Visita à Biblioteca Municipal da Batalha - José Travaços Santos

Em 2016, fui visitar a Biblioteca Municipal da Batalha, pois eu andava lá a terminar os estudos e ficava mesmo a caminho.

Quando cheguei à biblioteca, apresentei-me e fui bem recebida :)

Nesta publicação, fiz a apresentação da biblioteca, onde podem consultar os contactos e horários.

A minha visita:

A Biblioteca Municipal da Batalha, desde 2013 denominada José Travaços Santos num reconhecimento do Município, ao conceituado etnógrafo e historiador da Batalha, aderiu à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Com a celebração do Protocolo de Adesão a Biblioteca passa a integrar a RNBP, podendo desde já aceder e usufruir de todos os recursos e serviços disponibilizados pela DGLAB às Bibliotecas da Rede. Entre outros, participar em iniciativas de carácter local, regional, nacional e internacional promovidas por este organismo ou pelos seus parceiros, beneficiar de futuros programas de apoio da DGLAB e integrar a lista pública, sistematizada e atualizada das bibliotecas da RNBP, nomeadamente aquela disponibilizada no Portal Bibliotecas desta Direção-Geral, juntando-se assim às restantes 226 bibliotecas públicas que já beneficiam das oportunidades da integração.


O atual edifício, construído de raiz com o objetivo de possibilitar a oferta de um serviço de biblioteca pública de maior qualidade aos cidadãos, foi inaugurado em 2001.

A sua coleção conta com mais de 46 mil títulos, incluindo documentos audio, vídeo e multimédia, e possui tablets para utilização dos leitores. Disponibiliza também o acesso a mais de 200 títulos em formatos acessíveis (braile, audiolivros, entre outros). Em 2004, tendo por base a descentralização dos serviços de leitura, foi criado o Pólo de São Mamede, instalado no edifício da Junta de Freguesia local.
Fonte deste texto: dglab
Começámos pelo andar de cima, que é giríssimo!
Eu adorei, e tenho a certeza que as crianças (e não só!) que lá vão adoram o conceito e originalidade! :D
É mesmo giro e original, com uma mensagem muito importante!
Tem um acervo infanto-juvenil excelente, e é uma biblioteca tão acolhedora, bonita e organizada!
Com pinturas nas paredes maravilhosas!
Digam lá que não é uma biblioteca linda e organizada?
Estas pinturas foram feitas à mão!
Um cantinho acolhedor para os mais pequenos...
Convidativa...
Esta biblioteca oferece diversas actividades, especialmente nas férias de verão das crianças, que incluí praia, karting, parque aquáticos, desportos, etc... Basta contactarem a biblioteca para serem informados ;)
Telefone: 244 769 871. Email: biblioteca@cm-batalha.pt. Página facebook

Outra vertente desta biblioteca de que eu adorei tomar conhecimento, foi o facto de terem máquinas próprias para a criação de livros em braille!

A Biblioteca Municipal José Travaços Santos é parceira do Instituto Politécnico de Leiria, da Rede de Bibliotecas Escolares e do Centro Professor Albuquerque e Castro (Porto) no Projeto de Leitura Inclusiva, o PLIP, projeto premiado pela DGLAB em 2015 com Menção Honrosa no Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas.
Criam bons livros, especialmente livros que têm mais procura. É maravilhoso!
Também têm livros para crianças (ou adultos) com dificuldades na leitura...
E até para os idosos: livros com letras maiores e mais espaçamento entre linhas, para uma leitura muito mais fácil! Incrível!
E não acaba aqui! Estão envolvidos em projectos para a criação de áudio-livros! E todos os que tenham interesse em ajudar, basta contactarem a biblioteca!

Nesta biblioteca pensam em tudo, e estimam muito os seus utilizadores, estão sempre a inovar para serem uma biblioteca de excelência para TODOS, sem excepção!
Depois, fui convidada para ir ver as máquinas com as quais editam livros em braille. Pelo caminho continuei a minha visita...
Livros, livros e mais livros por todo o lado... ♥
Espaçosa...
Secção de banda desenhada! ;)
Uma maravilha para se estudar...
Tantos livros,....
...tão pouco tempo....
Onde podem requisitar filmes em dvd...
E podem também requisitar cds de música, entre outros...
Aqui está o espaço para os livros especiais referidos acima...
Até revistas à em braille...
E livros infantis...
Aqui estão as máquinas que permitem à biblioteca criar os seus livros especiais... ❤
Excelente!
Áudio...
Espaços amplos, cheios de luz e confortáveis...
Recomendações...
Acesso aos computadores...
Estas foram as minhas doações ツ
E logo à entrada/saída, temos as "novidades"... 

Nas bibliotecas, o que é considerado "novidade" são as novas aquisições, por exemplo, eu quando vou doar livros às bibliotecas, depois de entrarem no catálogo e ficarem disponíveis para requisitar, passam a fazer parte das "novidades", pois numa biblioteca "novidades" é o que entra de novo, e não as "novidades" que acabaram de estrear nas livrarias. Poderá por sorte haver realmente novidades fresquinhas, livros que acabaram de sair, mas é raro (se bem que eu faço muito por doar precisamente esses, as mais recentes novidades do mercado literário), no entanto, seja que tipo de "novidades" for, para os utilizadores das bibliotecas são sempre bem vindas terem livros "novos".

E assim foi a minha visita à biblioteca, falei com pessoas muito simpáticas e interessantes, e fiquei encantada em saber a quantidade e qualidade de serviços que esta biblioteca oferece à sua comunidade.

Excelente!

Depois de sair da biblioteca, fui visitar o Mosteiro da Batalha, que fica mesmo lá ao pé, mas isso será outra publicação na nova rubrica: "Um blog entre...".

Em breve irei publicar a entrevista à Biblioteca Municipal da Batalha, para saberem ainda mais sobre esta biblioteca, pois ainda há mais!

Então, o que acharam? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑