Opinião: Sonhos Proibidos | Lesley Pearse

Primeiro volume "Saga Belle"
SINOPSE: Belle tem quinze anos e uma vida protegida. Graças aos cuidados da ama, ela nunca se apercebeu de que a casa onde vive é um bordel, regido com mão de ferro pela sua mãe. Porém, a verdade encontra sempre maneira de se revelar… Para Belle, será no trágico dia em que assiste ao assassinato de uma das raparigas da casa. Ingénua e indefesa, ela fica à mercê do criminoso, que a rapta e leva para Paris, onde se inicia como cortesã. Afastada do único lar que conheceu, a jovem refugia-se nas memórias de infância e acalenta o sonho de voltar aos braços do seu primeiro amor, Jimmy. Mas Belle já não é senhora do seu destino. Prisioneira da sua própria beleza, é alvo do desejo dos homens e da inveja das mulheres. Longe vão os anos da inocência e, quando é levada para a exótica e decadente cidade de Nova Orleães, ela acaba por apreciar o estilo de vida que o Novo Mundo tem para lhe oferecer. Mas o luxo e a voluptuosidade que a rodeiam não mitigam as saudades que sente de casa, e Belle está decidida a tomar as rédeas da sua vida. Um sonho que pode ser-lhe fatal pois há quem esteja disposto a tudo para não a perder. No seu caminho, como barreiras fatais, erguem-se um continente selvagem e um oceano impiedoso. Conseguirá o poder da memória dar-lhe forças para sobreviver a uma viagem impossível?


Mal eu soube que Lesley Pearse tinha escrito uma saga, tive muitíssima curiosidade para a ler. Quero dizer, se já num único livro dela acontece sempre tanta coisa que, normalmente, ainda nem cheguei a meio do livro e já tanto aconteceu à personagem principal, que paro a leitura, vejo todas as páginas que ainda faltam e penso: "Oh céus... que mais falta acontecer?", e acontece sempre muita coisa... Voltas, reviravoltas, aventuras, desventuras.... E acompanhamos quase sempre nos livros dela a personagem principal desde pequena a adulta. E se não acompanhamos na história, há sempre os flashbacks para ficarmos a conhecer toda a história... Neste caso acompanhamos a vida de Belle desde os seus 15 anos até à idade adulta.

Acontece várias vezes eu ter de pousar a leitura para descansar ou no final da leitura estar verdadeiramente cansada, como se tivesse vivido aquilo tudo...

Com este livro/saga, a história de Belle mais uma vez ainda nem a meio do livro tinha chegado, e com tudo o que já tinha acontecido, eu pensei: "Se ela já passou por isto tudo num único livro, e ainda nem a meio vou, o que raio vai acontecer ainda mais para haver dois livros além deste?!!".
Até houve alturas em que eu tinha medo que a Belle saísse sequer para ir à casa de banho ou comprar pão ou que sequer saísse da cama! Até cheguei a pensar, um pensamento repentino que foi embora tão rápido quanto veio: "Será que a Lesley detesta de alguma forma a Belle, para a fazer passar por tanto?!". Claro que sei que não é esse o caso e mostra a capacidade que o ser humano, neste caso em especial das mulher, que se formos feitas de inteligência, força, esperança e boa vontade, aguentamos até as coisas mais horríveis....

Eu sou a rapariga dos dramas, adoro dramas, quanto mais dramático e variado dramatismo melhor, mas fogo.... Até eu que aguento com os maiores dramas, seja em livros, filmes ou mesmo na minha vida, tinha de parar a leitura e ganhar fôlego.

Esta história toma um rumo muito diferente daquele a que estou habituada ou que já li. Ensinou-me muito e fez-me ver e compreender coisas noutras perspectivas. Ainda nos dias de hoje se vê tanta hipócrisia e julgam as pessoas sem as conhecerem e sem conhecer a sua história. Mostra também do que o ser humano é capa de fazer para sobreviver....

Belle não se tornou a minha personagem preferida de Lesley, mas fica à frente de outras quais eu já acompanhei as suas aventuras. A minha personagem de Lesley Pearse, se não a personagem preferida de todos os tempos até ao momento é a Mary Broad, de "Nunca me Esqueças", e de facto nunca me esqueci. No entanto apreciei a companhia de Belle a sua força, a sua essência e no geral foi uma história completa, dramática e empolgante.

Também gostei bastante do facto de, nesta história/saga ela se focar em várias personagens, que fazem parte ou vão fazer parte da vida de Belle, a forma como explora essas mesmas personagens, fazendo desta forma que nos apeguemos e ficamos a conhecer intimamente várias personagens da sua vida. Tanto estamos a ler o que se passa com Belle e tudo à sua volta, como estamos a ler a versão dos seus amigos e familiares. Por isso não senti que estava apenas a ler a história de Belle, apesar de ser a personagem predominante, mas também vivi as histórias de várias personagens da vida dela.

Resumindo, uma história chocante e fascinante.

Começou e acabou de uma forma exímia, não é daquelas sagas irritantes em que ficamos em suspense, tanto que, se não houvesse continuação, seria um final aceitável. Considero isso um toque de classe e inteligência próprios de Lesley.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Ainda bem que gostaste :) Como sabes a Lesley Pearse é das minhas autoras preferidas, pelo menos os seus livros mais históricos.
    Adorei este livro e os outros dois que se seguem.
    Mary também é a minha personagem preferida da autora, o que ainda se intensifica por ter sido uma pessoa real (na sua maioria, suponho). Mas a Belle também é uma grande mulher.
    Espero que gostes dos livros seguintes, embora o último seja mais sobre a filha.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há uma série televisiva sobre a Mary, que eu saquei para ver, mas só vi um bocadinho, pois na altura só consegui com uma qualidade muito má, mas tenho de voltar a pesquisar e ver se a consigo pois de certeza que será fascinante ver tudo a acontecer, as cores, os sons, os actores...

      Eliminar
    2. A sério? Como se chama, sabes? Não fazia ideia!

      Eliminar
    3. Sim, tanto encontras como "Mary Bryant (TV Mini-Series 2005) - IMDb" ou "The Incredible Journey of Mary Bryant" ;)

      Eliminar
  2. Olá Liliana! Este livro é tão bom!!! Eu adoro Lesley e este é, até ao momento, o meu preferido. Quando soube que tinha continuação fiquei ainda mais animada... Ainda não li nada da continuação. Quero comprar os livros, mas ainda não tive essa possibilidade.
    Concordo com tudo o que escreveste na opinião que fizeste. De muitas personagens que compõem este livro eu destaco o Ethiene :).
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida uma saga linda. Da saga o que mais gostei foi o terceiro, mas por me identificar mais, porque adorar adorei os três... Das personagens preferidas sem dúvida a minha preferida é o Étienne :D
      Se quiseres posso emprestar-te os outros dois para poderes terminar a saga ;)

      Eliminar
    2. Obrigada, Liliana :). Mas são livros que quero mesmo adquirir. Por isso, não vale a pena emprestares.
      (Eu fico sempre na dúvida de como se escreve Étienne, e fiz asneira no comentário anterior :P)

      Eliminar
    3. Compreendo perfeitamente. Também só os li depois de comprar, pois os dois primeiros que li de Lesley vieram da biblioteca e custou-me muito ter de os devolver =P
      Quanto ao Étienne, também tive de ir ver como se escrevia, pois é um nome, pelo menos para mim, muito pouco corrente.

      Eliminar
  3. Eu adorei este livro, ate agora foi o meu preferido da Lesley, mas ainda li poucos :) O tema da prostituição também ajudou; não sei bem porquê mas é um tema que me fascina! Estou ansiosa por ler os dois volumes seguintes, portanto não posso ir comentar as tuas opiniões.

    Boas leituras,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, o que mais me impressionou neste livro foi precisamente o tema da prostituição, a forma como é abordado... incrível e fascinante!
      Realista, no entanto com classe e nada erótico como agora é "moda", simplesmente realista, bem descrito, bem elaborado e até histórico. Foi muito interessante e fez-me ver muitas coisas de forma diferente e em termos históricos aprendi muito :)

      Eliminar
    2. Exato, o tema é abordado de forma muito realista, demonstrando os aspetos negativos, que nos arrepiam, e um ou outro aspeto positivo.
      Por esta razão, acho que serias capaz de gostar do livro "O outro amor da vida dele" de Dorothy Koomson, dado que aborda o mesmo tema, embora de forma mais contemporânea. É também muito realista e chocante! Foi o meu livro preferido da autora, até hoje :)

      Eliminar
    3. Acabei nem há 10 minutos de ler o meu primeiro livro da Dorothy Koomson,"A Praia das pétalas de rosa", nunca tinha lido nada dela, e apesar de não ter ficado deslumbrada como fico com Lesley, cativou-me e interessou-me. Sendo assim esse será, se eu tiver oportunidade, o próximo que irei ler dela. Curioso referires essa autora escassos minutos de terminar a leitura do primeiro livro e nem era para vir ao pc (pois já devia de estar a dormir, mas tive de acabar a história, não suporto suspense) , por isso não há-de ser um acaso do destino =P

      Eliminar
    4. Isso é que foi uma coincidência engraçada :) Ainda bem que te sentiste cativada! Esse ainda não li :)
      Beijinhos

      Eliminar
    5. O mais incrível é a minha biblioteca não ter nem um único exemplar de um livro dela.
      Até fico.... nem sei como! Uma cidade como esta com uma excelente biblioteca mas tão retrógrada de livros, é só livros velhos, exemplares antigos, novidades só quando o rei faz anos, ainda está dominada por VHS! E já visitei bibliotecas de vilas, juntas de freguesias e aldeias tão pequeninas mas tão ricas e variadas!!
      Perceber até percebo... Prioridades relativamente aos fundos monetários.... --"
      É mais divertido gastar o dinheiro em coisas sem interesse nenhum do que na cultura...

      Eliminar
    6. Em relação à biblioteca da minha cidade, até não tenho razão de queixa, costuma adquirir bastantes novidades. Há certos autores que têm séries e então na biblioteca só existe um livro ou dois, e nunca consigo ler as séries por ordem.
      Agora, contudo, até nem tenho usado muito a biblioteca porque tenho muitos livros em casa para ler e, se requisito os da biblioteca, acabo por não dar atenção aos da minha estante. Portanto agora ando a dar mais atenção aos meus :)

      Eliminar
  4. Há vidas que não são fáceis. Uma autora que retrata de maneira sublime as vidas e os seus dramas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, faz parecer com que sintamos na nossa pele tudo o que as personagens estão a passar, é mesmo intenso...

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑