Opinião: Melodia do Amor | Lesley Pearse

SINOPSE: Liverpool, 1893. Os sonhos de Beth são desfeitos quando ela, o irmão Sam e a irmã mais nova, Molly, ficam órfãos. As suas vidas, até então tranquilas e seguras, sofrem uma dramática reviravolta. Para escapar a um futuro de miséria e servidão, Sam e Beth decidem arriscar tudo, atravessar o Atlântico e partir à conquista do sonho americano. Mas Molly é demasiado pequena para os acompanhar e os irmãos vêem-se obrigados a tomar uma decisão que os marcará para sempre: deixá-la em Inglaterra, a cargo de uma família adoptiva. A bordo do navio para Nova Iorque não faltam vigaristas e trapaceiros, mas o talento de Beth com o violino conquista-lhe a alcunha de Cigana, a amizade de Theo, um carismático jogador de cartas, e do perspicaz Jack. Juntos, os jovens vão começar de novo num país onde todos os sonhos são possíveis.Para a romântica Beth, esta será a maior aventura da sua vida. Conseguirá a Cigana voltar a encontrar um verdadeiro lar? Uma história de amor incondicional e coragem sem limites. Um livro irresistível, da autora de Nunca me Esqueças, Procuro-te e Segue o Coração.


Voltar à época vitoriana e às histórias de vida, aventuras e desventuras das suas personagens femininas fortes, destemidas, foi como soltar um  suspiro bem profundo. Foi voltar à minha zona de conforto e cair naquele tipo de leitura que nos faz esquecer tudo à nossa volta. Adoro e preciso mesmo de livros que me façam sentir dessa forma...

Não posso afirmar que Beth seja das minhas personagens preferidas... Até a achei forte de espírito, mas fraca em tudo o resto, no entanto acaba sempre por ter algo cativante e vai tendo uma evolução interessante...
Os locais por onde decorre a história, os detalhes, a febre do ouro, o dia a dia,os acontecimentos, as alegrias, as desgraças, tudo descrito tão intimamente que somos completamente transportados até lá, senti-me mesmo a viver aquilo.

Até que, a dada altura, quando parei a leitura, para jantar, (às refeições meto sempre um filme ao calhas na tv só para ver enquanto estou a comer, e depois deixo-o ficar a dar, o som a fazer "companhia" quando volto à leitura), desta vez calhou ter metido o filme Could Mountain, que eu nunca tinha tido interesse em ver, e a mistura do que acontece no filme e a época em que é passado, os costumes, vestes, as guerras, muito similar ao que acontece nos livros de Lesley e ainda com a cabeça na história de Beth, foi uma mistura tal que até me emocionou e acabei por ver o filme até ao fim, pois em certa parte parecia que estava a ver e não a ler um dos livros de Lesley e achei fascinante. E quando voltei à leitura estava com a cabeça cheia das paisagens, as roupas, das vozes, das pronúncias, basicamente do estilo de vida daquele tempo o que tornou a leitura ainda mais intensa.

Fiquei cheia de vontade e acho bastante estranho, dado o sucesso que ela tem como escritora, não terem, pelo menos que eu tenha conhecimento, feito nenhum filme baseado nos romances dela. Seria fascinante!!

Apesar de ter sido, mais para o fim, uma leitura compulsiva, muito interessante, adoro ir aprendendo factos e acontecimentos históricos enquanto leio um romance/aventura, não tive aquela sensação de que, ao acabar a história, me estava a afastar de uma boa amiga e de bons amigos/personagens.

Não me senti apegada a nenhuma personagem em especial nesta história, apesar de ter sido uma boa leitura, estava ansiosa por me envolver nos outros livros que comprei dela. Não tive quase vontade de chorar por me despedir das personagens, como tive, por exemplo, em "Nunca me Esqueças". No entanto aprendi muito ao ler "Melodia do Amor", as histórias de vida, os costumes, como eram certas coisas naquele tempo, e por isso é um livro que vale a pena ler e sente-se o encanto da escrita de Lesley, gostei dos bons momentos que me proporcionou e estou grata por tudo o que aprendi e pela aventura que vivi ao ler.


👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Olá minha linda.
    Fiquei curiosa em relação a este livro. Normalmente ou gosto muito ou não gosto nada das obras de Lesley Pears, por isso fico sempre sem saber muito bem se devo começar.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa! :D
      Eu já li quase todos os livros dela e dependendo dos teus gostos, posso aconselhar-te um que eu considere que sejas capaz de gostar.
      Tens os romances históricos: antes, durante ou depois da época vitoriana (basta que me digas que tipo de histórias mais aprecias, as que envolvem dramas e histórias interligadas, sobre guerras antes ou durante a primeira grande guerra, a febre do ouro, fugir para a América, a terra das oportunidades e dos sonhos, ....), tens um que é contemporâneo/policial/drama "Nunca digas adeus" (opinião em breve), ou romance contemporâneo lamechas/dramático "perdoa-me".

      O meu preferido de todos até agora foi: "Nunca me esqueças", também gostei "De amor e sangue" e "procuro-te". Estes três últimos tenho a opinião aqui no blog ;)

      Eliminar
  2. Adoro Lesley Pearse, mas há imenso tempo que não pego num livro dela, acho que só li dois :p
    Boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por um lado tenho alguma inveja (da boa) de quem ainda não leu a maior parte dos livros dela, e ainda tem assim tanto para aprender, viver e descobrir com as suas histórias...
      Eu bem tentei parar de os ler para "poupar" a emoção, mas não resisti... =P

      Eliminar
  3. Bem pensado era de facto filme/s inspirados nos livros da Lesley Pearse ;)

    ResponderEliminar
  4. Por vezes, acontece não gostarmos tanto de um livro dos muitos que uma autora já nos presenteou. Contudo, é sempre uma boa leitura e sempre aprendemos algo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso da Lesley Pearse, mesmo as histórias que não nos dizem nada por aí além, é sempre uma excelente leitura :)

      Eliminar
  5. acabei "aqui" porque fui googlar a ver se haveria algum filme sobre os livros dela ahahah
    este de que falas ainda não li, mas do que li gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh, quem me dera a mim que houvesse filmes baseados nos livros dela! Não sei como raio ainda não há! :(

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑