Apresentação da Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém

A Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém, pólo da Biblioteca Municipal de Sintra, foi inaugurada a 11 de Novembro de 1997. Possui uma capacidade de 100 lugares sentados.

Serviços oferecidos:

Terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00
Sábados, das 14h30 às 20h
Encerra domingos e feriados

Horário de Verão (Agosto):
De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00
Encerra aos sábados e domingos

***

Esta não só é uma biblioteca muito especial, como se não estou em erro ou pelo menos até onde a minha memória chega, esta foi a primeira biblioteca municipal a que fui ou pelo menos a primeira biblioteca municipal que eu usei para requisitar livros. Ou seja sem ser na biblioteca escolar. Tinha à volta de 16 anos, vivia em Rio de Mouro mas estudava no Cacém quando a comecei a frequentar, e até tive de pedir à minha mãe os documentos e  que assinasse os papéis para eu poder fazer o cartão para requisitar livros.

E foi nesta biblioteca que a minha aventura pelas bibliotecas municipais começou. E também a descoberta de autores e géneros de livros que antes não lia, como foi o caso de "Baunilha e Chocolate" de Sveva Casati Modignani e "O Diário da Nossa Paixão" de Nicholas Sparks, entre muitos outros.

Auxiliou-me muito nos trabalhos da escola, quando ainda pouco ou nada dependíamos dos computadores para os fazer e tínhamos de consultar os livros. Principalmente aqueles livros muito grandes, pesados e que têm uma bolinha, cada um com a sua cor a significar que não os podíamos requisitar.

Os livros sempre me ajudaram quando mais precisei, fosse para me fazerem companhia, me distraírem, me inspirarem ou ajudarem. Foi aqui que comecei a andar sempre com mochila, pois tinha a mania de levar os livros da escola na mão, e ainda hoje uso mochila, não uso mala com as outras "senhoras", só para andar sempre com um livro "atrás". E também porque me dá mais jeito por causa das dores nas costas.

Se bem me lembro chegava a levar livros também para a minha mãe ler. Quando me perguntam: "Como começou esta tua paixão pelas bibliotecas?" eu penso sempre nesta biblioteca. Ainda me lembro do fascínio que senti quando lá entrei pela primeira vez e pensei "Tão grande!! Tantos livros para ler!" ainda mais numa altura em que o dinheiro era para comprar comida, e não livros. No entanto os livros sempre me fizeram muita companhia, pois nunca fui muito de ter amigos, precisava de ler quase como de respirar e poder ter acesso ilimitado a eles foi uma alegria indescritível que me ajudou mesmo muito nas horas mais negras, e nas mais felizes também.