Opinião: Se eu ficar | Gayle Forman

SINOPSE: Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma jovem de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade: permanecer junto da família, do namorado e dos amigos ou deixar tudo e ir para Nova Iorque para se dedicar à sua verdadeira paixão, a música. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem e que talvez sejam as suas últimas, Mia relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas. 


Ainda tenho as faces molhadas, ainda tremo, ainda sinto o coração a bater de tal maneira que parece que está a bombear contra os meus ouvidos.
Sinto como se tivesse debaixo de água, em câmara lenta.
Porque este livro me tocou desta maneira não sei, nem sei se alguma vez irei saber nem jamais irei conseguir expressar o que foi para mim lê-lo e o que ele agora significa para mim.

Este não é um simples livro que eu adorei, é um livro que me mudou. Mudou algo cá dentro.
Não sei se fui eu que li o livro ou o livro que me leu a mim...
Não me lembro de alguma vez algum livro me ter tocado desta maneira, me ter posto assim...
Sinto como se tivesse lido o livro todo com a respiração suspensa, pois quando acabou soltei o ar todo que tinha nos pulmões e senti como se tivesse a respirar pela primeira vez em muito tempo.

Cativou-me completamente desde as primeiras linhas, como que bebi o livro todo de um trago, senti-me quase como que apaixonada pelo livro... Não o conseguia largar... Li-o em poucas horas, o que me deixou uma sensação de perda muito grande.
No entanto sinto que nada ficou por dizer, não falta nada, não se acrescenta mais nada, não se retira nada.

Senti-me tão próximo de todas as personagens, adorei todas, as boas, as más, as que aparecem de passagem as protagonistas, as que entram e saem... Todas me marcaram de alguma maneira.

Um livro muito terra a terra, muito sincero, muito honesto, ...
Nas palavras da escritora sente-se a sua alma... É como se ela se tivesse fundido comigo e nos tivéssemos tornado uma só.
Tudo o que li ressoou cá dentro... Fez eco... Enraizou... Enfeitiçou-me...
As emoções, as frases, os sentimentos, os pensamentos, as reflexões... Senti TUDO.

Este livro é daqueles que me relembra: "é por isso que tu és uma apaixonada pela literatura... é por isto... é por este sentimento..."

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Sem que nada o faça prever, a nossa vida pode mudar rápida e drasticamente. Gostei muito da opinião pois revela o quanto este livro te "agarrou".

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑