Apresentação do livro "Piu Caganita" | Tânia Bailão Lopes | Livro para crianças com necessidades especiais

Recebi este convite no próprio dia, pouca horas antes de dar início, e que coicidêcia foi ser convidada para o lançamento de um livro precisamente dentro do tema do qual me encontro de momento a trabalhar, que é descobrir e apresentar os livros e eventos literários e culturais especificamente para crianças e adultos com necessidades especiais!

O primeiro livro que tem de tudo!
Livro Multiformato com texto aumentado, pictogramas, braille, imagens tácteis, LGP e audio livro!
Ainda por cima criado e editado na cidade onde estou a viver! A autora, maravilhosa, até criou a Briza Editora precisamente para poder editar mais livros deste género, a um preço muito acessível, para que TODOS possam ter acesso aos livros!!

Mal cheguei ao ESTG, era a primeira vez que lá entrava e estava um bocado perdida. Entrei por acaso no primeiro pavilhão que estava à minha frente e encontrei logo uma exposição com o "Piu" e vi logo que estava no sítio certo.

Mal cheguei, mesmo sem a saber, calhou por acaso ter-me cruzado logo com a autora, que me reconheceu do facebook, como sendo a autora de "Um Blog entre Bibliotecas" e começou-me a mostrar e a contar tudo sobre o livro/projecto, com muito entusiasmo, que me contagiou!
 Estes quadros estavam em exposição à entrada do auditório, são de relevo, com pormenores fantásticos.
 Claro que toquei em tudo e até fechei os olhos, tentando "ver" e sentir com as mãos, todos os detalhes...
 Porque será que esta vaca têm asas? Têm de ler a história para descobrir! ;)
  Giríssimos!! E sem dúvida extremamente apelativos para as crianças (e adultos!) visuais.
 Um detalhe da parte da autora, para as crianças poderem pintar as ilustrações da sua autoria...
 Adorei especialmente este quadro xD
As ilustrações da autora eu por acaso já conhecia de uma exposição que houve na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, e da apresentação do livro "A Tribo da Pontuação", de Rui Carreto, em que por acaso estive presente...
 A autora, sempre simpática e entusiasta, começou a explicar-me tudo...
 Pictogramas.
Explicação:
Este sistema permite desenvolver a compreensão, reduzir a frustração de quem tem dificuldade em falar e permite um poder de maior escolha de quem não se expressa oralmente. Além disso, pelo facto de associar o som à imagem, pode desenvolver a própria comunicação oral.
Deve ser usado por pessoas com dificuldades na linguagem falada, como por exemplo pessoas com autismo, e pretende desenvolver a independência e a espontaneidade da comunicação.
Este sistema possui símbolos simples, é fácil reconhecer o seu significado, é de baixo custo e relacionam-se com uma grande diversidade de situações de vida diária. Além disso, podem ser utilizado apenas com uma pessoa ou em grupo.
Texto retirado daqui.
 Para aprendermos língua gestual portuguesa... No marcador (e atrás do livro, na contra-capa) temos o QR code (Versão LGP/linguagem gestual e Audio-livro)!! Fantástico! Em breve irei publicar aqui no blog a minha opinião do livro.
 Alfabeto braille...
 Imagens Tácteis/relevo...
Filmei grande parte deste evento, depois de começar a conseguir editar os meus vídeos, partilho-os convosco em futuras publicações aqui no blog.
Sem dúvida que o auditório da ESTG é extremamente confortável e fantástico para este tipo de eventos...
Estiveram presentes muitas pessoas, algumas que depois conheci fantásticas! Para além da autora, claro!! Fiquei mesmo muito satisfeita com o interesse das pessoas na importância deste projecto e ao facto de ser um tema tão pouco explorado e haver tão pouco (e ser tão caro) para quem deste tipo de livros precisa... Tanto para as crianças como para os adultos...
E a autora... Tânia Bailão Lopes, com quem tive muito gosto em conversar, ficar a conhecer, simpatia ao extremo, muito humilde, muito conscienciosa, um coração de ouro, solidária e que sabe que poderá contar comigo em tudo o que eu puder ajudar! Apoio 10000% esta sua iniciativa e espero que mais lhe sigam os passos, especialmente que a auxiliem, ajudem, financiem, para começarmos a ter alternativas decentes e económicas para as crianças e adultos com necessidades especiais!

Podem adquirir o livro através dos seguintes links:

Basta queremos realmente muito, muito, muito, lutarmos ainda mais, termos um sonho muito grande e verdadeira força de vencer, para conseguirmos realmente fazer a diferença no mundo... Nem que seja apenas um pouquinho, ou o facto de estarmos a dar início a algo, nem que seja apenas para fazer a diferença na vida de uma única pessoa....Lutarmos pelos nossos sonhos vale mesmo a pena, e se conseguirem encontrar pessoas fantásticas que vos apoiem e dêem força, já é meio caminho andado! ;)

Comentários

  1. Fantástico. Um livro maravilhoso. Gostava de aprender língua gestual portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também! E este livro ajuda bastante, com o dicionário que trás, com imagens ilustrativas, só ainda não me debrucei sobre esta temática, mas conforme ando a aperfeiçoar o meu conhecimento de inglês, espanhol e italiano, e a aprender francês, vou adicionar linguagem gestual também :)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑