Opinião: Informática e Tecnologias de Informação | Paulo F. António

SINOPSE: A informática e as tecnologias de informação invadiram o nosso dia-a-dia pessoal e profissional. A sua importância é tal, que, sem qualquer receio, poderemos afirmar que quem não dominar pelo menos os rudimentos básicos destas novas realidades delas se verá excluído, logo quebrados os laços para a construção de um futuro profissional e pessoal melhor. Esta obra, com forte sentido pedagógico, e passo a passo, introduz o leitor nestas novas realidades. Os leitores que pretendam aceder e tirar partido das novas tecnologias de informação, mesmo partindo do zero, encontrarão neste livro um precioso auxiliar e «companheiro» na jornada emocionante para o futuro. Escrito por um autor angolano e perfeitamente adaptado à realidade angolana, este livro, sendo pioneiro na sua área, ajudará a dinamizar o conhecimento e a construção de uma cultura da informação de que tirarão partido imediato os seus leitores e, posteriormente, o próprio país.


Relativamente a informática, além dos meus conhecimentos gerais, tirei um curso profissional aos fins-de-semana durante 18 meses enquanto andava no secundário, de 2004 a 2006. Muita coisa mudou e muda todos os dias e tenho muito para aprender e gostaria muito de tirar mais cursos, mas enquanto não posso financeiramente frequentar mais cursos, vou estudando por mim própria, por experiências pessoais, online e claro... através de livros...

Só vos posso dizer: quem me dera ter tido este livro quando tirei o curso, mas ainda bem que o tenho agora! Pois há muita coisa neste livro que eu não tirei no curso e aprendi com ele.

É dos livros sobre informática mais fixes a que já tive acesso, tanto pela facilidade com que se lê, com que está disposta a informação, pela variedade de temas informáticos que aborda, e a forma concisa e fácil com que explica as várias temáticas! Os esquemas e imagens ajudam bastante, e além de ter aprendido muitas coisas novas que me vão ser muito úteis tanto a nível pessoal como profissional, havia coisas que eu pensava saber bem e afinal havia um ponto ou dois que eu desconhecia...

Mesmo quem não perceba absolutamente nada de informática, vai conseguir ler, compreender e aprender perfeitamente, devido ao modo como este livro foi escrito e quem já tem alguns conhecimentos de informática vai poder aprofundá-los e provavelmente até, como foi no meu caso, adquirir novos conhecimentos. Também me serviu para me relembrar de coisas que eu já não me lembrava ou tinha esquecido completamente.

Tenho algumas dificuldades de concentração, e apesar de adorar livros técnicos, auto-ajuda e do género, às vezes custa-me um pouco manter-me concentrada na leitura se estiverem escritos de forma pesada, demasiado saturada ou se o assunto for extenso e repetitivo... Neste caso, fui lendo este livro como se estivesse a ler uma simples revista. E a melhor parte é que em poucas palavras está o essencial, o importante, o que vale mesmo a pena, ou seja, é super sucinto!

Um livro que vou sem dúvida emprestar, por exemplo, à minha mãe, que fui eu quem a iniciou no mundo informático e sei que este livro é perfeito para ela, por ser tão simples e no entanto tão detalhado, informativo e instrutivo ao mesmo tempo.

Um livro que tenho na minha estante dos livros que consulto com regularidade...

Aqui podem consultar um excerto do livro.
Capítulos:
1. Conceitos Básicos de Informática
2. Informação Digital
3. Principais Componentes de um Computador
4. Software
5. Redes de Computadores e Internet
6. Intranet e Extranet
7. Ameaças digitais e meios de contaminação
8. Sistemas de Protecção
9. Auditoria Informática
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. O mundo da informática está em constante evolução e há sempre coisas novas a aprender ou a relembrar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑