Opinião: A Minha Pequena Livraria | Wendy Welch

SINOPSE: Wendy e Jack sempre sonharam ter uma livraria, por isso, quando trocaram os exigentes empregos por uma vida mais simples numa cidade mineira no interior dos Estados Unidos, aproveitaram uma inesperada oportunidade de perseguir esse sonho. E conseguiram. Contra todas as probabilidades, mas com muita determinação, otimismo, perseverança e um amor incondicional pelos livros, mais do que estabelecer um negócio, o casal consegue criar uma comunidade em torno da sua livraria.

Este livro não é um romance, não é uma comédia, não é um livro de auto-ajuda, não é um livro sobre amizade, não é um livro sobre experiências de vida, não é um livro sobre bibliotecas, não é um livro sobre livrarias, mas é, sim, um livro com todos estes elementos tudo isto e ainda mais!

Foi uma leitura fascinante, em forma de relato, que me fez lembrar muito o género de escrita da autora do livro "Dewey".
Aprendi imensas coisas, sobre livros, livrarias, bibliotecas, gostos literários, sobre pessoas, sobre sentimentos, sobre a amizade, sobre a coragem no meio do desespero, sobre seguir e realizar os seus sonhos, tudo isto acompanhado de umas quantas valentes gargalhadas.

Tem livros, livrarias, bibliotecas, chá, gatos, cães, história, amizade, ... Tem tudo! Até sugestões de leituras e os livros preferidos da autora, assim como que não quer a coisa.
Eu antes tinha post-its para ir colando em certas citações dos livros que eu gostasse mais para mais tarde partilhar aqui no blog. Mas como havia alguns livros em que eu estava constantemente a parar a leitura para o fazer e estragava-me o prazer fluído de pura e simplesmente ler, parei de o fazer, ou faço apenas se valer MESMO muito a pena estar a parar de ler para o fazer. Neste livro havia citações tão brutais que tive de ir buscar os ditos post-its e quando fui a ver eram posts-its em todo o lado, como dá para ver na foto, tanto que esgotei com eles.

Em cada capítulo está uma citação relacionada com livros e não só, basicamente uma citação relacionada com o que se vai passar nesse capítulo, e são todas muito interessantes, tanto desses autores e famosos, como palavras da própria escritora, culta e "desprendida" que valeram a pena parar a leitura para marcar aquelas palavras.

Um livro excelente para quem gosta de livros, histórias de vida, bibliotecas, livrarias, pequenas comunidades, aprender um pouco de tudo isso e até como gerir uma livraria ou outros negócios, pois certos conceitos são os mesmos, mas numa leitura fácil, fluída, divertida, realista e envolvente.
Contada na primeira pessoa, de tal forma que nos transporta mesmo para aquela pequena comunidade, para aquela livraria de livros usados, parece que sentimos tudo o que a autora sente e descreve.
O melhor de tudo é que eles estão lá! Esta livraria existe mesmo, esta comunidade existe mesmo, tudo o que é relatado aconteceu mesmo e dá, quem tiver oportunidade para tal de passar por lá e conhecer as pessoas que deste livro fazem parte! Fascinante!

Um livro pequeno, que passa facilmente despercebido, mas muito bom, vale a pena ler. Recomendo.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻