Opinião: Psicologia Aplicada | Miguel Pina e Cunha, Rui Bártolo-Ribeiro, Patrícia Jardim da Palma e Miguel Pereira Lopes

SINOPSE: O que tem a Psicologia feito para melhorar o nosso mundo? E o que poderá ainda fazer no futuro? Num conjunto inédito de capítulos sobre as diferentes áreas em que a Psicologia pode e tem sido aplicada em Portugal e no mundo, esta obra dá a conhecer os impactos mais significativos da ciência psicológica desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Se quer saber mais sobre "o que é?" e "para que serve?" a Psicologia Aplicada, este é o recurso que procurava. Se é psicólogo ou se apenas tem interesse e curiosidade sobre as áreas em que a Psicologia opera, este é o livro que deve ler. Do Desporto ao Consumo, da Saúde à Educação, das Organizações à Área Forense e da Justiça, do Ambiente à Aviação, da Carreira às Comunidades Positivas, do Empreendedorismo à Prevenção Rodoviária, das Artes ao Coaching, da Política aos Factores Humanos e até aos Aspectos Militares, entre outros, constatará que as aplicações da Psicologia são já hoje vastíssimas e com brilhantes resultados. Este não é um livro de teoria pura. É antes um livro de acção e que ambiciona gerar a energia necessária para melhorar o mundo em que vivemos. Imprescindível para quem pretende compreender melhor o que se passa à sua volta e agir de forma mais esclarecida e eficaz no mundo que nos rodeia.

Os livros da RH Editora que me têm passado pelas mãos surpreendem-me sempre pelo positivo, são uma fonte inesgotável de conhecimento, e comparo-os mesmo aos livros que tenho e já li da Fundação Calouste Gulbenkian, o que para mim é um grande elogio, pois esses livros sempre me ensinaram muito e são tipo "bíblias" para mim.

Este não é um livro de leitura leve e fluída, é um livro para se ler com atenção e vontade de aprender, e nesse sentido é excelente!
Os livros da RH deveriam, na minha opinião, de fazer parte de leituras obrigatórias, ou no mínimo recomendadas, dos cursos universitários e/ou profissionais, pois são livros fantásticos e bem mais fáceis de ler do que muitos livros "escolares" que por ai andam.

Como não estudo a área através do sistema escolar, faço-o por auto-iniciativa e puro gosto, há algumas coisas, referências, palavras e textos mais "caros" que não compreendi nem acompanhei bem, mas para quem está dentro da área acredito que será muito fácil de compreender.
O tamanho do texto está excelente, letras grandes e gordas para não cansar a vista.
Outra faceta importante é que refere e reflecte sobre os temas debatidos e expostos, em Portugal, no nosso país, com exemplos, sugestões e informações muito importantes e exclarecedoras.
Depois tem partes tipo: Pergunta - Resposta sobre o que acabámos de ler, para explicar ainda mais concisamente a matéria, o que torna o livro muito acessível e interessante.

Recomendo para quem é apaixonado pela área da psicologia, e ainda mais para quem está a estar a área ou trabalha na mesma, é um tesouro para se ter ao pé e poder consultar a qualquer altura, vale mesmo a pena.

Comentários

  1. De facto, para quem não está nesta área, a Psicologia Aplicada tem muitos factores que desconhecemos. É importante a sua divulgação para que se conheça e compreenda melhor. Para quem trabalha na área será uma ferramenta útil de apoio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho sinceramente que os livros da RH Editora se não são ainda de leitura recomendada nas escolhas e universidades, deveriam de ser!

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑