Feira do Livro de Lisboa | A descoberta de livros fantásticos para crianças invisuais/com necessidades especiais | Edições Vieira da Silva

Aqui fiz um resumo breve dos dias que passei na feira do livro. Como já referi, para o ano, se puder, irei tentar organizar os dias muito melhor, os dias e tudo mais. Até aprender novamente a andar nos transportes de Lisboa tive de aprender pois apesar de Alfacinha de Gema, depois de 5 anos sem lá andar, e mais do que esses anos sem lá viver, pesam...

Queria compor estas publicações com as filmagens que fiz, mas como está a demorar muito tempo pois ainda não tenho muita prática, vou relatar com a parte fotográfica, depois mais para a frente relembro estes dias com a parte em vídeo...

Uma das coisas que eu queria partilhar convosco foi uma descoberta que fiz no espaço Edições Vieira da Silva. Já tive alguns pedidos para explorar a área de livros para pessoas ou crianças com dificuldades, o que as bibliotecas oferecem nesse sentido, e é algo em que estou realmente a trabalhar.

As Edições Vieira da Silva têm um livro fantástico para os invisuais, que além de ter a história em braille, tem a história em formato normal/interactiva, para: ou os pais poderem acompanhar a história e ler em voz alta, ou outra criança poder ler aquele livro também, vem com figuras/formas/bonequinhos com muita textura para que, durante a leitura, quando aparece aquela forma se poder tocar e sentir a mesma. Cada cor usada para colorir o livro têm um cheiro diferente associado a uma cor, para que, através do cheiro, possa "ver" a cor.

É pura e simplesmente FANTÁSTICO!!!! TODAS as bibliotecas do país deveriam de ter pelo menos um exemplar deste livro, e deveria de ser mais e melhor divulgado para quem tenha alguém com estas necessidades na família ou como amigo saberem que estes livros existem!

A menina que vivia no país Azul (Edição para invisuais)

Os patrocínios...
As texturas dos revelos e os cheiros das cores...
Versão normal/interactiva sempre na página seguinte...
O tacto...
As texturas...


Outro livro fantástico para crianças com necessidades especiais da editora é este:

LIVRO INFANTIL INCLUSIVO

“O menino que tinha medo do escuro”  é um apelo à criação de livros em formato alternativo e um exemplo de como um livro multiformato se pode “abrir” a novos leitores e a novas leituras. 
Esta obra, que pretende tocar simultaneamente o lúdico e o didático, servirá de estímulo a atitudes mais inclusivas e à criação de conteúdos acessíveis a crianças com necessidades especiais."
O que acham? Já conheciam?

Se souberem de mais editoras ou bibliotecas que disponibilizem este tipo de livros, por favor, enviem-me mensagem para a página facebook ou email para umblogentrebibliotecas@gmail.com.

***

Também recomendo pessoalmente esta editora a todos os autores que queiram uma oportunidade para publicarem os seus livros, recebendo um apoio fantástico por parte da Editora!!
Edição de livros: edicao@edicoesvieiradasilva.pt

Comentários

  1. Conheço as edições, mas não sabia que tinha tanta coisa maravilhosa. Gosto quando os livros, para além de bonitos, valem a pena e fazem bem! beijinhos
    roberta

    ResponderEliminar
  2. uma ideia excelente, as pessoas com necessidades especias tb têm direito a ler e por vezes são esquecidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade, e ou é por falta de investimento na área ou por desconhecimento por parte das famílias, por isso estou a "trabalhar" a ver se dou a conhecer esta vertente da literatura :)

      Eliminar
  3. Que espectáculo!
    Ainda bem que existem pessoas sensíveis a estas situações!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo quanto descobrir mais sobre o assunto, tenciono partilhar ;)

      Eliminar
  4. Extraordinária esta editora! Inclusão de pessoas com necessidades especiais é um dos principais focos, um exemplo a seguir :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑