[Iniciativas] Campanha "Papel por Alimentos"
O seu papel é essencial
Os Bancos Alimentares iniciaram uma campanha “Papel por Alimentos” com contornos ambientais e de solidariedade no âmbito da qual o papel angariado (jornais, revistas, folhetos, etc.) é convertido em produtos alimentares.
A Campanha “Papel por Alimentos” integra-se num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.
Pretende envolver as Instituições que diariamente se abastecem nos Bancos Alimentares e os voluntários que colaboram, mas também todas as pessoas e entidades que se queiram associar, nomeadamente a administração pública e local.
A campanha permitirá incentivar o voluntariado, desde logo porque todo o papel recolhido terá que ser depositado pelos doadores nas instalações do Banco Alimentar Contra Fome da sua região.
Esta acção vai ser desenvolvida em parceria com a Quima, empresa de recolha e recuperação de desperdícios, que por cada tonelada de papel recolhido vai entregar o equivalente a 100 euros em alimentos, indicados pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.
O seu papel é essencial na luta contra a fome!
A campanha tem também uma ambição de mudança de mentalidades e atitudes. Para o efeito foram produzidos pela Copidata toalhetes de refeição, através dos quais se pretende difundir a ideia de que é possível ser solidário se se tiver atenção à possibilidade de doar ou reciclar bens que, à primeira vista, parecem não ter valor (neste caso o papel).
E para chegar aos mais jovens, serão colocados toalhetes de refeição precisamente com esta mensagem em cantinas de universidades e escolas.
Entregue no Banco Alimentar mais próximo de si todo o papel de que já não precisa!
O que é a Campanha “Papel por Alimentos” ?
A Campanha “Papel por Alimentos” é uma campanha promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares com contornos ambientais e de solidariedade: por cada tonelada de papel recolhido é doado pela empresa Quima o equivalente a 100 euros em produtos alimentares básicos.
A Campanha “Papel por Alimentos” integra-se num quadro mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.
Quem pode associar-se a esta campanha?
Todas as doações são bem-vindas. Para além do público em geral, podem associar-se escolas, universidades, instituições, empresas, administração pública e administração local.
Que tipo de papel é aceite ?
No âmbito da presente campanha, pode ser entregue todo o tipo de papel:
- Jornais/revistas
- Fotocópias
- Papel de rascunho
- Impressos e folhetos publicitários
- Envelopes
- Papel de fax
- Papéis timbrados
- Arquivos mortos
Que tipo de papel não é aceite?
No âmbito da presente campanha, não é aceite:
- Cartão e papelão
- Papeis plastificados
- Papeis metalizados
- Papeis parafinados, papel vegetal, fotografias
- Fitas adesivas
Até quando dura esta campanha ?
A campanha não tem limite temporal previsto.
Adoro a iniciativa! Realmente o Banco Alimentar faz trabalhos espetaculares! [Cindy]
ResponderEliminarNa minha opinião este é um dos melhores projectos deles :)
Eliminar