Tapetes de Arraiolos

Tapetes de Arraiolos, uma Tradição Portuguesa viva e prova da existência de produtos tradicionais portugueses de qualidade bordados à mão, da vila alentejana que os baptiza. Os tapetes de Arraiolos são únicos e sem iguais em qualquer parte do mundo.

Tratam-se de produtos têxteis tradicionais portugueses genuínos, trazendo consigo um legado de Portugal, onde se nota a ascendência oriental nos seus fundamentos estruturais e decorativos, mas onde se combina igualmente o conhecimento local do bordar, pela utilização do ponto cruzado oblíquo.
Tapetes de Arraiolos – História
A produção dos tapetes na vila de de Arraiolos, terá tido o seu começo essencialmente originado por duas razões: os condicionalismos da região (matéria prima em abundância – a lã, teares e uma enorme  percentagem de artesãos relacionados com a tecelagem); e a existência e influência dos tapeceiros de origem islâmica, que estiveram em Portugal entre os séculos VIII e XV.
Tapetes de Arraiolos – Técnica
Os tapetes de Arraiolos, em comparação com diferentes espécies de tapetes (os tapetes persa e turco, por exemplo), denotam algumas semelhanças, existindo no entanto uma divergência notória na sua execução.

Enquanto os tapetes persa e turco são executados em teares, recorrendo à utilização de nós (assimétricos e simétricos), os tapetes de Arraiolos são bordados recorrendo ao já referido ponto cruzado oblíquo (o ponto de Arraiolos) sobre uma base consistente de tecido base forte.

É suposto que este tipo de ponto tenha sido utilizado em detrimento do nó tradicional, atendendo à simplicidade da sua execução. Não obstante esta particularidade, a decoração nos tapetes de Arraiolos, assemelha-se bastante aos tapetes persas, pela utilização das cores utilizadas, dos motivos e simetrias decorativas.

A influência oriental, especialmente dos tapetes persas, nos tapetes de Arraiolos não é somente ao nível da estrutura, mas igualmente na decoração.

Referente à estrutura, ela encontra-se estruturada de forma simetrica ao longo dos eixos (longitudinal e transversal) e rege-se por normas rígidas na utilização das cores e no tipo de decoração, conforme as áreas (campo, barra e centro).

Quanto à decoração, esta orienta-se pela evolução dos modelos decorativos dos tapetes persas, incluindo no entanto elementos de outras origens e influências (os tapetes espanhóis ou as colchas indo-portuguesas, por exemplo).
Texto adaptado do original A História dos tapetes de Arraiolos – Rita Carvalho Teixeira de Oliveira
por Tradição Portuguesa

Comentários

  1. Verdadeiros tesouros nacionais que importa preservar e dar continuidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. A minha mãe fazia-os, só que é tão custoso, tanto financeiramente como fisicamente que ela lá foi deixando de poder fazer...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. A minha mãe fazia, são lindos, mas tão, tão trabalhosos.... Daí a beleza única :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑