Apresentação da Biblioteca Municipal Simões de Almeida Tio | Figueiró dos Vinhos

Situada numa das zonas mais nobres da vila de Figueiró dos Vinhos, a nova Biblioteca foi inaugurada a 28 de outubro de 2001, tendo sido batizada de Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio) em homenagem a este ilustre escultor figueiroense.

Com uma área útil de 745,85 m2, repartida por três pisos, a Biblioteca resultou da recuperação da ala nascente do corpo sul do antigo Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços (séc. XVII) e da construção de um novo edifício acoplado àquele.

ACESSO GRATUITO À INTERNET
A Biblioteca possui diversos computadores onde poderá aceder gratuitamente à Internet.
No interior da Biblioteca é possível aceder a partir do seu computador portátil à Internet sem fios (rede wireless), para tal bastará que o seu computador possua uma placa de rede.
Este serviço é livre e não tem quaisquer custos para o utilizador.

APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO CONCELHO
Pretende-se, através desta cooperação, que o espaço da aula se articule com a biblioteca escolar e esta com a biblioteca municipal para que a leitura faça parte dos hábitos fundamentais das crianças e jovens.
Deste modo, a Biblioteca Municipal apoia tecnicamente através dos seus recursos humanos as bibliotecas escolares do Concelho, estando neste momento a proceder à catalogação dos acervos das bibliotecas da Escola José Malhoa.

ATIVIDADES CULTURAIS
A Biblioteca desenvolve programas de dinamização cultural como atividades de animação infantil, ateliês, exposições, palestras, tertúlias, encontros, concursos, teatro, ações de formação e outras atividades de âmbito cultural.

AUDIÇÃO DE MÚSICA
A Biblioteca coloca à disposição dos seus utilizadores leitores portáteis onde poderá ouvir qualquer um dos CD's disponíveis. Estes leitores portáteis destinam-se apenas a uma utilização interna.

BIBLIOPRAIA
A Biblioteca prolonga durante o Verão os seus serviços com um pólo na praia fluvial de Ana de Aviz.

CONSULTA DE REVISTAS E JORNAIS
A Biblioteca oferece uma grande variedade de revistas e jornais regionais e locais em livre acesso que pode consultar localmente.
Muitas revistas estão disponíveis para empréstimo.

LIVRE ACESSO ÀS ESTANTES
Uma grande parte dos documentos que a Biblioteca possui encontra-se em livre acesso nas estantes. Isto significa que os utilizadores são livres de se dirigirem às estantes, de escolher e consultar qualquer obra.

PROMOÇÃO E ANIMAÇÃO DA LEITURA
A Biblioteca organiza regularmente durante o período letivo atividades de animação e promoção do livro e da leitura. São atividades que têm sempre como objetivos fomentar hábitos de leitura e o prazer de ler. Destas atividades destacam-se a Hora do Conto e outras atividades de enriquecimento curricular e ações de formação destinadas a mediadores de leitura.

SERVIÇO DE DIGITALIZAÇÃO
A Biblioteca possui serviço de digitalização gratuito em regime de auto serviço.

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO À COMUNIDADE
A Biblioteca possui um Serviço de Informação à Comunidade que tem como objetivo recolher, organizar e divulgar todo o tipo de informações úteis, de modo a responder a questões relacionadas com assuntos e problemas práticos do dia a dia.

VISIONAMENTO DE FILMES
Poderá visionar qualquer um dos filmes que a Biblioteca dispõe em DVD ou VHS na Sala Multimédia e/ou na Sala Infanto-Juvenil.

Podem ficar a conhecer mais serviços da biblioteca aqui, e na entrevista que fiz à biblioteca, para ficarem a conhecer todos os pormenores desta fantástica biblioteca e tudo o que ela tem para oferecer, e que aceita de muito bom agrado que as pessoas doem livros, especialmente recentes, para poder oferecer ainda mais variedade aos seus utilizadores.

Horário:
2.ª FEIRA A 6.ª FEIRA: 10h00 - 18h00