Crónicas biblioterapêuticas: Este meu blog e mais um ano que passou....


Hoje dou por mim a reflectir em tudo... Deve ser por o ano estar a acabar e eu me estar a perguntar: "É impressão minha ou este ano passou rápido como o caraças e não estou a ficar mais nova?"
Parece que ainda ontem foi o natal de 2013 e agora é o de 2014?
Ainda nem recuperei de um, já vem outro?

Eu ainda estou à espera do Verão! Sim, porque este ano, digam-me o que disserem não considero que tivemos Verão...
Tivemos (aqui, pelo menos) manhãs cheias de nevoeiro, frias, noites muito frias, algumas tardes abafadas, tempo inconstante, agora... Verão? Não.

Houve um dia em que tivemos de ir embora da praia (uma das únicas duas vezes que fui!!) porque estava a chover!
E a única vez este ano em que fui a um parque aquático para tentar aproveitar pelo menos um único dia de "verão", um gostinho a "férias"... Estava tanto vento e o sol sempre a esconder-se atrás de nuvens grossas que tive quase sempre embrulhada na toalha com os lábios roxos...

Mas serviu para me agarrar como não me agarrava à muito tempo aos livros. Foi este ano que finalmente decidi levar avante a ideia de criar um blog onde poderia falar sobre os livros que leio, as ideias que tenho, projectos literários e foi o ano em que descobri outros blogs literários, editoras, conheci pessoas fantásticas, escritores, pessoas do meio literário, até ganhei alguns passatempos de livros (que irei doar a bibliotecas) e me meti neste mundo sem o qual agora não me vejo a viver... Faz parte do meu dia a dia... Da minha vida...

Só uma coisa me anda a incomodar relativamente a este meu blog, é o facto de as pessoas compreenderem mal o título que dei a este blog/projecto. Não são todas, há quem perceba perfeitamente a ideia, mas ainda são umas quantas que pensam que eu pertenço a alguma biblioteca especifica e que este projecto é uma angariação para alguma biblioteca.
De forma alguma! Só umas duas ou três (se tanto) bibliotecas têm conhecimento que este projecto existe! 

Sou uma simples amante de livros, desde que me lembro que existo. Nasci em Lisboa, em 1988, sou rapariga, sou peixes, sou teimosa, sou muita coisa, mas sou basicamente só eu... E isto é uma ideia.
Não me lembro de existir sem livros. Comecei a ler livros inteiros (sem "bonecos") com 5 anos, a devorar livros e não parou desde ai. Já passei meses sem ler. Já passei fases em que não lia.... Fases da vida, histórias de vida...
E essas fases foram precisamente as piores da minha vida...
Mas acabo sempre finalmente por pegar num livro e durante um bocado tudo fica bem.
Enquanto estou perdida num bom livro tudo está bem.
Os livros em determinada altura da minha vida salvaram-me, literalmente.
Mudaram a minha vida e vontade de viver.

Criei este projecto para partilhar esta minha paixão com as pessoas e dar a conhecer as bibliotecas do nosso país a toda a gente, provar que os livros são acessíveis a TODOS.
Bibliotecas municipais, dos hospitais, das prisões, dos lares, dos reformatórios, das casas de acolhimentos,... Existem tantas que ninguém conhece!

Quem aqui já esteve internado e a melhor companhia que teve (além das pessoas queridas) foram os livros? Os livros que ajudam a passar o tempo e nos tiram do pior sitio onde estejamos? Livros que nos levam para outros lugares? Que nos levam a viajar para todo o lado? Desde outro país a um mundo imaginário? Que nos transportam ao passado, presente e futuro?

É isso que é o "Vamos doar livros à nossa biblioteca?"
O "nossa" é a nossa, individualmente. Aquela que mais gostamos. Se for a biblioteca do hospital onde passamos tempo demais, é essa a "nossa". Se foi a biblioteca municipal onde nos refugiámos quando mais precisámos, onde passámos horas a estudar, aquela que mais gostamos, a que vem imediatamente à nossa cabeça quando ouvimos "biblioteca", é essa a "nossa". A biblioteca que nos faz feliz. A "nossa" biblioteca. Não a minha. Não a vossa. A "nossa".

Acham que escolhi mal o nome?
"Vamos doar livros às nossas bibliotecas?" por exemplo, não ficaria mais pesado e confuso? Se fosse outro nome qualquer relacionado com livros, literatura, tertúlias, não ficaria "perdido" no meio de tantos? "Vamos doar livros à nossa biblioteca?" é um nome confuso?

Comentários

  1. Olá!

    Pois é, também concordo contigo, nem tivemos Verão de jeito e já estamos no final do ano!! O tempo passa a correr! Temos que o aproveitar bem!

    Os livros, de facto, são uma grande companhia. Para onde quer que vamos eles podem ir connosco e acompanhar-nos! Teres ficado internada é que não era uma situação desejável! Espero que esteja tudo bem.

    Eu acho que o título do blog está muito inteligente! É uma bonita homenagem às bibliotecas que servem as suas comunidades! Destinge-se de todos. è um nome muito sugestivo e fica connosco!

    Parabéns!! Gostei muito e vou seguir :)

    Beijinhos e boas leituras!

    http://jardimdemilhistorias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras Isaura, precisava mesmo de sentir que valorizam aquilo que eu faço... Digam o que disserem acho que toda a gente gosta de ser valorizada...
      Infelizmente já estive internada vezes demais, por isso quero fazer um destaque grande às bibliotecas dos hospitais do nosso país, pois é uma coisa que eu ainda sei pouco, e quero mesmo aprender e dar a conhecer...

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑