Apresentação do Estabelecimento Prisional de Tires

Imagem ilustrativa
Esta apresentação vai começar de forma diferente, pois conheço bem o sentimento das pessoas relativamente a este tema, mas por favor: Primeiro leiam, depois tirem as vossas conclusões.

Nunca julguem ninguém sem saber a sua história. E depois de ficarem a conhecer a história de vida da pessoa, avaliem se essa pessoa valerá uma segunda oportunidade. Quase toda a gente merece uma segunda oportunidade, por isso, por favor (!) não fechem os olhos a esta causa, a este apelo, por ser uma instituição prisional. Poderão mudar a vida de alguém ou até de várias pessoas com a doação de um livros que lhes pode mudar a vida, directa ou indirectamente.
Nunca sabemos o dia de amanhã, nem o que um amigo, familiar, vizinho, conhecido se possa envolver numa situação em que acabe num estabelecimento como este. Primeiro ouvir, depois julgar. E se for o caso, dar uma segunda oportunidade de vida, oportunidade para se arrependerem e remendarem o mal que tenham feito e se tornarem boas pessoas, que ajudam outros.
Não sou religiosa, mas este senhor é muito sábio, não só no que se refere à religião e merece ser citado:

Os livros que este estabelecimento mais tem necessidade, são:

Em Espanhol

Para pessoas de origens, por exemplo: Argentina; Venezuela, Paraguai, Colômbia, etc.

Livros noutras línguas, tais como:

Língua Polaca, Holandesa e Italiana.

"Caso exista a possibilidade e nos queiram enviar doações de livros, então deve ser o Estabelecimento Prisional informado antecipadamente, por mail, da chegada desse material.

Primeiro deve ser enviado um email a informar que vão doar livros, seja por envio ctt ou pessoalmente, para ficarem a contar com a sua chegada na portaria, para receberem os livros:
EPTires@dgsp.mj.pt
ou através do número:

A doação poderá ser feita, pessoalmente ou via ctt para esta morada:

Exma. Directora do Estabelecimento Prisional de Tires
(Livros para a biblioteca)
Avenida Amália Rodrigues - Tires
2785-636 S. Domingos de Rana

O Estabelecimento Prisional de Tires foi criado em 1953, com a designação de Cadeia Central de Mulheres e entregue à Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, por acordo celebrado com o Ministério da Justiça. A partir de 22 de Setembro de 1980 a sua administração transitou de tutela religiosa para a leiga.

Tradicionalmente, este Estabelecimento destinou-se a mulheres, excepcionando o período entre Dezembro de 1984 e Abril de 1989 em que comportou também reclusos dos sexo masculino centralizados num único pavilhão. Este sector manteve-se em funcionamento até ao encerramento da “Cadeia das Mónicas” quando as mulheres que ali se encontravam foram transferidas para este E.P.
Situado numa quinta de 34 hectares, o Estabelecimento Prisional de Tires é composto por três pavilhões de Regime Fechado , um destes com população masculina desde 9/10/2002 ,em situação de prisão preventiva, três pavilhões para alojamento de reclusas em Regime Aberto, um espaço terapêutico autónomo para recuperação de toxicodependentes – Unidade Livre de Drogas - ,o espaço “Casa das Mães” destinado a reclusas em período de gestação e com filhos até aos três anos de idade, uma Creche destinada aos filhos das reclusas e que funciona em período diurno.

Notícias/Imprensa

(Independente do Estabelecimento Prisional)

A  Casa da Criança de Tires é um Centro de Acolhimento Temporário que acolhe crianças filhas de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires e crianças em risco que aguardam a definição do seu projecto de vida.

Numa Casa sente-se amor, troca-se experiências, conta-se segredos, ama-se incondicionalmente e tem-se, na maior parte das vezes, um pai, uma mãe, alguns irmãos e uma história que vai sendo construída com o passar do tempo, acabando quase sempre com … “e foram felizes para sempre.”
"Na Casa da Criança há vários pais, várias mães, tios ou tias e filhos ou sobrinhos dos 3 aos 10 anos que tentam viver felizes para sempre, sendo que este “para sempre” tem uma validade indefinida…
Assim, tenta-se ir vivendo em família, sentindo cada dia como ainda mais único e perfeito, mesmo com todas as limitações que possamos sentir
Aqui ri-se e chora-se, brinca-se e estuda-se, partilham-se refeições, abraços doces e firmes, dá-se colo, negoceia-se e estabelece-se regras, tenta-se ser feliz!
Por todos estes motivos, é importante que cada criança e cada adulto que por aqui passe, sinta no seu coração que esta é a nossa CASA, um bocadinho diferente de todas as outras, mas a Casa destes meninos e meninas que aqui vivem e por aqui vão passando e dos crescidos que os vão ajudando a crescer.
“Nesta casa de “faz-de-conta”, há uma família de “faz-de-conta” para crianças que continuam a sentir um profundo vazio de uma casa “de verdade”, com uma família “de verdade”.
Obrigada a todos os amiguinhos que nos têm acompanhado e ajudado a levar um sonho para amanhã."
Projecto Oficina de Mães
Projecto que decorre no espaço do Estabelecimento Prisional de Tires que intenta a munir as mães de competências parentais e fomentar a co-responsabilização na construção de um projecto de vida dos seus filhos, atendendo ao conhecimento da sua personalidade, vivência pessoal e meios de socialização. A par das competências parentais também são trabalhadas as competências pessoais e sociais visando a não reincidência no crime.

E vocês? Acham que os reclusos têm direito aos livros? À cultura? Aprender? Uma segunda oportunidade? Recomeçar a vida?
Vamos ajudar, doando livros a este estabelecimento, que tanto precisa?