Opinião: Um Anjo da Guarda | James Patterson

SINOPSE: Será o nosso coração capaz de amar para além do mundo real? Michael era o amigo imaginário de Jane, que a acompanhava, guiava e protegia quando ela, ainda criança, se sentia sozinha. Apesar de a mãe ser uma bem-sucedida produtora da Broadway e do ambiente glamoroso que a rodeava, Jane não era uma menina feliz. Michael e Jane eram os melhores amigos mas, quando ela fez 9 anos, o seu amigo imaginário teve de partir. Vinte e três anos mais tarde, Jane é uma dramaturga de sucesso, trabalha na produtora da mãe e tem um namorado atraente e encantador. No entanto, ela continua infeliz e sem conseguir esquecer Michael. Até que, inesperadamente, volta a vê-lo. Teria Michael afinal sido sempre real? Uma história de amor mágica e comovente, com uma reviravolta emocionante, que nos faz acreditar no poder do amor verdadeiro.


Tive expectativas demasiadas altas relativamente a este livro. Li o "Primeiro Amor" de James Patterson que gostei bastante e decidi investir novamente nele com "Um Casamento no Natal", mas primeiro, achei a história aborrecida e a tradução horrenda fez-me desistir do livro. Tentei então novamente com este, pois pareceu-me muito promissor e a capa é lindíssima.

Bem... Durante toda a leitura, e foi uma leitura rápida, lia só antes de ir dormir e li e 3 noites. Durante o dia a história não me motivava o suficiente a pegar nele para ler. Mas durante TODA a leitura tive sempre com a sensação que o tipo de história e escrita parecia uma fraca imitação de Cecelia Ahern, em especial fez-me lembrar IMENSO o livro "A Prenda". Uma história que ok, dá para perceber onde está a tentar chegar com tudo aquilo e a lição que nos quer transmitir, mas há demasiados rodeios é uma história demasiada confusa e desconexa.

Vocês nem imaginam a minha surpresa quando, mal acabo de ler este livro, tanto me fez lembrar Cecelia Ahern (!) , que eu, tendo recebido por puro acaso à poucos dias um livro dela que eu já queria à muitíssimo tempo mas não tinha tido possibilidades de o obter até à duas semanas atrás e o estava a guardar para ler mais ou menos nesta altura do natal. Mas fiquei com tanta vontade que fui pegar nele.

QUAL O MEU ESPANTO quando o livro é precisamente sobre o mesmo tema de "Um Anjo da Guarda"!! PURA COINCIDÊNCIA de todos os livros de Cecelia que ainda não tinha lido, ao tempo que o queria e calhou o ter recebido à duas semanas, ainda me faltam tantos dela para ler, mas foi ESTE que calhou eu conseguir comprar e qual o tema de um e de outro? AMIGOS IMAGINÁRIOS!!
COM HISTÓRIAS SEMELHANTES!!! E não. Eu não li a sinopse. É raro ler sinopses e quando leio é por alto e na altura de ler a história já me esqueci da sinopse. E neste caso nem a li pois é de uma autora que gosto, por isso nem vale a pena estragar a surpresa da leitura.

Já passava da uma da manhã, eu estava deitada, preparada para quando me desse o sono, a começar a ler "Se Me Pudesses Ver Agora", de Cecelia Ahern, comecei a ler mais ou menos meia hora depois de ter acabado de ler "Um Anjo da Guarda", quando mal ao virar a primeira página do livro de Cecelia eu mando uma exclamação (quase um grito para aquela hora da noite), mal virei a segunda página do livro: "NÃO!! NÃO PODE SER!!!"

Já tinha ouvido boatos de que os romances de James não eram bem dele, tanto que a maior parte deles são escritos com outras pessoas, há a coisa dos "escritores fantasma" e assim, mas caramba... O livro de Cecelia saiu em 2007, este em 2014 e é uma óbvia imitação ou tentativa de... e mal conseguida.

Mas assim vou poder comprar um e outro e eu BEM DISSE (para mim própria) durante toda a leitura deste livro de James Patterson que me fazia lembrar constantemente a escrita de Cecelia!!! Mas sem o entusiasmo, sem a credibilidade, sem... a emoção, os pormenores fantásticos, minucioso e no entanto nada aborrecidos, extremamente realistas e a forma como ela consegue transformar estes romances fantasiosos dela em romances-auto-ajuda mantendo-nos agarrados à história é incrível. Mas isso será na opinião do livro DELA e não deste. Deste o que tenho eu a dizer?... Vai ser a minha opinião mais fraca de sempre... Já houve a moda dos vampiros. Depois os anjos. Agora vai ser os amigos imaginários?

Bem... quando a este livro: "Um Anjo da Guarda", se não me tivesse sido emprestado por uma boa amiga, provavelmente o teria metido de lado, tal como fiz com "Um Casamento no Natal". Mas li até ao fim. Lia-o à noite pois dava-me sono e dava-me jeito para as minhas insónias. Por ai já dá para ver mais o que senti durante a leitura. Sinceramente, a personagem principal é fraca, uma chorinhas, "pobre de mim, ai ai,..." tipo, por amor de Deus... Tanta desgraça no mundo e queixa-se de tão pouco quem tem tudo... Não sei mesmo como comentar este livro, porque foi um livro que não adicionou nada à minha vida, não me entusiasmou, não me motivou, não há nenhum pormenor que tenha sido inesquecível, é super cliché, é muito previsível, até as "tramas" que tentam inserir na história só quem estiver muito distraído não vê logo onde aquilo vai dar e basicamente não aprendi nada com esta leitura, nem me transportou para um mundo diferente, como outros livros fazem, mas o pior foi o factor de ser um bocado (bastante!) ofensivo ter copiado descaradamente uma história e até personagem (o amigo imaginário) tão similar ao do livro de Cecelia.
Falta tanta coisa neste livro e até podia ter potencial... Mas não tem.

No entanto garantidamente que o livro de Cecelia supera este em tantos níveis que esta minha opinião vai servir só para completar a do livro "Se Me Pudesses Ver Agora".


👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Respostas
    1. Este não sei se apostava inteiramente que fosses gostar, mas acredito que gostasses mais do que eu ;)

      Eliminar
  2. "Copy...Paste"...é lamentável que um livro seja escrito baseado noutro e, ainda por cima, que não se consiga acrescentar nada, escrever uma história interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei mesmo desiludida, porque ou a coincidência é muito grande, e eu não acredito muito em coincidências tão grandes, ou há algo aqui muito estranho nestas histórias... :(

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑