Apresentação da Biblioteca César Rodrigues | Centro Cultural Casa do Povo em Santa Cruz da Trapa


O Centro Cultural Casa do Povo é composto pela Biblioteca César Rodrigues, por uma Galeria e por um Auditório.
A nossa Galeria recebe todos os meses uma exposição diferente desde artesanato, pintura, coleções pessoais entre outras coisas.
O nosso Auditório é composto por 90 lugares, tem tela e projector de cinema e todos os elementos necessários para a realização de teatro, concertos, colóquios,...
A nossa Biblioteca César Rodrigues, é maioritariamente composta por livros antigos doados por uma só pessoa. 
Neste momento estamos a formar uma Academia de Música que tem cerca de 90 alunos.

Isto tudo conseguimos com a ajuda da União de Freguesias de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões que nos apoia incondicionalmente.


A Biblioteca tem como nome "Biblioteca César Rodrigues" devido ao espólio literário que possui, este foi doado pelo Santacruzense Luís César que tinha em suas posses o espólio literário do seu avô César Rodrigues.O livro mais antigo data do ano 1741.


No entanto quase todos os livros de que esta biblioteca dispõe são livros antigos, de consulta, raros, e não tem quase variedade daqueles que as pessoas podem requisitar para ler em casa, como é o caso de livros recentes de aventura, espionagem, romances, ou seja de literatura mais comum.  

Esta é uma das bibliotecas, tal como eu já mencionei anteriormente, em publicações com as minhas opiniões pessoais, enquanto umas bibliotecas dizem que não aceitam doações ou que já têm demais, dão com cada respostas que até desmotivam as pessoas que querem doar livros a fazê-lo, outras bibliotecas estão a precisar urgentemente de doações de livros (!!!), ou as que nem sequer orçamento têm para os poderem comprar, e "sobrevivem" à base das doações feitas pelas pessoas que a visitam.


Por isso amigos das bibliotecas, dos livros, da literatura, seguidores do blog, escritores, editoras, bibliotecas que doam livros que têm a mais e outras entidades que doam livros, vamos ajudar esta biblioteca que precisa tanto de livros novos, especialmente recentes e de interesse geral que as pessoas que a utilizam: crianças, jovens, adolescentes, adultos, idosos gostem de ler e possam requisitar para ler em casa, e assim ajudar esta comunidade a tornar-se mais chegada aos livros, à literatura e à sua biblioteca.  Existe no nosso país, quem sabe mesmo ao vosso lado, na vossa cidade, amigos, familiares, vizinhos, casos em que a única hipótese que certas pessoas têm de poder ler livros, é graças às bibliotecas...

Mesmo quem não viva no distrito, mas já tenha vivido, visitado ou simplesmente queira ajudar, mas não se possa deslocar até à mesma, deixo-vos a morada para onde podem enviar as vossas doações (livros) por ctt. Podem fazer através do envio tarifa editorial dos ctt, explico tudo sobre a mesma aqui.

Também se aceitam DVD´s de filmes, dvds infantis, dvds com documentários, basicamente, de interesse geral :)
Morada
Avenida Corpo de Deus, nº106
3660-256 Santa Cruz da Trapa

Horário
Terça a Sexta das 10:00 - 12:30 e das 14:30 - 18:00
Sábado 10:00 - 12:00 e das 15:00 - 18:00

Contacto:
232 798 165
Facebook:

Os utilizadores deste Centro/Biblioteca agradecem-vos muito!

Comentários

  1. Irei ajudar esta biblioteca com todo o prazer, já tenho aqui tudo pronto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, do fundo do coração <3
      Eu também já estou a preparar a minha parte :D

      Eliminar
  2. Uma biblioteca com um acervo muito interessante, mas é triste ver a escassez de livros e de outros recursos. Espero que, no entretanto, esta situação se tenha alterado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, por acaso não falo com eles há imenso tempo, tenho de ver se corrijo isso em breve, mas depois deste post sair, eles receberam algumas doações por correio de seguidores do meu blog, o que me deixou mesmo feliz! :D Já eu tenho livros de parte para lhes doar quando os for visitar ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑