[Iniciativa] Somos Bibliotecas

Caros seguidores fieis, e os que apenas agora descobrem este meu blog, antecipando já a pergunta:
Esta campanha nasceu sem o meu conhecimento, eu não faço parte, ninguém me informou de nada, apesar de andar à mais de um ano a divulgar este meu blog e projecto por todas as entidades relacionadas com bibliotecas, às próprias bibliotecas, municípios, páginas e tudo mais relacionado com livros e literatura. De mais de 100 bibliotecas a quem enviei email e apresentação do meu projecto/blog só de meia dúzia tive resposta e votos de sucesso.

Mas fico muito feliz ao ver nascer esta iniciativa, tão parecida ao objectivo com que criei deste meu blog/projecto literário. No entanto não confundir pois somos partes diferentes, com um mesmo objectivo. Claro que eu ajudaria em tudo o que me pedissem, mas desta parte nada me foi pedido nem sei se têm conhecimento que este espaço existe. No entanto é com muito gosto que vos apresento:


Quem somos

A campanha Somos Bibliotecas. Públicas. Municipais. De todos. é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), entidade sem fins lucrativos fundada em 1973 e reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública por Despacho de 7 de Junho de 1988. A nível internacional é membro da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), da European Bureau of Library Information and Documentation Associations (EBLIDA) e do International Council on Archives (ICA).

Esta Campanha é destinada à população em geral, utilizadora ou não das bibliotecas públicas municipais, mas consciente da sua importância para a sociedade e preocupada com a continuação e desenvolvimento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, esta seção é destinada a todos(as) os que nos apoiam:  Somos Bibliotecas.


Campanha
Esta campanha, que pretende evidenciar junto da sociedade o papel das bibliotecas públicas em Portugal, tem como público-alvo a população em geral, quer seja ou não frequentadora de bibliotecas públicas, sendo baseada em diversos tipos de testemunhos, apresentação de serviços e atividades prestadas pelas bibliotecas públicas. O objetivo desta campanha é que tenha um efeito multiplicador junto da população, de modo a que se torne uma ferramenta chave de promoção, divulgação e apresentação das bibliotecas públicas portuguesas.

Esta página de apoio à Campanha Somos Bibliotecas. Públicas. Municipais. De Todos. servirá como repositório de todos os materiais criados/recolhidos - vídeos, fotografias, testemunhos, opiniões, materiais gráficos da campanha - reunindo ainda diversos elementos chave para o cumprimento dos seus objetivos. Assim, está disponível uma aplicação de simulação de cálculo do valor da biblioteca, um mapa nacional interativo das bibliotecas públicas municipais portuguesas, uma petição dirigida à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Assembleia da República como forma de alertar para a situação atual das Bibliotecas Públicas Municipais nacionais e para solicitar a criação de um enquadramento normativo que defina requisitos mínimos para o funcionamento das Bibliotecas Públicas Municipais.

No âmbito desta Campanha e tal como sucedeu em 1983 com o Manifesto da Leitura Pública, foi redigido um novo texto Manifesto Sobre as Bibliotecas Públicas e Municipais em Portugal: Somos Bibliotecas que recorda as fragilidadades das Bibliotecas Públicas Municipais e a necessidade de refletir sobre o futuro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Portugal.


Comentários