15 de Junho - Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa


O Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa tem lugar a 15 de junho.

A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.

Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil mihões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.

Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data.

Neste dia a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.
Fonte: Calendarr

Comentários

  1. A humanidade em extinção, já nem com apelos lá chegamos, embora possamos marcar pela diferença...

    ResponderEliminar
  2. Eu fico completamente chocada com os relatos que vamos ouvindo sobre maus-tratos a idosos (e não só). Há todo um trabalho que é preciso fazer diariamente para mudar o estado das coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E além de ouvir, quando mostram imagens, até dá volta ao estômago, de tão revoltante que é...
      Cobardia, todos aqueles que atacam os mais fracos! :(

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑