08 de Agosto - Dia Mundial do Gato

8 de agosto de 2018


O Dia Mundial do Gato celebra-se a 8 de agosto.

Conhecido também como Dia Internacional do Gato, este dia foi criado em 2002 pela International Fund for Animal Welfare, para celebrar o animal de estimação mais popular do mundo.

O gato é tão amado que não tem apenas uma data de celebração: a 17 de fevereiro também se celebra o dia mundial do gato, fruto de uma iniciativa de uma organização italiana de defesa aos animais, para proteger os gatos de perseguições e para promover as adoções de felinos.

Quem tem um gato sabe que na verdade todos os dias são o dia do gato, já que este faz o que lhe apetece e é mimado pelos donos e vizinhos constantemente.

Celebrações
Neste dia pode agradecer a calma, a companhia e a felicidade que o seu gato lhe traz dando-lhe uma prenda especial, como comida gourmet ou um novo brinquedo. Partilhar fotos nas redes sociais é outra hipótese de comemoração do Dia Mundial do Gato.

Sabia que?
Estima-se que existem 500 milhões de gatos no mundo, com predominância na Europa. Encontram-se referências à ligação dos gatos ao homem há cerca de 9500 anos.

Como eliminador de ratos e de pestes, os gatos foram adotados nos lares e navios, chegando a todos os cantos do mundo. Já no antigo Egito, os gatos eram venerados. Em caso de inundação salvavam-se os gatos primeiro e só depois os homens.

Fonte: Calendarr

12 comentários:

  1. "A home without a cat is just a house."
    Impossível viver sem eles! Por isso muito justo que tenham dois dias mundiais do Gato! Hehe!
    Para mim são uma caixinha de surpresa, por muito que os conheça nunca um é igual ao outro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, eu tenho dois, que são os meus dois amores... são o total oposto um do outro, no entanto para o mimo, tanto entre eles, como eles para comigo, são do melhor!

      Eu antes nem sequer gostava de gatos, nem os apreciava ter ao pé de mim, até chegar à idade adulta nunca tinha tido nenhum na vida, até que há quatro anos atrás adoptei um por impulso (algo me chamou até ele!) e revelou-se uma enorme surpresa para mim, pois é do mais querido e fofo que nunca julguei possível, conquistou-me totalmente!
      E agora tenho dois (o segundo o triplo de fofo e mimado que o primeiro!), no entanto adoro os dois por igual com todo o meu ser, são os meus bebés! :D

      Eliminar
  2. Gostei muito do texto. Também gosto muito de gatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando pesquisei para este texto também aprendi coisas novas, por exemplo, não sabia que havia dois dias dos gatos, gostei muito de saber :)

      Eliminar
  3. Gostei muito deste texto. também tenho duas gatas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São do melhor que há, uma companhia fantástica e muito divertida! :D

      Eliminar
  4. Adoro gatos, sempre tive gatos... neste momento são 6 em casa.. a Mia teve 4 gatinhos... não sei como seria a minha vida sem eles, ou melhor sei... depois de casar tive 5 anos sem gatos em casa e foi um vazio!!! O dia dos gatos é todos os dias ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, gatinhos pequeninos!!! *_* Adoro! <3

      Sei bem qual é essa sensação, também já vivi uns tempos sem qualquer tipo de animais de estimação, nem um! E eu toda a vida tive animais de estimação do mais variado tipo, sendo que o sempre presente foi a presença dos cães (mas por acaso nunca tinha tido gatos) e senti imensamente a diferença de viver sem um amigo de estimação...
      Realmente, o dia dos gatos é todos os dias, pelo menos o dos meus! :D

      Eliminar
  5. Gosto de gatos, animais simpáticos. Também gostei deste texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além de simpáticos são uma fonte de diversão e uma verdadeira companhia :)

      Eliminar
  6. Como já referi, não tenho animais de estimação em casa mas, se tivesse, seria um gato. Foi com um gato que apanhei o maior susto da minha vida (resumindo: achei que me estavam a assaltar a casa, mas era um gato a rondar a minha porta)...mas isso não fez com que gostasse menos deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HAHA xD Eu já apanhei sustos com os meus gatos, mesmo sabendo que eles aqui estão em casa, mas o Nemo, que é todo preto por cima, só nas patinhas e barriga é que é branco, quando se mete nas esquinas, no escuro, com aqueles olhos a brilhar...
      Ou passa, no escuro, pelas minhas pernas a correr... =P

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑