[Apresentação] Barca do Inferno Editora


A editora

Tudo começou com a canção O homem da gaita de Zeca Afonso. Registámos a marca Barca do Inferno para editar um livro com este poema/letra de canção e com ilustrações do Rui. Tínhamos pouco dinheiro e menos certezas, por isso, resolvemos fazer um crowdfunding para financiar o projecto. Como correu tão bem e íam surgindo ideias para outros livros, resolvemos avançar com a editora.

A editora Barca do Inferno somos nós (e as preciosas ajudas que vamos tendo)! É uma pequena editora independente que cria e publica livros ilustrados. É a nossa forma de partilhar os textos e as ilustrações que gostamos. As ilustrações não são apenas para as crianças, por isso, procuramos sempre fazer livros para sonhar em qualquer idade! Os nossos livros têm humor, música, arte, poesia, perguntas, cheiros, texturas, viagens e muitas descobertas. São para ler e reler, e para abrandar o tempo, neste tempo sem tempo. O cuidado, o esforço e o investimento que requer cada projecto não permite muitas publicações, mas trabalhamos todos os dias porque acreditamos que alguém vai ficar feliz ao folhear um livro nosso.

Sobre nós
Mafalda
Nasci em Leiria, em 1979, e vivi muitos anos em Lisboa. Comecei por estudar ciências, mas licenciei-me em História da Arte e fiz um Mestrado em Ciências da Arte e do Património, com tese sobre o artista Fernando Calhau. Fui para Montauban, no sul de França, estagiar no Musée Ingres e regressei, passados três meses, com muita vontade de fazer livros descomplicados sobre arte. Escrevi textos para o site do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e crei a editora Barca do Inferno. Nunca pensei muito em ser mãe, porque o mundo sempre me pareceu complicado demais, mas tive uma grande surpresa e, numa madrugada de chuva de 2014, nasceu a pequena Sofia... e a minha vida começou outra vez, e outra vez, e todos os dias... para sempre!

Rui
Nasci em Leiria em 1973. Sempre gostei de desenhar, de construir coisas, brincar na rua, jogar à bola, andar de bicicleta, subir às árvores...
Terminado o ensino secundário quis aprender mais sobre pintura e tive a sorte de poder frequentar um curso no Ar.Co. Vivi vários anos em Lisboa onde estudei trabalhei e conheci muitas coisas interessantes.
Trabalhei num jornal, em duas livrarias e tive outros empregos.
Ilustrei o primeiro livro em 2003. Gosto de pintura e já fiz algumas exposições.
Adoro procurar boas ideias e ajudar a concretizá-las, especialmente com pessoas de quem gosto.
Em 2012, com a Mafalda, criei a editora Barca do Inferno.

Nós
Dançámos, juntámo-nos, vivemos em Lisboa, viajámos até França, regressámos a Leiria, criámos a Barca do Inferno, fomos pais e casámos!

Comentários