Apresentação da Biblioteca de Pataias

Biblioteca de Pataias
Espaço Cultural- Biblioteca/Videoteca/Galeria Permanente de Pataias

Espaço de Leitura e Workshops Vários de Pintura, Xadrez, e Galeria Permanente de Pinturas, e Saraus Poéticos, Tertúlias de Temas de Ocasião.

Todos os elementos desta comunidade, e todos os outros juntos por esta comunidade, podemos ajudar a dar vida a este Espaço que se pretende de toda a população de Pataias e Arredores, visitando o espaço e divulgando para quem ainda não o conhece. E é divulgar e dar a conhecer que vos vou disponibilizar a seguinte apresentação, habituais dicas e em seguida a entrevista feita a esta biblioteca para a conhecer-mos ao pormenor.

A Biblioteca de Pataias faz um papel preponderante até a nível social e que não está, infelizmente, na rede de bibliotecas apenas porque pertence a uma junta e não a uma câmara municipal.
No entanto, na minha opinião pessoal, na opinião dos funcionários, usuários da biblioteca e da comunidade de Pataias, não faz sentido, pois uma junta de freguesia até precisa de mais ajudas que uma câmara, especialmente a sua biblioteca.
Por isso, para esta biblioteca em especial, a doação de (bons!) livros é essencial à sua existência e bom proveito dos seus utilizadores.

Mais uma vez alerto, por favor, para a importância de não pensarem nas bibliotecas com um depósito de livros, em que qualquer coisa serve e "atiram" para lá tudo o que não querem, mas a importância e o valor de doarem livros que vós próprios gostariam de lá ver e requisitar.

Claro que há o caso de alguns livros menos recentes serem melhor do que nada, e há livros não recentes muito bons, aliás, bem melhores que muitos recentes de agora! Mas estou a referir-me a livros mesmo muito antigos, mais antigos que a própria pessoa que os doa, e antigos refiro-me a antigo, velho, e não histórico e pensem também que, se entregam um livro já muito manuseado, imaginem como ficará depois de ser manuseado/requisitado por uma centena de pessoas que peguem nele a seguir!
Não sabem o que fazer com livros no estado inapropriado? Não há problema, eu ensino!
Existe a Campanha "Papel por Alimentos", do Banco Alimentar Contra a Fome.
Iniciativa My Own PortugalFui eu que fiz – Quadros com Livros.
Doarem esses livros a artesãs nacionais que gostam de fazer peças originais, ou procurar na Internet como fazer vós mesmos.
E muitas mais ideias numa próxima publicação que irei escrever e publicar aqui no blog, com o que vocês poderão fazer com livros que já não têm uma segunda oportunidade de vida, aqueles meus tutorais cheios de fotos, passo-a-passo, completos e informativos como vocês gostam.
Morada:
Rua das Escolas Velhas - Junto à Casa do Benfica de Pataias, em Pataias

Morada para quem quiser doar livros via ctt:
Biblioteca de Pataias, apartado 101, 2445-260 Pataias

Horário:
Segunda feira das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00
Terça a Sexta-feira das 09:00 às 18:00.
Sábado das 09:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30.

Contactos:

A comunidade de Pataias agradece!