, e pelo que eu tenho conhecimento, também foi por esse motivo que acabaram por tirar o brinde de prata no bolo rei, algo que, curiosamente, apesar de eu não ser grande fã do bolo rei porque não aprecio frutos secos, também a mim me calhou umas quantas vezes os tais pendentes de prata. Apesar de ser muito giro comer e encontrar "brindes" (dai o sucesso do ovo kinder!), por outro lado pode ser uma experiência algo dolorosa, mas neste caso também teria de ser uma distracção muito grande não dar pela pedra, que apesar de não ser muito grande, ainda se vê bem, tanto que tive de insistir umas duas vezes para a apanhar com a colher, por isso, para alguém a trincar teria de ser alguém muito distraído e com muita pontaria!

Quando fui até Braga, e visitei a sua maravilhosa biblioteca e maravilhosas gentes, a responsável da biblioteca perguntou-me se eu conhecia a expressão "abaixo de Braga", e não é que eu a tinha lindo à pouco tempo neste livro a origem da expressão e soube responder logo?

Muitas das cidades aqui mencionadas, eu já tenho o imenso prazer em conhecer, outras não, e fiquei cheinha de vontade visitar estas terras, algumas que eu nunca tinha ouvido falar, e conto fazê-lo, a seu tempo, tanto aos locais das lendas, como às cidades, vilas, aldeias em si, às suas gentes, à sua cultura, à sua história, ... Uma dessas lendas por acaso é aqui bem perto de casa, então, em breve conto ir lá fazer as minhas explorações e depois partilho essa experiência convosco, aqui no blog ;)

Algumas das lendas eu já conhecia, outras, a grande parte delas até, eu não conhecia nem fazia a mínima ideia que tínhamos lendas tão encantadas, recheadas de pormenores mágicos, carregadas de mistério e magia, bruxas, feiticeiros, santos e milagres, ... Estou encantada e sinto como se, já sendo eu uma tremenda apaixonada por Portugal, esse amor se tivesse intensificado ainda mais, e eu que já sou um apaixonada por mitos e lendas, especialmente as de Portugal, agora fiquei ainda com mais curiosidade em descobrir que mais lendas este nosso Portugal nos conta!
Um livro que eu recomendo a todos os que adoram mitos e lendas, Portugal, a nossa história, a nossa cultura, a nossa essência,...

Um livro maravilhoso!
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Ora aqui está um livro que já tenho debaixo de olho e mais curiosa fiquei depois de ler a tua opinião! :D

    ResponderEliminar
  2. Gostava muito de ler, acho muito interessante a história das expressões que usamos e as lendas.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei muito curiosa em relação a este livro! Adoro lendas! A minha preferida é a das amendoeiras do Algarve!

    ResponderEliminar
  4. Um livro que pretendo adquirir pois adoro saber sobre a história e curiosidades do nosso Portugal .

    ResponderEliminar
  5. Adoro lendas, mitologias, mistérios.. Fiquei interessada no livro. :)

    ResponderEliminar
  6. esse é um livro que deve ser divertido de ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E além de divertido, é um livro que nos enche de cultura! :)

      Eliminar
  7. Bem interessante! Essa do tempo da Maria Cachucha, uso bastante pois também eu já sou desse tempo, eheheheh :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah xD Não digas isso! Há de quem seja de tempos menos interessantes!! =P

      Eliminar
  8. Gostava muito de ler este livro. É muito interessante saber a origem das expressões, descobrir as particularidades de cada localidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das coisas que eu mais gosto de descobrir e aprender, e descobri e aprendi imenso com este livro! :)

      Eliminar
  9. è tão bom quando passamos um serão á lareira com os mais antigos a falar de mitos e lendas :-D

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de saber a origem dos ditos populares e por isso gostava muito de ter este livro. Talvez ganhe num passatempo pois não há dinheiro para comprar todos os livros que gostaria, eheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por isso que as bibliotecas são tão maravilhosas, são uma excelente fonte de acesso a livros, gratuitamente ;)

      Eliminar
  11. Ora aqui está uma proposta de leitura interessante. adoro estas "estórias"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro muito culto e divertido, mega recomendado! :D

      Eliminar
  12. Já a um tempo que fiquei encantada com a capa. E a falar da nossa cultura expressiva, as lendas e contos sábios que guardam as pessoas mais velhas são tesouros a partilhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos mesmo, partilhar e preservar, e este livro faz as duas, é fantástico! :D

      Eliminar
  13. Há tanto sobre as nossas tradições que desconhecemos, tanto sobre lendas como dizeres populares... Usamos mas desconhecemos por completo a sua origem e eis que este livro me parece que nos vai dar uma boa ajuda a conhecer a nossa riqueza cultural :)

    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  14. este é sem duvida um livro que gostava de ter

    ResponderEliminar
  15. Estou a ver que tem muitas curiosidades giras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas mesmo, e cheias de cultura e factos muito curiosos! :D

      Eliminar
  16. Adoro mesmo este tipo de curiosidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro é uma colectânea dessas curiosidades nacionais excepcional! :D

      Eliminar
  17. Livro que está em stand-by para comprar, pode ser que me ofereçam no Natal

    ResponderEliminar
  18. Parece ser bem giro. A minha filha mais nova vai adorar.
    Gizela Mota

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑