Entrevista à Biblioteca Municipal de Beja / José Saramago

Liliana Carvalho (LC)
Biblioteca Municipal de Beja / José Saramago  (BMBEJA) 

LC: Qual a história da Biblioteca Municipal Beja? 
BMBEJA: A Biblioteca Municipal de Beja foi fundada em 21 de Junho de 1874 e inaugurada em novo edifício no dia 30 de Abril de 1993 no âmbito do programa da Rede Nacional de Leitura Pública.  
Mais do que um espaço físico com mais ou menos livros, a biblioteca foi desde sempre uma forma de intervir, de questionar e comunicar, e assume-se como um lugar de desassossego cultural, um ponto de encontro, uma casa. A casa do livro e da cultura.  
Alguém um dia disse que a Biblioteca de Beja era um Largo, igual no sonho e na utopia ao do célebre conto de Manuel da Fonseca.  
Hoje, pensamos que ela é acima de tudo a Biblioteca de Beja.  
Que melhor adjectivo lhe poderíamos arranjar.  
Joaquim Figueira Mestre

Vídeo da biblioteca:
LC: Qual considera ser a importância das Bibliotecas públicas na nossa comunidade/sociedade? 
BMBEJA: A importância da Biblioteca Municipal de Beja na sua comunidade está presente no nosso lema:  
“Numa cidade acordada uma biblioteca sem sono”. (Joaquim Figueira Mestre) 
Desta forma assumimos o nosso papel na comunidade bejense enquanto centro de cultura, de acesso ao conhecimento, que desenvolve um plano local de promoção do livro e da leitura, de modo a contribuir para a construção da cidadania dos seus utilizadores.

LC: O que é que as pessoas que pretendem doar livros à BMBEJAtêm de fazer, e como é gerido pela biblioteca a doação de livros por particulares? 

  • BMBEJA: O que recebemos: Obras de referência (dicionários, enciclopédias), Livros de literatura, Livros temáticos (com conteúdos atualizados ou com interesse histórico), CD's de música, DVD's de cinema, documentários ou musicais, Jogos didáticos (completos e em bom estado).
  • O que não recebemos: Manuais escolares - com mais de três anos, Livros temáticos com conteúdos já desatualizados (por ex. na área da informática e tecnologias), Cassetes VHS, Obras danificadas (rasgadas, riscadas ou incompletas)
  • Como recebemos: Através de simples doação ou oferta, Através de um protocolo, Documentos em bom estado de conservação.
  • Integração dos documentos: Os documentos doados podem ser integrados no fundo documental da biblioteca, ficando em livre acesso ou em depósito; Documentos que já existem (repetidos) na
  • coleção da biblioteca podem ser oferecidos para integrar outras bibliotecas; Os manuais escolares serão oferecidos aos utilizadores no início do ano escolar; Os documentos doados podem não ser tratados de imediato e, nesses casos, estarão armazenados em depósito.
  • Os documentos doados podem ser entregues na Biblioteca Municipal de Beja / José Saramago; Os documentos doados podem também ser recolhidos, pela equipa da biblioteca, no domicílio da pessoa que faz a doação.
  • Será sempre enviada uma carta de agradecimento com a lista dos documentos doados.
LC: Se os livros a ser doados tiverem uma assinatura na primeira folha em branco, uma dedicatória já não pode ser doado à biblioteca? 
BMB:   Não existe nenhum inscrição no livro oferecido que o impeça de ser oferecido à BMBEJA. 

LC: A BMBEJA empresta outras coisas, além de livros? 
BMBEJA: Sim, para além de livros emprestamos CDs de música, DVDs (musicais, cinema, documentário, séries), Audiolivros e CDROM.
LC: Quando a biblioteca têm demasiados exemplares do mesmo livro, o que faz? 
BMBEJA:  Não acontece a BMBEJA ter demasiados exemplares do mesmo livro. 

LC: De que tipo de livros a BMB tem maior necessidade? 
BMBEJA: Não há um tipo específico de livros de que a BMBEJA tenha “necessidade”. O nosso fundo documental desenvolve-se em função de um conjunto de critérios relativos à gestão da colecção, que envolve o equilíbrio de uma colecção generalista e a análise dos dados estatísticos relativos a empréstimos, com base no qual vamos fazendo aquisições. 

LC: Se os livros doados não ficarem na biblioteca e forem reencaminhados para outros sítios, os doadores serão avisados? 
BMBEJA:  Quando acontece as pessoas oferecerem livros à BMBEJA são informadas de que, após seleccção interna dos mesmos, estes são guardados no nosso depósito ou podem ser encaminhados para outras bibliotecas ou projectos específicos que envolvam a criação de uma biblioteca ou núcleo documental. 

LC: Fora as doações, quais os outros meios que a biblioteca tem para arranjar livros?
BMBEJA:  A primeira e mais importante forma de entrada de livros na colecção da BMBEJA é a COMPRA, a segunda e de forma muito residual são as ofertas de novidades editoriais de instituições que publicam (nomeadamente associações e freguesias locais) e a oferta de particulares mas estas normalmente são constituídas por documentos que estimamos apenas 0,5% são integrados na nossa colecção pois muitas vezes são constituídos por documentos desactualizados ou que já existem na colecção da BMBEJA. 

LC: O que fazem com os livros estragados, sem condições? 
BMBEJA:  Quanto aos livros que fazem parte da nossa colecção e que se degradam pelo uso, se o livro apenas está descolado, temos um serviço de recuperação e voltamos a colar para o devolver ao empréstimo ou consulta, consoante o caso. Se os danos no livro já são irreversíveis: queimado, mutilado, bolorento, temos que o eliminar e fazemos um auto de abate que é submetido internamente. 

LC: Como são abatidos os livros que já não têm salvação possível? 
BMBEJA:  Para abater um livro ou outro documento que faça parte do Fundo Documental da BMBJA é necessário fazer um auto de abate que é submetido internamente. Para além disso existe um registo desse abate no nosso catálogo e inventário. 

LC: Que tipo de livros são os mais requisitados? 
BMBEJA:  Os livros mais requisitados na BMBEJA são os de Literatura. 

LC: Quais os livros que não podem ser requisitados e porquê? 
BMBEJA: Os livros que não podem ser requisitados na BMBEJA são os que se encontram identificados como de Consulta Local. Tratam-se de livros de referência para cada uma das áreas do conhecimento abrangida pela biblioteca, com o objectivo do utilizador poder encontrar sempre a informação de que necessita, caso os livros para empréstimo não se encontrem na biblioteca. 

LC: Quantos livros existem na BMBEJA? 
BMBEJA:  
Documentos - 205.982 (dados de 2015 – relatório estatístico DGLAB)
Livros - 171.749 (dados de 2015 – relatório estatístico DGLAB)

LC: Costumam colocar as novas aquisições em destaque? Onde? 
BMBEJA:  As novas aquisições da BMBEJA tem dois locais de destaque: 1. no átrio da biblioteca nas mesas identificadas como novidades e num painel onde se encontram as capas quando os livros/novidade que entretanto são emprestados; 2. no catálogo online numa página específica com o nome NOVIDADES. 
LC: Encontram-se na biblioteca livros noutras línguas? De que tipo? São requisitados? 
BMBEJA: Sim. A BMBEJA tem livros noutras línguas num núcleo que designámos ENTRE CULTURAS. São livros de literatura que fazem face às comunidades de outras línguas que residem na cidade e que são requisitados. 

LC: Como estão organizados os livros nas prateleiras? O que significa o número da lombada dos livros? 
BMBEJA: Os livros na BMBEJA estão organizados de acordo com a CDU (Classificação decimal universal), um mesmo código que é utilizado pela maior parte das bibliotecas que pertencem à Rede de Bibliotecas municipais portuguesa, associada a um código de cores que identifica cada uma das grandes áreas do conhecimento de que é constituída essa classificação.

LC: Que faixa etária mais frequentemente requisita livros na biblioteca? 
BMBEJA: A faixa etária que mais frequentemente requisita livros na BMBEJA situa-se entre os 20-55 e os 6-10. 
LC: Quem pode utilizar a biblioteca? 
BMBEJA: Podem utilizar a BMBEJA, todos as pessoas que estejam a residir permanente ou temporariamente em Beja, e as que estão apenas de passagem. A utilização é livre e aberta a todos. 
O serviço de empréstimo e a utilização dos recursos do Sector Multimédia e Internet é reservado apenas às pessoas que tem cartão de leitor. Essas pessoas também podem residir em Beja ou não mas tem que fazer prova da sua residência para obter o cartão de leitor. 
LC: Tem de se pagar alguma coisa para usar a biblioteca ou pelo cartão de utilizador? 
BMBEJA:  A utilização de todas as Bibliotecas Municipais em Portugal é livre e gratuita. 

LC: O que é necessário para fazer o cartão de utilizador da biblioteca BMB? 
BMBEJA: Para obter o cartão de leitor na BMBEJA é necessário apresentar o cartão de cidadão ou bilhete de identidade e um comprovativo da morada (neste caso apenas para as pessoas que apresentem bilhete de identidade, já que o cartão de cidadão permite fazer comprovativo de morada). 

LC: No caso de perder se perder o cartão da biblioteca, como se deve proceder? 
BMBEJA: Na BMBEJA, no caso de perda do cartão de leitor é emitido um novo, que neste caso tem o custo de 1€. 

LC: As crianças podem fazer o cartão e requisitarem livros sozinhas? O que têm de fazer? 
BMBEJA: Na BMBEJA as crianças vem sempre com os pais e fazem a requisição dos livros em conjunto, mas tem o seu próprio cartão. 
LC: Quantos livros se pode levar por empréstimo? Qual o prazo da requisição? Pode renovar-se por mais dias? Quantos dias adicionais e como se faz para renovar o prazo de requisição? 
BMBEJA:  Livros: 6 ficção, 3 específicos (durante 15 dias - renovável). DVDs, musicais e documentários: 2 de cada (durante 2 dias - não renovável). DVDs séries: 1 (durante 3 dias - não renovável). Audiolivros: 2 (durante 15 dias - renovável). Todos eles podem ser reservados.

LC: O que acontece quando se entrega livros fora do prazo? Há penalizações? 
BMBEJA:  Na BMBEJA não existem penalizações na entrega de livros fora de prazo. 

LC: Somos avisados de quando o prazo está para acabar ou que tipo de informação recebemos para saber o prazo de entrega? 
BMBEJA: Os utilizadores da BMBEJA são avisados por email 2 dias antes de terminar o prazo e podem responder ao email indicando que pretendem fazer a renovação do empréstimo. Quando termina o prazo voltam a receber um email a avisar desse facto. 

LC: Outra pessoa pode devolver os livros por mim? E requisitar por mim? 
BMBEJA: Na BMBEJA os livros podem ser devolvidos por outra pessoa. No entanto, a requisição só pode ser feita pela própria pessoa e na posse do seu cartão de utilizador. 
LC: Qual o nível de compromisso dos usuários da biblioteca em relação ao cumprimento do prazo de entrega dos livros? 
BMBEJA: O nível de compromisso dos utilizadores da BMBEJA depende das pessoas, do seu carácter, da sua educação e sentido cívico de que se trata de recursos ao serviço de uma comunidade, à disposição de todos. Normalmente é um bom nível de compromisso mas há excepções. 

LC: Quem perder ou danificar um livro acidentalmente, o que tem de fazer? Qual o processo que se segue a partir dai? 
BMBEJA: Quem perder ou danificar um livro que pertença ao fundo documental da BMBEJA tem que repor outro exactamente igual, entregando-o na biblioteca. 

LC: Quais os cuidados que as pessoas que requisitam os livros devem de ter com os mesmos, de modo a serem preservados? 
BMBEJA: Os utilizadores devem ter o cuidado de tratar os documentos fisicamente como se fossem seus, de modo a mantê-los longe de situações de risco (água, sol, animais, riscos dos suportes digitais, etc. ). No entanto, não deverão tratá-los como se fossem seus no que diz respeito a comportamentos que, neste caso de recursos que são de todos, não são aceitáveis como são: sublinhar, dobrar as folhas de modo a danificá-las, colorir partes ou outras acções que alterem as condições de boa leitura por parte de outros utilizadores. 

LC: Acontece ou já aconteceu quem requisite livros nunca mais os devolver? O que acontece nesses casos? E como evitar que isso aconteça? 
BMBEJA: Já aconteceu utilizadores da BMBEJA levarem a titulo de empréstimo livros e/ou outros documentos e não os devolverem. Nestes casos, se o utilizador não fizer a reposição dos documentos emprestados deixa de ter cartão de leitor e não pode mais utilizar o serviço de empréstimo da biblioteca. 

LC: Que serviços da biblioteca se pode utilizar sem o cartão de leitor? 
BMBEJA: Os serviços da BMBEJA que podem ser utilizados sem cartão de leitor são os seguintes: a leitura presencial (livros, jornais, revistas e DVDs); a utilização temporária de um dia dos recursos do Sector multimédia e Internet.
LC: É mais comum as pessoas requisitarem livros ou ficarem a ler na biblioteca? 
BMBEJA: É mais comum na BMBEJA os utilizadores requisitarem livros. A leitura no espaço da BMBEJA é maioritariamente de jornais e revistas. 

LC: Por que motivo é sempre pedido silêncio na biblioteca e por que motivo é tão importante as pessoas perceberem a importância desse pedido? 
BMBEJA: Na BMBEJA não é pedido silêncio. Desde o inicio do nosso funcionamento neste novo espaço ligado à Rede de Bibliotecas Públicas portuguesas, que o nosso principio em relação a esse tema é o seguinte “É permitido estar em silêncio”. E essa informação encontra-se afixada por toda a biblioteca. 
Os espaços de silêncio da Biblioteca são dois e estão identificados: 1. sala de Consulta Local; 2. Sector Multimédia e Internet. 

LC: Qual o dia mais movimentado da biblioteca? 
BMBEJA: Tendo em conta horário alargado da BMBEJA (até às 23h00) não temos um dia especialmente movimentado. Temos uma média diária de utilizadores entre as 500 e 600 pessoas. 
LC: Como considera que deve ser uma biblioteca de qualidade? 
BMBEJA: No caso da BMBEJA ser uma biblioteca de qualidade corresponde a desenvolver estratégias e acções que garantam o cumprimento do que se encontra definido como o seu LEMA, MISSÃO e OBJECTIVOS.
Por outro lado para o utilizador trata-se da qualidade percebida, pelo que para os utilizadores a qualidade está relacionada com o resultado da experiência da sua interacção com os serviços da BMBEJA. Neste aspecto, de modo a ter uma informação menos empírica, aguardamos os resultados de um inquérito em curso. 

LC: Quantos funcionários existem e que tipo de funções desempenham na BMB? 
BMBEJA: Tendo em conta o horário alargado da biblioteca e as áreas de trabalho internas, assim como os serviços de extensão bibliotecária. A nossa equipa técnica é constituída por 2 bibliotecárias, com formação superior (pós-graduação ou mestrado) em biblioteca e documentação, 22 assistentes técnicos com formação de nível 4 em biblioteca e documentação, 1 assistente técnico com formação em animação sociocultural e 3 assistentes operacionais.

Em relação aos elementos da equipa que tem formação especializada em biblioteca e documentação são eles os responsáveis quer pelo atendimento dos diversos Sectores que constituem a estrutura dos serviços prestados no edifício da biblioteca, como também pela execução da estrutura de intervenção /áreas de trabalho, projectos, acções e públicos alvo.

LC: Que tipo de atividades a BMBEJA oferece ao público? 

LC: Os autores de livros podem marcar palestras/apresentações dos seus livros na BMBEJA? Qual o processo que os interessados têm de seguir para o fazer e quais os custos? 
BMBEJA: Os autores podem propor a apresentação dos seus livros na BMBEJA, por email e/ou presencialmente. 
LC: Quais os espaços da BMB mais visitados/usados? 
BMBEJA: Tendo em conta o horário alargado da BMBEJA (até às 23h00) não temos um espaço especialmente movimentado. 

LC: A biblioteca é também utlizada para outras atividades, por exemplo reuniões, festas, entrevistas? 
BMBEJA: O auditório da BMBEJA é cedido a outras entidades locais e nacionais para a realização de outro tipo de actividades, entre elas as referidas na questão colocada.
LC: Que potencialidades acha que a BMBEJA poderá oferecer no futuro? 
BMBEJA: A BMBEJA tentará manter-se atenta à forma como o utilizador se apropria dos serviços que presta de modo a poder inovar e desafiar o utilizador em relação à forma ou conteúdo envolvidos na prestação desses serviços. 
Por outro lado também tentará manter-se atenta à forma como se criam, constituem e mantém as comunidades de leitores que são o objeto último do nosso trabalho – Constituir e manter uma comunidade de leitores. 

LC: Em termos de espaços, considera a BMBEJA atractiva e funcional? 
BMBEJA: Sim. Os espaços da BMBEJA são uma preocupação constante e temos feito alterações substanciais ao longo da nossa existência de 21 anos neste novo espaço. Remodelações, ampliação de espaços e novos espaços, qualificação de mobiliário, conservação dos espaços, etc. 
LC: A biblioteca tem um catálogo online onde se pode consultar os livros disponíveis para empréstimo? Qual o link? E como podem os usuários inscrever-se para ter acesso online? 
BMBEJA: A BMBEJA tem um catálogo online. Pode ser consultado neste link.
Este link também está disponível dentro do nosso Facebook

LC: Se não encontro o que procuro, a quem me posso dirigir para me ajudar? 
BMBEJA: Se não encontra o que procura na BMBEJA de forma autónoma, em cada sector existe um balção de atendimento e de deve colocar a sua questão aos técnicos que lá se encontram. 

LC: Podemos usar os computadores da biblioteca? Ouvir música? Ver filmes? Fazer impressões/tirar fotocópias? Quais as regras? 
BMBEJA: Podem utilizar a BMBEJA, todos as pessoas que estejam a residir permanente ou temporariamente em Beja, e as que estão apenas de passagem. A utilização é livre e aberta a todos. 
O serviço de empréstimo e a utilização dos recursos do Sector Multimédia e Internet é reservado apenas às pessoas que tem cartão de leitor. Essas pessoas também podem residir em Beja ou não mas tem que fazer prova da sua residência para obter o cartão de leitor. 

LC: Acha que os livros impressos serão sempre valorizados ou já sofrem com a era da Internet? 
BMBEJA: Essa é uma questão a que lhe pode responder um estudo efectuado pela Fundação Calouste Gulbenkian

LC: Que funções a biblioteca desempenha agora, que não desempenhava antes? 
BMBEJA: Actualmente a BMBEJA disponibiliza o Serviço de multimédia e internet com acesso a um conjunto de recursos informáticos, serviço este que não existia no programa de criação destas bibliotecas, na década de 80 do século passado. 
Uma análise comparativa mais aprofundada das funções da BMBEJA, sobretudo do ponto de vista do utilizador, exigiria um estudo sob esse ponto de vista. 
LC: Considera que a biblioteca tem horários compatíveis com as necessidades de quem a frequenta? Qual é o horário? 
BMBEJA: Consideramos que a BMBEJA tem um horário compatível com as necessidades de quem a frequenta pois é um horário bastante alargado. 

HORÁRIO GERAL 
2ª feira 14h30 – 23h00  
3ª a 6ª Feira 09h30 – 12h30 14h30 – 23h00  
Sábado 14h30 – 20h00 

LC: Como podem as pessoas fazer para receber as novidades (newsletter) da biblioteca no e-mail? 
BMBEJA: Na BMBEJA este concito de novidades tem duas vertentes: 
1. NOVIDADES SOBRE NOVOS DOCUMENTOS INTERGRADOS NO CATÁLOGO: 
A única forma online que os utilizadores tem de saber sobre as novidades dos novos documentos que vão sendo integrados no fundo documental é consultarem no catálogo online numa página específica com o nome NOVIDADES. 
2. NOVIDADES SOBRE AS ACTIVIDADES /PROGRAMA DE ACTIVIDADES 
Desde que o solicite por escrito num email, o utilizador passa a receber informação semanal sobre as actividades de promoção do livro e da leitura que decorrerão na BMBEJA ou em alguma das freguesias rurais. 

LC: Que mensagem gostaria de transmitir aos leitores desta entrevista? 
BMBEJA: Enquanto BMBEJA gostaríamos de sensibilizar os cidadãos para a importância das bibliotecas municipais enquanto espaços em torno dos quais pode qualificar e melhorar a sua vida enquanto cidadão empenhado no crescimento saudável não só da sua pessoa como dos seus familiares. 
Para compreender melhor esta acção de sensibilização veja a Campanha de promoção das bibliotecas públicas, que está a decorrer Somos Bibliotecas. Públicas. Municipais. De Todos 
E assine a Petição a enviar à Assembleia da República, com o objectivo de garantir (em virtude de não existir uma lei que garanta a existência das Bibliotecas públicas) que este serviço público continua a ser desenvolvido e tem seguimento para o futuro, criando condições para que estas bibliotecas continuem a servir a sua comunidade. 

Nome e cargo de quem respondeu à entrevista: 
Maria Paula Santos (Bibliotecária Municipal da Biblioteca Municipal de Beja / José Saramago)

Comentários

  1. Mais uma entrevista e biblioteca top!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de voltar a ressuscitar as entrevistas, algumas por publicar, outras por fazer...

      Eliminar
  2. Quando eu vivi em Beja (80-85) ainda a biblioteca não estava neste edifício. Parece-me ter boas condições.

    ResponderEliminar
  3. Adoro esta minha biblioteca! Não tenho por hábito requisitar livros, mas tento marcar presença nos eventos, sejam apresentações de livros ou noites de contos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑