86ª Feira do Livro de Lisboa | Resumo

Escolhi a primeira semana da Feira do Livro de Lisboa de 2016 para finalmente a visitar, sendo que a última vez em que lá fui foi à bem mais de 5 anos atrás, se é que não foi há quase 10 anos a última vez que tenha ido e é bem provável...

Eu sou de Lisboa, mas estou a viver em Leiria, por isso tive de planear tudo ao pormenor e aventurar-me. Nem tudo correu como eu planeei ou pensei que seria, houve coisas que não consegui fazer, sítios que não consegui visitar e pessoas/autores que não consegui conhecer. Fiz algumas más escolhas no aproveitamento dos dias/horas que passaria em Lisboa... Mesmo assim, nesses cinco nunca desisti, fiz de tudo para aproveitar ao máximo os meus dias na minha "terrinha", conheci especialmente pelo menos duas pessoas que eu queria mesmo MUITO conhecer pessoalmente, visitei algumas bibliotecas que eu nunca tinha visitado (visitas em breve aqui publicadas), estive com a pouca família que me sobra em Lisboa e andei de transportes até dizer chega, tendo de aprender a andar neles como uma turista. Muita coisa mudou desde a última vez em que usava os transportes de Lisboa e também apanhei alguns para sítios onde nunca tinha ido de transportes. Até houve uma situação com a Mafi do Blog "Algodão Doce para o Cérebro" em que apanhámos o autocarro que não era o que pensávamos e como eu referi na altura "mais um bocado chegávamos a Espanha!" xD
Logo à entrada, mal cheguei, o que me chamou logo a atenção foi a biblioteca itinerante, e a presença das bibliotecas municipais de Lisboa. Claro que fui lá depois meter conversa e conhecer o pessoal das bibliotecas!

Dos cinco dias que passei em Lisboa, três foram passados na Feira do Livro. No entanto, como está tudo diferente e não me consegui preparar muito bem, pois a minha decisão de ir foi algo precipitada, a maior parte do tempo em que lá estive andei completamente perdida. Havia autores que eu queria mesmo conhecer e mesmo com mapas e indicações não cheguei a tempo de os conhecer. Houve actividades a que queria ter ido mas acabei por não conseguir. No entanto no geral acabou por compensar, pois houve coisas que eu não tinha planeado e aconteceram e gostei muito.

Por exemplo, conhecer e falar pessoalmente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, (terei de descobrir quais os jornalistas tiraram fotos de nós dois no meio da feira a conversarmos), quando lhe pedi um autógrafo e lhe falei do meu blog/projecto literário em homenagem às bibliotecas, à cultura e a Portugal. Pessoalmente dos minutos em que ele me dedicou toda a sua atenção posso dizer que é uma pessoa impecável, muito carinhoso, inteligente, sociável e muito simpático. Adorei conhecê-lo! Fez-me muitas perguntas, inclusive qual o meu autor português preferido, ao que eu respondi "todos", pois se dissesse apenas um os outros ficavam tristes e todos os autores portugueses o merecem :)
Agora ando à procura no meio de tanto fotógrafo, jornalista, rádio, canais de tv quem me arranja fotos desse momento...
Outro ponto alto foi conhecer (finalmente!!!!) a Marina Sousa do blog "Leituras ao Sol".
Super querida, amiga, trapalhona (=P), simpática tudo tal como se mostrou e tal como a imaginava <3 ADOREI!!

E outro ponto alto foi conhecer a Mafi do blog "Algodão Doce para o Cérebro" ! 
Muito querida, compreensiva, carinhosa e simpática, tal como imaginava, menos a voz, que é mais grave do que eu lhe associava! (=P).

Houve outras pessoas, autores e pessoal das editoras que conheci e falei mas nem me lembrei de tirar foto ao lado, só me lembrei das fotos depois, tal era o entusiasmo e novidade e a confusão à minha volta!

No entanto sobre cada um deles irei dedicar um post para cada, neste vou só falar da minha experiência no geral.

Como foi o caso da Sara Rodi. Simpatia enorme!! Liliana Barros... Um encanto!!! Também conheci uma autora muito simpática, cujas obras ainda não conheço, mas conto vir a "tratar" disso: Anabela Pais. Gosto sempre de falar com autores que conheço, mas também com os que ainda não conheço!

Também conheci um autor cujo livro comentei recentemente "As Crónicas dos Tugas" e que eu ia a andar "à toa" pela feira e reparei nele por puro acaso sentado num banco ao lado da secção da Chiado Editora, e foi tipo: "Olha quem é ele!" e a partir dai foi só conversa! Leiam o livro, conheçam o Miguel, interajam com ele, vão ver que vão adorar!! Eu adorei, especialmente a nossa disputa sarcástica a torto e a direito (=P).
E outros quantos dos quais irei falar, cada um no seu post!

Depois de ter regressado a Leiria, e um pouco triste pelo que eu não tinha conseguido fazer nem conhecer, não me resignei e lá me consegui orientar para conseguir estar presente no encontro anual da Irmandade da Adaga Negra especialmente para conhecer a Nádia Santos (Blog Livros nas Estrelas) e a famosa "Irmandade"! O encontro anual estava marcado para sábado dia 4 de Julho, na praça Leya, por isso, para aproveitar um pouco do que perdi naqueles cinco dias, como foi o caso de não ter conseguido ir ter com a Nádia, comprei bilhete de autocarro ida e volta no mesmo dia e fui passar mais umas horas na feira do livro com ela e com a irmandade, que tive muito gosto em conhecer!
Sim, é verdade, não me canso de nas fotos, desde pequena, estar a fazer o sinal "V" xD
Dei mais um passeio muito breve pela feira e não perdi a oportunidade (não podia mesmo!! já chegam as outras que perdi e vou perder!) de conhecer o Simon Scarrow(mas essa parte fica para depois)!

E isto foi o resumo, as restantes partes das minhas experiências e aventuras vividas na 86ª Feira do Livro de Lisboa mais ao detalhe vão sendo publicadas pontualmente no blog, cada um com o destaque que merece...

E vocês? Conseguiram já ir à Feira do Livro de Lisboa 2016? O que acharam? Se ainda não foram, estão a contar ir? Contem-me tudo!! :)

Comentários

  1. Gostava de ir à feira mas não está fácil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fácil não é mesmo, tive de me "torcer" toda para poder ir... :/

      Eliminar
  2. Este ano não consegui :( Work work work work work work (é suposto teres lido isto ao som da música da Rihanna) :P Beijinhos Roberta

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑