[Opinião] Tempo de Partir | Jodi Picoult

28 de setembro de 2017

SINOPSE: Durante mais de uma década, Jenna Metcalf não deixa de pensar na sua mãe, Alice, que desapareceu em misteriosas circunstâncias na sequência de um trágico acidente. A criança que era então não conservou lembranças dos acontecimentos, mas Jenna recusa-se a acreditar que a mãe a tivesse abandonado e relê constantemente os diários que ela escrevia com as observações da sua pesquisa sobre elefantes, tentando encontrar uma pista oculta. Desesperada por obter respostas, Jenna contrata dois improváveis ajudantes, uma médium famosa por encontrar pessoas desaparecidas e um detetive que já tinha estado envolvido na investigação do desaparecimento de Alice. E assim parte determinada a descobrir a verdade. Tempo de Partir foi nomeado para os Goodreads Choice Awards 2014 e considerado um dos melhores livros do ano pela Amazon.com. O amor de uma mãe. Uma filha em busca da verdade. Um mistério que não dá tréguas.

Depois de ler este livro da autora, fiquei completamente viciada na sua escrita e na complexidade dos temas que explora. Depois li este logo de seguida e fiquei fascinada, já este não me cativou tanto, mas a escrita é tão fascinante que o li sofregamente tal como os outros.

No entanto, relativamente a este livro, que eu estava tão desejosa por ler, fiquei algo desgostosa com o resultado...
Antes de mais, tenho a assinalar a péssima, PÉSSIMA (!) tradução. Desconexa, abrasileirada, e tão confusa que tive de repetir parágrafos inteiros por me fazer perder o fio à meada! Que raio... Já aqui comentei a importância de uma boa tradução, quando compramos um livro estamos a pagar por esse serviço, e uma má tradução é um péssimo serviço pelo qual estamos a pagar e não é justo!

Uma má tradução é capaz de estragar o livro todo, o que prejudica os leitores e os autores. Neste caso, é muito difícil estragar a escrita de uma autora como a Jodi, mas a tradução deste livro quase conseguiu a proeza! Apesar de a história até estar interessante, eu não senti como se estivesse a ler um livro da Jodi, tive de fechar o livro e olhar para a capa várias vezes, para me lembrar que autora tinha escrito aquele livro.  Antes de mais pela desastrosa tradução, segundo por esta história não ter os habituais dilemas morais e situações tão críticas que nos deixa na dúvida sobre o lado de quem deveremos ficar na história...

Esta é uma história interessante, mas muito diferente ao que a Jodi me habituou. Mesmo assim havia partes em que eu mal conseguia pousar o livro, e tinha de saber desesperadamente o que ia acontecer a seguir. O desfecho foi bastante surpreendente e impactante.

No entanto, não posso dizer que é um dos meus livros preferidos da Jodi Picoult, mas garantidamente que muito se deve à má tradução, que em qualquer caso é inadmissível, mas no caso de ser num livro das minhas autoras preferidas de sempre, é imperdoável...

No entanto, apesar de tudo, é um livro que vale a pena ler, é uma história que ficou gravada em mim, em especial a mensagem que transmite sobre os elefantes, as suas vidas, os crimes cometidos contra eles, a forma como há pessoas que dedicam a vida a estes paquidermes é de louvar, os detalhes e intensidade da escrita de Jodi é fascinante.


Como podem haver pessoas que pensam que os animais não têm sentimos, quando na minha opinião, acredito plenamente que eles têm sentimentos muito mais puros e verdadeiros do que nós, humanos? ...

10 comentários:

  1. Também é das minhas autoras preferidas. Há pouco tempo desiludi-me bastante com o seu livro Ilusão Perfeita mas entretanto já li O Poder das Pequenas Coisas que adorei.
    Tenho este livro cá em casa para ler mas fiquei um pouco apreensiva agora por causa da tradução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiques, apesar da tradução, Jodi lê-se sempre bem. Acho que é a única autora que mesmo que a tradução não esteja bem ou a história não me cative como outras cativaram, consigo ler até ao fim, pois a sua escrita, o enredo, o drama seduz-me :)

      Eliminar
  2. Detesto ler coisas abrasileiradas. Haja paciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o novo acordo não veio ajudar mesmo NADA! :(

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Isso é muito bom, todos os livros da Jodi valem a pena serem lidos :)

      Eliminar
  4. Adoro esta autora e todos os ensinamentos que os livros dela nos dão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, sem dúvida... Os ensinamentos e a introspecção que esta magnífica autora oferece é fascinante :)

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑