88.ª Feira do Livro de Lisboa


Nesta publicação irei partilhar convosco uns rascunhos do que foi a minha visita no dia 26 e 27 de Maio, e posteriormente irei publicar aqui no blog ao detalhe cada uma destas aventuras que vivi nestes dias... E que aventuras foram! Cheguei a casa de coração cheio! Não conseguia parar de sorrir, senti-me outra, renovada e no entanto, tão "eu" como há muito, imenso, demasiado tempo não me sentia...

Senti-me... repleta!

Vamos lá então:
 Esta publicação está elaborada de forma a que primeiro mostro a foto, e imediatamente abaixo faço os meus comentários, apresentações ou elaboro algum texto relacionado com a foto. A forma de ler esta publicação (e todas as minhas outras do blog) é: Foto - Texto - Foto - Texto, ... 

Sábado, dia 26 às 08:00, na rodoviária junto ao Jardim Luís de Camões em Leiria, apanhei o expresso Leiria - Lisboa, e cheguei a Lisboa às 09:45. Dirigi-me à estação de Sete Rios para carregar o cartão Viva Viagem, na modalidade zapping:

Zapping é um título de transporte pré-pago que pode usar de forma fácil e simples em vários operadores. Pode carregá-lo nos cartões VIVA Viagem / 7 Colinas, VIVA Viagem SRT, VIVA Viagem SRT/Operador CP e Lisboa VIVA. O valor da viagem que efetuar é descontado ao saldo remanescente do seu cartão, consoante a tarifa e as condições de utilização em cada operador. Além de prático, oferece condições de utilização mais favoráveis e dá a possibilidade de reunir num único cartão, um título ocasional que é válido nos vários operadores que os aceitam.
 Depois de carregar o cartão, fui dar uma volta pelo espaço aberto ao público do Jardim Zoológico (zona não paga), pois ainda era cedo, e já não ia lá há imenso tempo.... 
Adoro perder-me no meio da natureza, mesmo no meio da cidade.... é maravilhoso...

Só tive pena dos Saimiri não estarem lá no local deles, do pequeno lago na zona dos comes e bebes que costumava ter sempre patinhos e tem uma pequena ponte, estar drenado e das águas estarem completamente verdes.... 
Deve ser a transição do Inverno para o Verão, no entanto creio que o correcto era estar sempre limpo, e não apenas no Verão...

Depois, quando se estava a aproximar da hora da abertura da feira (11:00), apanhei o metro para o Marquês de Pombal, e sai mesmo ao pé da feira. Que saudades eu já tinha!

Consultei a agenda da feira do livro e vi que se ia realizar a essa hora um showcooking. Ora, eu nunca tinha ido a nenhum, então lá me meti eu a caminho.
Adorei este pormenor, um espaço à sombra para os nossos amigos de estimação de quatro patas poderem descansar e se refrescarem, com água fresquinha!
E vi muito cães a passear, todos contentes, pela feira do livro, ao lado dos seus donos durante estes dias! :)

Há quem vá propositadamente conhecer autores que já conhecem, já leram e acompanham, eu aproveito para conhecer novos autores que não conheço, nunca ouvi falar ou nunca li.
Sentei-me em frente ao palco e estavam nos bancos estes jornais, da Penguin Random House Grupo Editorial Portugal, para a apresentação de um livro da Arena, as Papinhas da Xica, de Sandra Santos, nutricionista e actriz (!) da novela Jogo Duplo da TVI. 
Adorei a apresentação, a qual irei partilhar convosco em breve, e irei colocar em prática as receitas que estão neste livro que pode ser direccionado para as crianças, mas dão perfeitamente para os adultos e toda a família!
Quando ia a passar, de um lado para o outro, fui convidada pela muito simpática promotora da Compal a provar o novo Compal Summo:
A Compal acaba de lançar aquela que considera ser a gama mais inovadora da marca dos últimos anos. Chama-lhe Summo e o nome reflete exatamente esse posicionamento com que a marca quer apostar no mercado, até porque, em Latim, Summo é sinónimo de supremo, o melhor entre os melhores.
A nova gama 100% de fruta, produzida, segundo a marca, apenas com polpa de fruta e sem concentrados. “Apenas fruta espremida. Nada para além da fruta” é a assinatura da nova gama lançada pela Compal e que representa a entrada da marca no segmento dos sumos sem concentrados. 
Ainda não tinha reparado nesta variedade, não conhecia.
Provei o de laranja, e verdade seja dita que é uma delícia, o melhor da Compal que provei até agora, 100% natural! Sabe mesmo a sumo de laranja, fantástico! 
Faltou-me ir às bolas de berlim, na euforia de andar de um lado para o outro, até me fui esquecendo de comer, mas a ver se para a próxima não escapa...
Depois fui conhecer a Megan Maxwell, que é uma autora cujos livros ainda não li, mas que estão na minha lista de autores para estrear em breve. Uma simpatia de senhora, cheia de vida e muito divertida!
O evento estava cheio, especialmente de entusiásticas fãs da Megan. Estavam lá também membros do "The Nerdy Book Club", de que eu antes nunca tinha ouvido falar e ainda tenho de explorar para ver se consigo ficar a conhecer... Vocês conhecem? :)
Tanto andei de lá para cá que acabei por deixar passar as actividades que se realizavam nas BLX, e quem sabe rever algumas das minhas bibliotecárias preferidas, mas ficará para uma próxima!
Este jogo de tabuleiro já é um clássico da feira...
Casas de banho aqui e ali, muito originais, e por acaso são bem maneirinhas e bastante asseadas.
Doação de livrosEsta edição, a APEL e o Banco de Bens Doados volta a promover a iniciativa Dê Nova Vida ao Livro, um pavilhão junto à entrada Sul do Parque Eduardo VII, onde os visitantes podem depositar os livros que desejem doar. Livros usados, infantis ou para adultos, e os livros angariados são doados a instituições. Este ano também estão a receber livros para reciclar, que revertem para a campanha Papel por Alimento.
Uma iniciativa excelente, muito direccionado para este blog, mas no meu caso gosto de fazer as minhas doações pessoalmente e escolho qual livro vai para esta ou aquela biblioteca, o meu serviço é um serviço mais íntimo e pessoal... ;) Mas isso é porque eu me dedico especialmente a isso, quem não tem oportunidade de o fazer, esta é uma maravilhosa alternativa!
Conheci a Rita e o André do blog "Cocoon Cooks", após assistir ao showcooking deles, referente ao livro "Vegan Para Todos". Estou cada vez mais fascinada com a variedade de comidas vegetarianas...
Andei de lá para cá...

Cozinha para todos os gostos nesta feira!
Conheci o José Rodrigues dos Santos. Ainda me falta comentar aqui no blog um par de livros dele que já li, e tenho outros quantos cá em casa ainda para ler, em breve, em breve....
Já a tarde ia a meio quando me dei conta que ainda nem tinha almoçado... Por isso parei imediatamente e olhei em volta, e calhou estar mesmo ao lado do Jeronymo. Pois então nem procurei mais, já me estava a dar alguma fome, subi à roulote para ver o que lá se comia, e a senhora que lá estava deu-me imensas sugestões... Falou-me de um bolo chamado "Romeu e Julieta", e como quem segue o blog sabe, eu tenho um carinho muito especial por tudo o diz respeito a "Romeu e Julieta", como podem ver aqui, aqui e aqui.

Portanto, e como a fome era menor do que o meu entusiasmo e a vontade de me colocar novamente a caminho, foi o que escolhi para comer.
Romeu e Julieta é uma sobremesa tradicional brasileira, composta por queijo e goiabada.

A sua provável origem deu-se em Minas Gerais, ainda durante o período colonial, quando os portugueses começaram a produzir queijo nas suas colónias. Sendo o queijo representado pela Julieta e a goiabada representada pelo Romeu.
Alternativamente, a criação da sobremesa é atribuída aos búlgaros. Fonte: Wikipédia
E por acaso até é bem bom!
Parei no meio do parque para desfrutar do bolo e descansar as pernas... Apesar das nuvens, estava calor...
Tive o imenso gosto em conhecer a incrivelmente simpática e honesta Sara Blaedel, outra autora que está na minha lista de "novos autores a descobrir, para ler em breve".
Montes de eventos, actividades e autores interessantes para conhecer e descobrir, em TODO o lado! :D




Irei publicar também a minha visita ao stand da Edições Vieira da Silva, onde tive o prazer de estar um par de horas com a Ana Vieira da Silva a conversar sobre livros, autores, histórias, ... 
A Ana deslumbrou-me completamente com os tesouros que têm na sua editora, em forma de livros, vidas encadernadas, que em breve irei partilhar convosco, saí de lá completamente apaixonada pela literatura portuguesa....
 Um dos exemplos desses tesouros... Uma história sobre sonhos e solidariedade entre crianças...
Outro exemplo.... Aqui vive uma história sobre homenagem às mulheres...
(tudo isto em breve publicado aqui no blog ao detalhe)
Tanta vida...
.... actividade....
...variedade...
...pessoas...
Entregas de prémios...
Márcia Gonçalves, a autora do blog "Compassionate Cuisine", que eu já seguia, fui assistir ao seu delicioso showcooking.
La Dolce Rita já conhecia através do youtube e fui de propósito para conhecer pessoalmente, pois os seus vídeos têm-me dado dicas muito valiosas! Em breve irei publicar aqui no blog a minha opinião ao seu livro "Uma Pastelaria em Casa".
A minha avó disse-me: "Toma lá dois euritos para comprares um gelado!" e eu fui comprar um gelado.
Fui provar o Magnum com avelã e chocolate belga. Delícia!!

Aqui foi onde me sentei Domingo uns minutos para almoçar, comi um prego que a minha avó me tinha preparado, e foi mesmo só sentar até acabar de comer... O tempo que tirei para almoçar nestes dois dias na feira, os dois juntos, não somam mais do que cinco minutos, tal era a adrenalina...


A minha curiosidade em conhecer o Rodrigues Guedes de Carvalho foi na sua qualidade de jornalista, pois ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro deste - também - autor, mas conto fazer com que essa oportunidade surja brevemente.
Tive o enorme prazer de conhecer (e conversar!) pessoalmente com o João Morgado (esquerda), cujo livro "Índias" me arrebatou irremediavelmente, e me fez apaixonar pela escrita de autores portugueses, e pela história de Portugal em romance!
Fui por ele apresentada ao Domingos Amaral (direita), cujo livro "Quando Lisboa Tremeu" tenho aqui ao meu lado a aguardar a sua vez para ler, que será em breve!
 Sentei-me por um bocado a conversar com o João, e é fantástico quando tempos a oportunidade de ter uma conversa culta e honesta com pessoas que admiramos tanto!
...autógrafos....
Tive o fantástico prazer de conhecer dois autores que conheço apenas pelas capas dos livros, no entanto já estão na minha lista de futuras aquisições, a maravilhosa Carla M. Soares, professora e o encantadoramente simpático  Jorge Silva, Capitão-de-fragata (sim, é capitão a sério), autor do livro O Almirante Português.


Chegou uma altura em já nem sabia para onde me virar! ≧◡≦
Conheci o Digo Faro, podem ler a minha opinião sobre o livro dele "Somos todos idiotas", aqui.
A Margarida Rebelo Pinto, cujo livro "Antes que seja tarde" está aqui o meu lado a aguardar a vez, e  será a minha estreia com a autora...

Todas estas aventuras e mais aqui no blog ao detalhe em breve, estejam atentos!!

E vocês? Já foram a alguma feira do livro de Lisboa? Estão a pensar ir este ano?

Comentários

  1. Wowww,esplêndido,és imparável!
    Adorei as fotos e as descrições <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, e agora viveste em primeira mão os meus dois últimos dias da feira, que irei publicar aqui no blog em breve! Adorei!! :)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑