Opinião Livros e Filmes: Harry Potter | J.K. Rowling

Sinopse Harry Potter e a Pedra Filosofal: Esta é a primeira adaptação da série de best-sellers de Harry Potter, sobre um órfão que descobre que os seus pais eram feiticeiros e que ele também possui poderes mágicos. Harry Potter passou a maior parte do seu tempo debaixo da escada na casa dos Dursleys, pois os seus tios, que tiveram de ficar com a guarda dele com a morte dos seus pais (irmã da tia dele) não gostam dele. Porém, quando é convidado para estudar na Escola de Feitiços e Magia Hogwart, Harry percebe que existem dois mundos: um é o mundo sem graça dos humanos comuns e o outro é cheio de magia, encanto e fantasia.


Os livros que marcaram a minha infância e adolescência... Acompanharam-me durante dez anos, acompanhando o meu crescimento e desenvolvimento, sendo que foram sempre os meus livros-melhores-amigos de sempre. De criança, a adolescente, a jovem adulta...

Não só se manteve sempre interessante, o que na maior parte das sagas ou séries, após certo tempo começa a ser cansativo, como a cada ano que passava se tornava cada vez mais fascinante, interessante, intenso!

Foi-se tornando mais maduro, mais adulto, mais dramático, mais violento, mais misterioso, mais mágico, um enredo brutal que me prendeu de tal maneira que a partir do quatro livro, sempre que saia um novo, o meu pai comprava mal o punham à venda (como ele trabalhava até tarde, passava pelas livrarias que ficavam abertas até de madrugada a vender os livros naqueles eventos) eu mal o tinha na mão fechava-me no quarto e só saída de lá depois de ler o livro todo. O que vale é que normalmente o recebia na véspera de fim-de-semana, mas lembro-me que recebi o quatro livro em dia de aulas, e mal sai das aulas fui logo a correr para casa para o ler e andava o dia todo numa ansiedade brutal, cheinha de medo que alguém deixasse escapar algum spoiler e me estragasse a leitura. Felizmente NUNCA chegou a acontecer, pois sempre que eu ouvia só o inicio do nome "Harry...." "...Potter" eu tapava logo os ouvidos e afastava-me. Se fosse na TV, desligava-a ou ia imediatamente embora.

Sim... Eu levava aquilo mesmooooo a sério, era uma questão de vida ou de morte! Esperava um ano ansiosíssima pelo próximo livro, depois lia-o num dia ou em dois... Ficava abaladíssima com a história, a pensar nela durante uns bons tempos, depois novamente a ansiedade crescente pela saída do próximo livro!
Foi apenas com um dos livros que eu pela primeira e única vez chorei mesmo a sério, tão sério que quase nem conseguia respirar. Vivia aquilo com uma intensidade brutal. Desejava por tudo receber a carta que me enviasse para Hogwarts, desejava-o tanto, com todo o meu ser...

J.K. Rowling criou um mundo tão maravilhoso, tão fantástico, tão realista que é quase impossível saber onde começa a realidade e onde termina a fantasia. É das coisas que mais adoro neste mundo dela, é o realismo e a forma como aquele mundo se funde com o nosso, tornando tudo possível, se acreditar-mos.
Até a comer eu comia a ler os livros, até para o banho levava, eu não descansava até terminar um novo livro que tivesse saído, ter mesmo de fechar o livro e pausar a leitura por algum motivo era fisicamente doloroso, uma tortura!

Quando adormecia, sonhava com aquilo que tinha lido...
A saga Harry Potter é literal e figurativamente o dos maiores motivos pelo qual eu sobrevivi a coisas muito más da minha vida, dando-me forças para lutar e continuar sempre...

Era o meu maior refúgio, o meu porto seguro, um escape para tudo aquilo que era mau na minha vida... A minha maior companhia em muitas horas de solidão e onde eu ia buscar muitas das minhas forças pois eu passei momentos muito maus, mas o Harry Potter também, e eu sentia uma ligação tão profunda por ele, por ele passar coisas tão maus quanto eu passava, sentia-me menos sozinha, mais compreendida.

Quando soube que ia estrear o filme, meses depois de eu ter lido o primeiro livro, não coube em mim de felicidade. Arranjei o VHS do primeiro filme, fechei-me no quatro, tudo às escuras, e pela primeira vez ia ver em imagens tudo aquilo que eu tinha lido e imaginado... e como foi mágico!

TRAILER HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

Não só amei o filme, como muitas coisas eram tal e qual como eu tinha imaginado, como muitas das coisas eram até MELHORES do que eu tinha imaginado! Até fiquei sem fôlego. Isto foi há anos, e eu não me lembro do que almocei ontem, mas lembro-me desse dia em que abri pela primeira vez um livro do Harry Potter, que a minha mãe ao saber que eu amava ler e que aquele livro era moda mo comprou, apesar de já naquele tempo a fantasia não ser o meu estilo, e lembro-me como se tivesse sido há bocado esse dia em que vi o filme pela primeira vez, e fui totalmente transportada, quase senti que tinha mesmo saído do meu corpo... Foi irreal...

Não há muito a dizer nos dias de hoje sobre esta saga que já não tenha sido dita, e apenas as pessoas que ainda não leram têm nas suas mãos um tesouro inigualável, a possibilidade de entrar num mundo totalmente novo e descobrir tudo aquilo (como vos invejo, apesar de ter amado crescer a acompanhar esta saga).

No entanto, fiquei traumatizada com certas mortes, certos acontecimentos, certa brutalidade dos livros, como referi anteriormente, numa dessas mortes chorei de tal forma compulsiva, que a minha mãe largou o que estava a fazer e veio ver o que se passava, e eu só conseguia dizer: "ele morreu! ele morreu! ele morreu!". Ela achou a minha atitude estúpida e exagerada, mas depois, tal como imensos adultos naquela altura, também ela começou a ler os livros, para tentar entender o motivo de tanta euforia que se estava a espalhar como uma pandemia pelo mundo fora, e também ela sentiu a tristeza e viveu o momento, a história, os livros e os filmes.
Eu e a minha família fomos ver o quatro filme num cinema VIP no Beloura Shopping e foi das experiências mais luxuosas da minha vida. Refiro-me tanto ao cinema e ao serviço VIP MA-RA-VI-LHO-SO (!) como ao filme que foi brutal, e vê-lo naquele conforto, naquele ecrã, com aquele bruto som, é uma das experiências mais fantásticas da minha vida!

Vivi aquele mundo intensamente, fazia mesmo parte de mim e da minha vida, da minha existência, e vai ser assim para todo o sempre...

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Também fizeram e ainda fazem parte da minha vida adoro quer os livros quer os filmes, agora com os monstros fantásticos, se sair os livros e filmes de dois em dois anos quando sair o último devo ter uns 42 anos lol isto se não continuar por aí fora <3 se fores assim como eu acho que nunca mais perdemos esta magia. :-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este mundo não é uma "moda" para mim, é mesmo uma espécie de "estilo de vida", faz parte de mim e quem sou, por isso vai ser para sempre parte de mim, e acredito que vão continuar a sair novidades e remakes e muito mais, como já existe parques temáticos, etc, porque isto se transformou na parte da vida de tantas pessoas no mundo, que vai existir sempre, de uma forma ou de outra, acredito nisso plenamente :)

      Eliminar
  2. Bem, como sabes, esta é uma das paixões que temos em comum, por isso compreendo tudo o que dizes. Sinto-me uma privilegiada por ter vivido numa época em que pude sentir a ansiedade da espera pelo novo livro e a forma como ocupávamos o tempo "entre-livros" a formular teorias em torno dos mistérios e das perguntas por responder ao longo da saga.

    São tempos impossíveis de repetir, mas que amo de paixão. Tal como tenho o hábito de reler cada livro, pelo menos, uma vez por ano. Para mim, é como revisitar velhos amigos dos quais tenho imensas saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Velhos amigos, sem dúvida. E aquela sensação de crença e inocência que está tão desvanecida da minha vida e sentia tanto naquela altura, em que os sentimentos eram muito mais intensos que agora, no entanto o mundo de Harry Potter ainda me faz sentir as réstias desses sentimentos que ainda sobraram....

      Eliminar
  3. Eu mergulhei em Harry Potter profundamente. Faz tempo que não releio, mas quando o faço, me permito reviver aquela história.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só já por si a saga Harry Potter é mágica, como também mágico é o facto de conseguimos reler os livros e rever os filmes sem nos aborrecer-mos, e viver sempre com a mesma sensação de deslumbramento e nostalgia... :)

      Eliminar
  4. Adoro a saga, os livros o máximo, tenho agr a coleção dos 15 ans em que ficamos com o castelo na estante, é linda, os antigos foram para a mana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sem dúvida lindíssimos :D <3
      E a mana o que acha da saga? :)

      Eliminar
  5. Adoro esta saga, só tenho pena que tivesse acabado :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já sabíamos que um dia chegaria ao fim.... Ainda me lembro do dia em que li as últimas folhas... Partiu-me o coração, foi como ter de me despedir do meu melhor amigo de sempre...

      Eliminar
  6. Sem dúvida é e sempre vai ser a melhor saga que existe.
    Foi esse serie que me inspirou a começar ler e apreciar um bom livro.
    JK para sempre <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Eu por acaso já era devoradora de livros antes de começar a ler Harry Potter, mas acredito plenamente que tenha ajudado a levar o hábito de leitura a muitas pessoas naquela altura, o que é maravilhoso e fascinante!
      Só espero que volte a aparecer uma saga desta intensidade, para que leve uma nova geração a ficar viciada em livros! ;)

      Eliminar
  7. Não li os livros mas vi sempre os filmes com os meus filhos e gostávamos muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas os filmes não têm nada a ver, mesmo nada, são uma mera ilusão, os filmes todos juntos não chegam a ter 2% do conteúdo dos livros....

      Eliminar
  8. Gosto sempre de ver grandes produções :)

    ResponderEliminar
  9. A saga "Harry Potter" irá ficar para sempre nos corações de muitos de nós.
    Eu não fazia ideia do que era o "Harry Potter" até que num Natal a RTP passou o 1.º filme e a minha madrinha pôs-me a vê-lo, mas eu fiquei com medo e não o vi grande coisa, mas ficou o bichinho. Lembro-me de ter começado a ler os livros na "Ordem da Fénix" e de os devorar em pouco tempo. Pela primeira vez, pude dizer que não fiquei desiludida com uma adaptação cinematográfica de um livro, neste caso de uma saga. Ela foi muito bem conseguida e tanto os livros como o filme transmitem bem a magia do mundo que a J.K. Rowling criou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OS filmes estão muito bem feitos, realizados e conseguidos, efeitos especiais e actores fabulosos, mas os filmes não contam nem 20% da história do livro, nem transmitem a emoção e o fervor que o livro transmite, como em todos os casos, e neste em especial, não há nada, nada, nada mesmo, como ler o livro ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑