[2014] Primeiro ano do blog


Vou falar um pouco do que tem acontecido este ano desde que criei este blog/projecto, a 10 de Setembro de 2014.

Vou falar dos livros que mais gostei de ler após a criação deste meu blog, apesar de ter andando uns tempos a "matutar" nessta ideia e ter arriscado para ver se valia a pena entrar "neste mundo" literário da blogosfera.

Valeu. Muitas vezes pergunto-me se valerá a pena, se alguém me lê, se alguém dá valor às minhas opiniões, aos meus artigos, às minhas iniciativas. Isso não sei. Mas já valeu a pena pelas pessoas que conheci, que ando a conhecer e quem sabe ainda vou conhecer.
Valeu a pena por todos os dias descobrir livros e autores que não conhecia e fiquei muito entusiasmada por ler e conhecer!

Valeu a pena porque ao ter este blog e projecto já ter conhecido pessoalmente vários escritores.
Ter ido a um Clube de Leitura debater um livro e ideias, ter ido a apresentações de livros, por este blog/projecto me ter tornado mais social e me dar motivos para sair de casa e isolar-me menos e até me terem feito uma entrevista sobre ele na Rádio Liz!

Valeu a pena porque este projecto fez com que o meu companheiro, que apesar de adorar ler (e está no momento em que escrevo isto ao meu lado a ler, completamente alheio ao mundo inteiro) ser um bocado esquisito com aquilo que lê, só lê determinados livros, temas e autores, mas fiz com que ele ganhasse dois escritores portugueses preferidos, livros que ele devorou como apenas fazia com Nelson DeMille: Tiago Rebelo e Nuno Nepomuceno.
E o meu companheiro não estaria agora mesmo todo contente a ler o novo romance do Nelson Demille que eu lhe ofereci ontem se eu não tivesse conhecido vendedores de livros em conta muito simpáticos e de confiança que descobri após a criação deste blog, ao andar pelos blogs, páginas de facebook, ter descoberto grupos de venda em segunda mão, leilões e livros novos bom preço. De outra forma ele teria de ter esperado por uma boa promoção para o ter. E sendo um livro novo... Iria demorar... E como não havia uma única vez em que passássemos por este livro em que ele não pegasse nele para o "namorar" tive de fazer de tudo para o descobrir online a bom preço e lá consegui em excelentes condições em segunda-mão! Graças a ter-me metido neste "mundo" literário. Valeu a pena.

Valeu a pena por ter inspirado (que eu tenha conhecimento) pelo menos 5 pessoas a doarem livros às suas bibliotecas. Podem pensar: "Ah, grande coisa", mas para mim é! Conhecem o efeito borboleta? (A teoria, não o filme).
São 5 bibliotecas e todos os seus utilizadores que vão ter mais livros do que antes de eu ter criado este projecto! Por isso sim... Valeu a pena...

Valeu a pena pelas parcerias com editoras muito simpáticas que eu fiz, as suas palavras e o seu apoio.

Valeu a pena por ter ganho amigas bloggers fantásticas e estarmos a planear fazer coisas fantásticas relacionadas com o mundo literário, clube de leitura, desafios, empréstimos de livros e quem sabe até as vir a conhecer pessoalmente? Valeu a pena.

Pode ser que os leitores e pessoas que comentam aqui no blog entretanto cheguem... Pois como já referi anteriormente, os comentários nos blogs são muito importantes, são o que lhe dão vida e aos seus autores vontade de continuar!

Quanto a vocês não sei... Mas eu acabo este ano com o sentimento de que este meu projecto e este meu blog valeram a pena...

As leituras que mais gostei e mais me marcaram desde que criei este blog:


É um livro que simplesmente vai ficar para sempre no meu coração. Senti-me muito próxima da personagem e só desejava poder estar com ela, poder ajudar e consolar, dar concelhos... Mas quem passa por isto passa sozinho e é sozinhos que temos de encontrar a nossa força... O nosso grito!


 Tudo o que li ressoou cá dentro... Fez eco... Enraizou... Enfeitiçou-me...
As emoções, as frases, os sentimentos, os pensamentos, as reflexões... Senti TUDO.

Este livro é daqueles que me relembra: "é por isso que tu és uma apaixonada pela literatura... é por isto... é por este sentimento..."


Numa escrita super fluída, fácil, agradável ao extremo, simplesmente tornei-me uma só com este livro.
Li, vou reler e reler mais uma vez, as vezes que forem precisas, pois é sem dúvida um dos livros da minha vida! Se não dizer até este momento o meu livro preferido de todos os tempos.

Que mais dizer sobre este livro? Nada... Não mudava absolutamente nada...
Nada mais a dizer... Só mesmo lendo...


Sem dúvida um dos melhores livros de Sveva Casati Modignani, e quem aprecia romances históricos relativos à Primeira e Segunda Guerra Mundial e tudo o que dai se deu, vai gostar muito dos relatos dos acontecimentos e do dia a dia das pessoas que viveram nesse tempo.

Acompanhar como as personagens crescem, se desenvolvem, mudam, amadurecem, como antes pensavam e agora passam a olhar para a vida, como enfrentam os seus problemas, as suas decisões, cada uma com personalidades completamente diferentes, os seus sonhos, as suas desilusões. 


Li este livro sofregamente. Sempre que tinha de parar de ler até me custava.
Começou de forma excelente e acabou de forma excelente. Está soberbamente bem escrito e muito bem traduzido, sem dúvida um dos livros da minha vida.


Quem me dera o ter comigo das vezes em que estive internada, fosse para rir, fosse para chorar, fosse para me fazer companhia, fosse para me tirar do estado apático em que estava...

Obrigada Marine pela força e coragem para o ter escrito e pelo trabalho que tens realizado para ajudar todos aqueles que precisam de ajuda... da tua, em particular...

Aos mais sensíveis ou inseguros antes de lerem o livro aconselho-vos a leitura do posfácio de Mafalda Pinto Coelho, Presidente da Associação Portuguesa de Apoio à mulher Contra o Cancro da Mama (páginas 91/92) para que possam começar a leitura do livro sem complexos nem com medo de serem desrespeitados de alguma forma.


Uma das coisas que mais gostei foi o facto de ser um livro muito "diversificado", conhecemos intimamente as personagens, o mundo em que vivem, o que acontece a toda a sua volta e a história não se foca exclusivamente no romance. O romance está lá (em várias personagens até) mas a história não é abafada por lamechices, simplesmente está presente no decorrer da aventura.

Simplesmente fantástico, mal posso esperar pelo próximo! 


Tido lido este livro à uns bons 10 anos atrás e decidi reler.
Um livro aconselhável a todas as mulheres, principalmente as que sofrem ou já sofreram infidelidades, falta de atenção por parte dos companheiros/filhos/família, que não se sentem felizes com a sua vida, que têm medo de dar um passo em frente, lutar pela mudança, pelo direito à felicidade, um livro inesquecível. Um livro que grita: "ACORDA PARA A VIDA!!!"



Este livro garantidamente surpreendeu-me, não é um livro previsível, acabou de uma forma que eu não estava nada à espera e me deixou perturbada e é daqueles livros que ficou sempre no meu pensamento, me fez pensar mesmo muito nas mais variadas coisas e que depois de o ter lido comecei a associar coisas do meu dia a dia que antes não pensava ou reparava com coisas que tinha lido no livro.

Super recomendado, tanto para as pessoas alegres que passam a saber como os depressivos se sentem, como para os depressivos como eu que aprendem como os alegres se sentem e nos ensina a ver o lado bom das coisas, e a acreditar...

***
E assim fica a lista dos livros que mais gostei de ler este ano de 2014. Até acabaram por ser mais do que aquilo que eu me lembrava!

Um grande obrigada a todos os meus leitores, às pessoas que me apoiam, a quem comenta aqui o blog, a quem me dá forças e um ano cheio de alegria e muito bons livros para ler para todos!

Comentários

  1. Olá!

    Gostava de te dar os parabéns pelo blog, pois com pouco tempo de existência é muito activo e um bom blog a ter em conta.

    Eu também tenho pouco tempo com o blog (apenas 2 meses) e acho que vale sempre a pena. Como disseste, pelas amizades que vamos criando, pelo aquilo que vamos aprendendo e, acima de tudo, pela partilha. Partilha de ideias, opiniões, etc.

    Que venham muitos mais anos.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que venham muitos mais anos e todos com montes de livros e coisas boas! :D

      Eliminar
  2. Olá,

    Muitos parabéns pelo blog.

    Gosto muito do trabalho que tens feito e desde que sigo o teu blog tenho conhecido muitas iniciativas muito interessante.
    Continua a fazer um bom trabalho.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras Tânia!! <3
      Fico muito feliz por alguém apreciar o trabalho que ando por aqui a fazer ;)

      Eliminar
  3. Olá,
    Parabéns por este ano que passou.
    Nem sempre comento mas leio algumas das publicações que fazes. Por exemplo aquela sobre o que fazer com livros escolares ou papel. Se não me engano é a campanha trocar kilos de papel por euros em alimentação. Gostei de saber.
    Próspero 2015.
    🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Lina pelas palavras e pelo apreço!
      Agradeço muito as suas visitas <3

      Beijinhos e um excelente ano :D

      Eliminar
  4. Um texto sobre o 1º ano do blog e....já estamos no final de 2018 :) Venham muitos mais. Parabéns pelo teu percurso, tens feito um trabalho fantástico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, por onde já "andas"! =P

      Obrigada! ❤ Tem sido turbulento, com muitas tristezas, mas também alegrias, e são as alegrias que me vão mantendo por aqui... :)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑