Opinião: Índias | João Morgado
Sinopse: O novo romance de João Morgado, autor já com vasta obra publicada e premiada, centra-se na vida escondida de Vasco da Gama e numa época tão gloriosa quanto distante. Trata-se de um livro que desde as primeiras páginas ambienta o leitor no período áureo da nossa História e através do qual (re)descobrimos o lado obscuro do grande navegador português. Eis uma história de ódios, de vinganças, de ambições e conquistas.
A-D-O-R-O romances históricos, e ultimamente estou a dar por mim a adorar especialmente romances históricos baseados na nossa história de Portugal.
Este livro encantou-me... Fiquei completamente agarrada e viciada na leitura, tanto que não descansei até o terminar de ler e saber tudo como aconteceu e o que se iria passar em seguida. Fiquei tão viciada que mal o terminei de ler, fui logo procurar mais livros do autor e de outros romances históricos de e sobre Portugal. Quero saber mais, muito mais, quero saber tudo ou o máximo que conseguir! E conhecer os nossos antepassados de uma forma mais impessoal, directa, conhecer a pessoa, não o herói, não o que está escrito, mas quem foi, o que sentiu, como e com quem viveu e conviveu... É fascinante!
Ainda mais fascinante foi Vasco da Gama. Quem diria? Quem diria tudo aquilo dele? Tudo o que ele fez, passou e viveu? Quem diria que atrás daquelas suas ilustrações dele bem vestido e aprumado, com olhar sério, mapas numa das mãos, ... Quem diria que ele foi o que foi? Verdadeiramente, como pessoa, e não apenas como nos recordamos dele e o retratamos?
Fascinante é a palavra que me continua a vir à cabeça sempre que me recordo desta história... Uma escrita nua, crua e directa, sem rodeios, tal como eu gosto, no entanto situações que aconteciam na época, aos mais infelizes, durante as travessias pelo mar, a forma como está descrito e ainda mais juntando a uma realidade do que foi, que de facto aconteceu, até me custou ler e me chocou. Ainda mais me chocou por ser o meu povo português quem as praticou... Mas sei que eram outros tempos, outras mentalidades, por mais que custe aceitar o tamanho das atrocidades que praticavam.
E tal como o autor refere, outros países e civilizações (e religiões) fizeram bem pior. Não que justifique ou apague o que foi feito, mas está feito e é história, e o que podemos fazer é aprender com ela e evitar que aconteça novamente.
Adorei Paulo da Gama, o irmão mais velho de Vasco da Gama. Adorava ler uma história mais aprofundada da vida dele. Vasco da Gama não seria o que é hoje, não teria tido o que teve, se não fosse algumas das pessoas que o rodearam, especialmente o seu irmão...
Curiosamente, apesar de tudo, gostei mais da personagem de Vasco da Gama do que do Pedro Álvares Cabral. Não sei porquê, por ele ter sido quem foi e ter feito o que fez, se seguirmos alguma ética seria mais correcto gostar mais do Pedro, mas... Gostei do "mauzão" do Vasco da Gama. Mal posso esperar por ler o Vera Cruz para poder ver se a minha preferência se mantém, mas creio que sim.
Este é daqueles livros que nos enchem de sabedoria, ensinamentos, história e orgulho de sermos Portugueses!
Um livro que me deixou cheia de sede de novos conhecimentos e esfomeada por ler mais sobre as vidas e as histórias das personagens que nesses tempos viveram e fizeram o que fizeram para sermos o que somos hoje, e especialmente da nossa tão rica história de Portugal.
Escrito de forma rica e sublime, senti-me verdadeiramente como se lá estivesse, ao lado de Vasco da Gama, no meio do oceano, no navio, a minha Sintra, a minha Lisboa, ao lado do rei D. Manuel, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, e tantos outros que fizeram do passado o nosso presente... Os cheios, as cores, as especiarias, o calor, o frio, os sons, as paisagens...
Senti-me a viver a história, e senti a história viva dentro de mim...
Obrigado, Liliana, obrigado por esta viagem atenta e cuidada pelas «Índias».
ResponderEliminarObrigada eu por nos fazer chegar a nossa história, a nossa pátria nestas perspectivas tão reais e verdadeiras, por todo o trabalho, investigação e dedicação investidos nestes seus livros.
EliminarE desta forma, em formato de romance histórico tão fácil e emocionante de ler, fazer com que nos sintamos próximos e até mesmo íntimos e chegados a estas pessoas que são nossos antepassados, são parte da nossa história, e estão sempre presentes no nosso dia-a-dia e no nosso futuro, por aquilo que eles fizeram e por tudo o que nos ofereceram...
Belíssimo!
Também gosto muito de romances históricos. Este livro já me tinha despertado interesse e esta opinião ainda fez aumentar a minha curiosidade.
ResponderEliminarRecomendo-o sem reservas :)
EliminarTambém tenho gostado cada vez mais de romances históricos que abordem Portugal. Este não conhecia mas parece muito bom.
ResponderEliminarAndo viciada mesmo em romances históricos baseados na nossa história :) Vais gostar deste de certeza, foi o melhor que li do género até hoje :D
EliminarFiquei bastante interessada, sem duvida um destino a percorrer
ResponderEliminarAh, é um dos melhores livros que já vi na vida, para ler e reler!! :D ♥
EliminarA tua opinião é tão fascinante, é impossível ficar indiferente. Um dia lerei :)
ResponderEliminarTens de ler, um dos melhores livros que já li na vida! :D
Eliminar