Opinião: A Vida Secreta das Árvores | Peter Wohlleben

O que sentem, como comunicam - a descoberta de um mundo misterioso
SINOPSE: Acontecem coisas espantosas na floresta: árvores que comunicam entre si (enviando sinais elétricos através de uma rede subterrânea de fungos). Árvores que cuidam não só dos seus rebentos como também dos seus «vizinhos» doentes e velhos ou órfãos.Árvores que têm sensibilidade, sentimentos e memórias. Incrível? Mas é verdade! O silvicultor Peter Wohlleben conta histórias fascinantes sobre as espantosas e pouco conhecidas caraterísticas das árvores. Com base não só nas descobertas científicas mais recentes, como também na sua própria experiência de vida na floresta, partilha com o leitor todo um mundo até agora desconhecido. Uma fascinante viagem pela vida secreta das florestas que é ao mesmo tempo uma verdadeira inspiração ecológica e nos leva a repensar a relação do homem com a natureza.
Sei o que muita gente ai pensar:
Um livro sobre árvores? Dispenso.

Acreditem... Já li supostos romances com muito marketing que não valeram a leitura, e este livro definitivamente valeu!
Será que temos real noção da importância das árvores da nossa vida? Pergunta direccionada aos - não ambientalistas - e até mesmo talvez para eles, as pessoas que têm noção que temos cada vez menos árvores no mundo, que são contra o seu abate, mas saberemos mesmo, mesmo, MESMO a importância das árvores na nossa existência, na existência do planeta terra, na VIDA?...

As árvores são seres cheios de vida e sentimento. Depois de ler este livro, eu que sou apaixonada pela natureza, o meu próprio apelido é das árvores mais fortes e belas do mundo - Carvalho, passei a ver as árvores de outra maneira, com muito respeito, carinho e amor.

Fiquei deliciada por o carvalho ter um capitulo só para ele, óbvio! Apesar de me ter dado vontade de chorar quando ele se refere que na sua reserva, se depara constantemente com carvalhos em sofrimento... senti-me verdadeiramente afectada, a dor desses Carvalhos passou a ser a minha... Que os carvalhos sempre foram para mim símbolo de robusteza sem dúvida que foram, mas depois de ler esse capítulo fiquei verdadeiramente apaixonada pelos carvalhos, pela sua luta, pela sua personalidade, pela sua história.


Ler este livro é quase como ler um romance apaixonante e dramático entre o amor das árvores, a sua luta pela sobrevivência, o que oferecem aos humanos e à natureza, à vida... Belo!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Respostas
    1. É um livro lindíssimo, mágico e magnifico, inspirador.... fiquei encantada! :D

      Eliminar
  2. Com um mundo cada vez mais de betão e de correria é necessário preservar e criar espaços onde as árvores, flores, etc. façam parte da nossa vida. É também importante termos conhecimento da natureza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que depois de leres este livro, nunca mais consegues olhar para as árvores e plantas da mesma maneira ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑