Visita à Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara


Dia 19 de Abril de 2018, logo de manhãzinha cedo, apanhei o autocarro 735 (desde a casa da minha avó) até ao Cais do Sodré, e lá apanhei o comboio até Cascais.
E que viagem cheia de nostalgia foi esta... Era para as praias de Cascais (e do Estoril) que eu ia na minha infância e adolescência, no verão.

Aquipodem ver a apresentação da biblioteca, com os respectivos horários e serviços.

Em breve irei publicar o meu passeio pelas ruas de Cascais, agora vamos directos à biblioteca! E irmos directos é uma forma de dizer, pois eu perdi-me para lá chegar! Andei por sítios que não tinham nada a ver, guiada pelo GPS do meu telemóvel, eu estava a ir num sentido completamente oposto, ainda por cima por ruas inclinadas, sempre a subir!

Mas lá encontrei um casal que por acaso ia a passar por aqueles lados DESERTOS(!), por onde eu andava perdida, que me indicaram para onde eu tinha de ir. Lá me deram as indicações, e mal aqui cheguei (aqui=foto abaixo) vi lá ao fundo, mais ao meio, a placa castanha a informar a localização da biblioteca, respirei fundo, já não estava tão perdida como antes, e depois fui segundo os sinais (e o instinto)!

 Esta visita está elaborada de forma a que primeiro mostro a foto, e imediatamente abaixo faço os meus comentários, apresentações ou elaboro algum texto relacionado com a foto. A forma de ler esta publicação (e todas as minhas outras do blog) é: Foto - Texto - Foto - Texto, ... 

Sempre em frente, disseram-me, passava por um café e a partir dai já a conseguiria ver...
E de facto, lá a vi, reconhecendo-as pelas fotos da net! Que alívio... 
Cheguei!!!
Olhem só que maravilha, para dias soalheiros!
Apesar desta biblioteca estar mesmo no meio da cidade, está rodeada de natureza...
E além de estar rodeada de natureza, têm o seu próprio e pessoal jardim biológico/horta pedagógica!
Aqui, realizam-se actividades, especialmente para os mais pequenos, onde lhes ensinam sobre cultivo e tratamento das plantas, frutos e outros hortícolas, aqui mesmo, no centro da cidade! É maravilhoso! Também há a apanha dos frutos das árvores, como é o caso do limoeiro que vemos aqui na foto, em que até levam os frutos para casa e tudo! ツ
A manutenção mensal da horta pedagógica é o pretexto perfeito para a realização destes encontros em que se aliam a promoção da leitura, a sustentabilidade e a cidadania.
Envolvem-se as crianças e as famílias em momentos de lazer através do conto e do trabalho na horta.
Dinamizado por CERCICA.

Gratuito
Organização: Câmara Municipal de Cascais
Informações e inscrições: 214 815 418 | bchqsc@cm-cascais.pt
Fui EXTREMAMENTE bem recebida, com uma dose ilimitada de simpatia, pela Margarida Coelho da secção infantil e juvenil e pela responsável da biblioteca, Carla Santos! Apresentei-me e ao meu blog, o meu projecto de doação de livros às bibliotecas, e depois de uma conversa muito estimulante, comecei a visita à biblioteca.

A biblioteca está rodeada de muitas janelas, com excelentes visitas, sempre a apanhar sempre um pouco de natureza para onde quer que se olhe. ツ
Fiquei encantada com os pormenores deste edifício, datado do século XVIII. O soalho, a portas, as cores, a exactidão e excelente distribuição dos espaços, e estas estátuas com livros a enfeitar, apaixonei-me especialmente por estas!!
Subimos ao primeiro andar, temos logo umas sugestões de livros para requisitar...
Que excelente variedade de dvd´s para requisitar! Sabiam que podem requisitar dvd´s gratuitamente nas bibliotecas? Também aceitam doações de dvd´s.
O espaço "novidades", sendo que o conceito "novidade" numa biblioteca, é livros que acabaram de chegar, adquiridos pela biblioteca ou doados, e não especificamente "novidade" do mercado literário (a não ser que, por acaso, haja alguém que doe esse tipo de novidades editoriais, como eu tento sempre fazer)  シ 

E a decoração e o conforto dos assentos e dos espaços... ♥
Por acaso, tenho imensa curiosidade em ler aquele livro de Margaret Atwood, nunca li nada desta autora, se eu tivesse a possibilidade (maravilhosa!) de ter esta biblioteca ao pé de casa, teria requisitado este livro no imediato!
Já viram os pormenores das portas e do soalho? ❤
Serviço de referência, sobre Cascais (história, biografias, pesquisas, .....)

Adoro! Hei-de arranjar algo assim cá para casa! ♥

Literatura portuguesa maravilhosa...

Sossego no meio da cidade...



Excelente ambiente ameno, acolhedor, confortável, espaçoso...
Detalhes do magnifico edifício...
Mais conforto...

Uma utilizadora a escolher livros para requisitar...
Espaços tão confortáveis e tão bem distribuídos e aproveitados! ❣
Literatura noutras línguas...




ADOREI descobrir um livro do gato da biblioteca Dewey... Na biblioteca!! E falando em gato da biblioteca... Continuem a ler, que já vão ver! ^.^)

Sveva Casati... Uma das minhas autoras preferidas...
Excelente variedade de livros da Jodi Picoult... Outra das minhas autoras preferidas...

Quero tanto ler "O leitor do comboio", e o livro ali!! Mas não aqui!! ╯.╰

José Rodrigues dos Santos...
"A rapariga que roubava livros", que ainda não tive a oportunidade de ler! /╯﹏╰\
Sabiam que podem requisitar cd´s de música das bibliotecas? E doar também!
Zona multimédia, adorei ver utilizadores de mais idade que aqui usar esta sala, excelente!
Espaço multimédia, excelente e muito bem organizado!
Selecção de documentários, excelente!
Aqui podem ver televisão, canais pagos, futebol e filmes/dvds também!
A precisar de uma actualização... (Alguém se oferece?) 
Mais vistas das muitas janelas...
O Clube de Leitura de Cascais é um espaço aberto de conversa onde o livro é o protagonista.
Cada história, na variedade e engenho da sua narrativa, na riqueza das suas personagens, nos tempos e espaços que percorrem, constitui motivo para cada leitor expressar livremente a sua opinião.
Acontece à terceira 5.ª feira de cada mês à volta de uma mesa…conversas sobre as leituras e as viagens que as habitam.
GRATUITO.
Para público geral
Inscrições: Até ao dia anterior da sessão
Informações: 214 815 381 | bchqsc@cm-cascais.pt
Mais informações aqui: https://www.cascais.pt/evento/clube-de-leitura-de-cascais-comunidade-de-leitores
Livros sobre bibliotecas na biblioteca, adoro!
A minha avó adora ver filmes, e já lhe disse que em vez de estar sempre a ver os repetidos que passam na televisão, pode ir à biblioteca mais perto de casa dela e requisitar sempre filmes que nunca viu. Uma boa ideia de entretenimento para os nossos avós (e todos os outros), não acham?
Recados. E as casas de banho. Que vos digo, são excelentes, muitíssimo asseadas, cuidadas, iluminadas, excelentes espaços!
A entrada...
Gostei TANTO deste móvel, e a forma como está enfeitado!
Que giro!
O espaço para os mais pequenos... Não é maravilhoso?? ❤



Uma variedade excelente de livros para os mais novos. Que é dos livros que a biblioteca está sempre a precisar, e agradece todas as doações.
Branca de neve, com o pormenor da maçã... Adoro!!
Aqui na entrada, estão os periódicos, revistas, jornais diários que todos podem consultar.
Tão fixe!
Ai!! Quero tanto um destes!! (≧◡≦)
Para consulta de todos...




Tudo muito bem sinalizado. Arrumado e organizado.

Informações culturais e pertinentes...
Grande variedade para os mais pequenos...
Não há desculpa para os pequenitos não lerem desde cedo nesta biblioteca!
Dvd´s com desenhos animados, para os mais pequenos, que podem requisitar e ver em casa.

Tive o gosto de assistir ao acto de requisição de livros por parte de uma menina que é utilizadora frequente da biblioteca, fiquei encantada! ❤

Hora do conto
Contos originais que percorrem a História de Portugal e que pretendem ajudar os mais novos a entender o tempo presente através da compreensão da sociedade e dos valores de outrora. Factos históricos cheios de aventura e intriga para conhecer.A cada sessão um conto diferente, algo novo para aprender!E para os mais curiosos há prémios… vem descobrir como funciona: dahistoria.blogs.sapo.pt Público alvo: para crianças entre os 8 e os 12 anosInscrições: até ao dia anterior da sessão. GratuitoInformações: 214 815 418 | bchqsc@cm-cascais.ptMais informações aqui: https://www.cascais.pt/evento/voltas-da-historia-hora-do-conto

Devido ao facto de a biblioteca ter utilizadores habituais, que vão ler para a biblioteca todos os dias, há mesas reservadas para esses utilizadores, que os estudantes não podem ocupar (sendo que para eles, há espaços específicos), tem de ser assim para que os utilizadores diários não percam lugar, nas "vagas" das temporadas de estudos/exames.

❝Um lugar para cada "pessoa" e cada "pessoa" no seu lugar❞
Salas de estudo
Na sua biblioteca municipal é possível estudar em período pós laboral. Duas das Bibliotecas Municipais, a de S. Domingos de Rana e a Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara funcionam, entre as 18h00 e as 24h00 salas de estudo. É assim, possível, usufruir do conforto destes equipamentos e ganhar fôlego para mais umas horas de estudo aplicado.De 2ª a sábado as salas de leitura transformam-se, até às 24h00, em salas de estudo ao dispor dos estudantes, que reconhecem a importância das bibliotecas como extensão da escola no processo de aprendizagem e quem vê naquele espaço cultural a energia e o contexto ideal para a tarefa do aprender, mantendo as regras de utilização em vigor, pelo que não será permitido comer, beber e falar ao telemóvel no interior das salas. Procura-se, deste modo, corresponder às necessidades da comunidade estudantil, levando ainda mais longe o cumprimento da missão das bibliotecas, como garante de acesso ao conhecimento, ao aproximar a comunidade da leitura e dos livros.


Excelente variedade de títulos...
Adoro o facto de haver janelas e luz natural por todo o lado...
Maravilhoso....!

Até eu fiquei com vontade de ler estes livros todos!
Anrique Paço d’Arcos (1906-1993), “Poeta do Silêncio e da Saudade” – conforme o apelidou Teixeira de Pascaoes, que o considerava o seu discípulo dileto – herdou e ampliou uma valiosa e vasta biblioteca, cujas obras mais preciosas se encontram disponíveis para consulta na sala polivalente Auditório / Biblioteca Anrique Paço d’Arcos, na Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. 
Refletindo a estrutura da biblioteca mãe, a Biblioteca Anrique Paço D’Arcos dá-nos não só acesso à vida, obra e filiação literária do poeta, onde se destaca naturalmente a presença do Saudosismo de primeira e segunda geração, com Teixeira de Pascoaes, Guilherme Faria ou Florbela Espanca, permite-nos também identificar, pela sua representatividade na coleção, temas de interesse, como Lisboa, Heráldica ou Genealogia.
Através do catálogo on-line das Bibliotecas Municipais de Cascais, é possível percorrer todos os títulos da Biblioteca Anrique Paço D’arcos ou ainda verificar se determinado título ou autor está representado na coleção. 
Ai, que livro giro!! ^.^)
E estas foram as minhas duas doações à Biblioteca de Cascais. Preenchi um formulário (que considero demasiado burocrático), e desta forma "passei" a fazer parte do espólio desta biblioteca, e da sua comunidade! ❤(っ^▿^)
Foi-me oferecido este postal giríssimo!

Antes de me ir embora, anunciaram-me uma surpresa... Questionaram-me se eu sabia que a biblioteca tinha uma gata de estimação! Ora... Fiquei logo eufórica! Fomos lá fora, e começaram a chamar pela Boneca...
E ela apareceu! ❤(ˆ‿ˆԅ)
Ao contrário de Dewey, esta gatinha não vive dentro da biblioteca, mas vive fora com toda a liberdade, alimento, água e cuidados dos funcionários da biblioteca! (♥♥,)
Além da gatinha, também há um cãozinho por estas bandas... Conseguem descobrir onde nesta foto, (nas janelas?) =)
Se eu tivesse vindo logo por aqui, tinha chegado imediatamente à biblioteca, que fica tão perto da estação dos comboios, mas agora já sei, para uma próxima visita! ツ

E assim terminou a minha visita, onde fui muitíssimo bem recebida, onde fui tratada com muita atenção, respeito e os funcionários transbordam de simpatia, adorei, adorei mesmo!

É sem dúvida, a partir de agora, uma das minhas bibliotecas preferidas de sempre!

Obrigada Margarida e Carla pela extasiante simpatia, cuidado e atenção, e por tornarem a Biblioteca de Cascais um cantinho tão especial! ❤ Até breve!! (>‿◠)✌

Caros leitores, deixo-vos com um vídeo de uma reportagem à biblioteca, muito interessante!
(Mas em breve vão poder ler também a minha entrevista pessoal, aqui no blog!) ;)

Comentários

  1. Adorei ler este post sobre a biblioteca da minha área. Se eu soubesse tinha-te levado lá direitinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, se eu soubesse também! :D
      Para a próxima que eu for (irei sem dúvida) eu aviso! ;)

      Eliminar
  2. Adorei ver todas estas fotografias da biblioteca, principalmente aquelas que mostram o espaço exterior. Acho que nunca vi uma biblioteca assim! Se não ficasse tão longe de minha casa, iria visitá-la!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida uma biblioteca maravilhosa, ali mesmo no centro da cidade, é incrível! :D

      Eliminar
  3. tem um jardim muito bonito e a propria biblioteca tambem e bonita, pena ser mesmo coladinha a tantos predios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas é tudo tão acolhedor que o tempo que lá estive até me esqueci dos prédios à volta, além de ser maravilhoso para quem vive ali tão ao pé, quem me dera ter vista para uma biblioteca do meu prédio!! =P :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑