Biblio Clube 24 | Batalha

A Biblioteca da Batalha, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, disponibiliza desde Dezembro de 2006 um novo serviço de empréstimo automatizado de livros que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Para usufruir do Biblioclube24, basta ser leitor da Biblioteca da Batalha e possuir o respectivo código de utilização (cedido na Biblioteca fixa) podendo, desta forma, requisitar o livro que pretende, sem restrições de horário. 

Através do código de barras que se encontra no verso do cartão, o utilizador tem acesso ao Menu que lhe apresenta os títulos existentes. Após a selecção, o livro é disponibilizado numa caixa plástica. Após a leitura, o utilizador deve proceder à devolução do documento, colocando-o na caixa e seguindo as instruções prestadas pelo software. 

Este serviço é gratuito e pode ser utilizado por maiores de 15 anos. 

Aponte-se que a BIBLIOCLUBE24 é um projecto inovador mundial, criado pela Drª Carla Valente e o conceito foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Vídeo de apresentação:


O novo equipamento,  «Biblio Clube 24», localizado junto ao Posto de Turismo da Vila da Batalha, pretende promover a leitura de livros, funcionando como um complemento de um serviço tradicional de biblioteca, no sentido em que alarga o horário de entrega e recepção de livros. 

Agora, na Batalha, solicitar gratuitamente um livro a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente de ser feriado ou fim-de-semana, passou a ser possível. O projecto é pioneiro no país.

Os utilizadores deste novo serviço vão ter um cartão magnético gratuito, cedido previamente pela Biblioteca da Batalha, que lhes permite aceder a todo o tipo de livros, que terão um determinado tempo para a sua leitura e devolução. 

De acordo com o Diário As Beiras, caso o período de tempo não seja cumprido pelos utilizadores, o sistema bloqueia os seus cartões, impedindo assim novas requisições, ao mesmo tempo que os seus dados são enviados para os Serviços da Biblioteca.

Biblioclube24 - Questões frequentes:

P. : O que é necessário para requisitar livros na Biblioclube24?
R. :Estar inscrito na Biblioteca da Batalha, ter mais de 15 anos, ter cartão de leitor e a senha correspondente, solicitada na recepção da Biblioteca.

P. : Quantos documentos posso requisitar e qual o prazo de entrega ?
R. :Cada utilizador pode requisitar apenas 1 livro por um período máximo de 10 dias, não renováveis.

P. : Que documentos existem na Biblioclube24?
R.: Algumas das últimas aquisições, visíveis no Menu “Selecção”.

P.: Não consigo requisitar ou devolver um documento, o que devo fazer?
R. : Deve contactar os serviços da Biblioteca, dirigindo-se à Biblioteca da Batalha ou através do telefone 244 769 871.

P. : Qual o horário de funcionamento da Biblioclube24?
R.: Está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Fonte: JN

Comentários

  1. Não conhecia este sistema. Portugal na vanguarda da inovação - parabéns. Será que este conceito já foi adoptado por outras bibliotecas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este exacto sistema não sei, mas que as bibliotecas se andam a informatizar cada vez mais, sem dúvida, aquilo que sei é que vai começar a haver bibliotecas que vão estar, informaticamente, abertas 24 horas por dia, ou seja, podemos chegar lá, e através de uma máquina, requisitar e devolver livros fora do horário da biblioteca, não vai estar lá qualquer bibliotecário ou funcionário, num género "self service" dos supermercados...
      Não sei bem o que pensar deste sistema... por um lado é bom, a qualquer hora vamos requisitar um livro, por outro lado, a falta de "humanidade" incomoda-me um pouco...

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑