[Autores Porugueses] Marine Antunes


Marine Antunes é ex-carequinha. Apaixonada pelo humor que usou para superar o cancro, quer provar aos carequinhas actuais que é possível encarar o mundo do cancro com humor e, que é mais fácil, ser-se doente se se for bem-disposto.

Ciente que o Cancro com Humor é um projecto arrojado, Marine procura, através da escrita humorística e da oralidade, desmistificar dois tabus – cancro e humor e torná-los um só.

Licenciada em Comunicação Social, com o seu primeiro livro à porta, as palestras têm-na permitido estar mais perto dos doentes oncológicos. Comunicativa, amante da escrita e do humor, assume-se fã dos carequinhas que quer ajudar a sorrir. Além disso, cumpridora das suas promessas, quer vingar-se do seu cancro: outrora prometeu dar resposta, rindo-se dele.

Marine Antunes reflete sobre o projeto Cancro com Humor

Convidámos a nossa autora Marine Antunes a dar o seu testemunho sobre o projeto Cancro com Humor, o passado, o presente e o futuro. 
Desvendamos aqui um pouquinho do que está para vir, resultante da magnífica parceria entre Cancro com Humor e Livros de Ontem.
Fiquem atentos ao livro.



O Cancro com Humor começou como um projeto arrojado que me permitia escrever e reviver velhas memórias, transformando-as em pensamentos úteis para os doentes oncológicos. Sem esperar, o projeto incial ganhou uma dimensão real, demasiado importante para ser apenas uma inspiração criativa e, rapidamente, se tornou numa causa. O grande sonho de escrever um livro foi adiado durante um tempo porque percebi que não me bastava escrever de forma isolada e individual. Era urgente comunicar diretamente com o mundo do cancro e compreender se a ferramenta que apresentava, o humor, era realmente fundamental.

Aquilo que começou por ser apenas blogue e uma página no facebook, transformou-se no Movimento Careca Power, um movimento capaz de inspirar os outros e defender os doentes, como seres válidos, bem-humorados e felizes. Paralelamente, a escrita e a interação virtual já não eram suficientes e passei a fazer palestras humorísticas, adaptando os textos de humor sobre cancro em momentos de partilha e motivação com doentes, ex-doentes e o público em geral.

O Cancro com Humor começa a crescer em outras dimensões, promovendo atividades lúdicas e artísticas que valorizam o doente, como foi o caso da campanha fotográfica “Despir o Preconceito”, que ofereceu uma sessão fotográfica divertida e inspiradora a mulheres com cancro, com o trabalho do fotógrafo Filipe Inteiro. A lutar para ser uma Associação Sem Fins Lucrativos, o Cancro com Humor quer chegar mais longe e a mais pessoas. Este ano, além de se apresentar ao público como uma Associação com as suas atividades próprias, estará com as palestras humorísticas no Porto, no Algarve, em Lisboa, depois de já ter estado na Cáritas, em Leiria, na Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama em Lisboa, na Faculdade de Portalegre, no Hospital de Leiria, entre outros. De outra forma, mas também muito intensamente, o Movimento Careca Power transformar-se-á num grupo não terapêutico de partilha de vivências, sempre com humor, na Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, uma vez por mês, dirigido por mim e com a participação de mulheres com cancro.

Finalmente, o sonho de publicar o livro Cancro com Humor concretizar-se-á este ano, com o apoio da Editora Livros de Ontem. Ambiciono apresentar esta nova perspetiva do mundo do cancro agora em livro, em jeito de crónicas humorísticas, desejando que seja uma bela companhia para os doentes, que os faça rir e, sobretudo, que os ajude a estar mais felizes.

Marine Antunes

Comentários