Opinião: O Diário da Nossa Paixão | Nicholas Sparks

SINOPSE: Todas as manhãs ele lê para ela, de um caderno desbotado pelo tempo, uma história de amor que ela não recorda nem compreende. Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora. Pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que lhe lê, pela ternura … E o milagre acontece. A paixão renasce, transpõe o abismo do tempo, as memórias perdidas, e por instantes ela volta para ele…


Foi  o primeiro livro que li do Nicholas Sparks, há uns bons 10 anos atrás, requisitado na Biblioteca do Cacém, quando eu estudava lá...
Foi um livro que me emocionou muito, prendeu-me de uma forma que apenas Harry Potter fazia na altura e impulsionou-me para os romances dos adultos e não os típicos young adult e infanto-juvenis e outros tipos que lia na altura.
Quem me dera ter comentado o livro na altura, para saber como me senti com uns 16 anos a lê-lo, mas como não o fiz vou recorrer às minhas memórias...

Quem ainda não conhece esta história? Nem que seja pelo filme?
Claro que todos os apaixonados por livros sabem que não há filmes que cheguem aos livros e nos filmes normalmente não acontece nem metade do livro e distorcem a história, como é o caso deste, mas acho que a maior parte das pessoas já deve ter ouvido falar desta história...

Sempre que falam em Nicholas Sparks eu só penso em "O Diário da Nossa Paixão",  apesar de já ter lido vários deles, NUNCA outro me tocou de tal maneira como este.

Um livro (para mim) nada lamechas (detesto lamechices!), simplesmente com a dose de romantismo certa e de verdadeiro sentimento q.b que eu tanto aprecio...
Nada demasiado doce que até enjoa e até com leves toques amargos, uma mistura de sentimentos incrível que às vezes parece que nem cabe cá dentro, romântico de uma forma bela, até bruta, mas sincera.
A história dos dois protagonistas fascina-me. Fez-me rir, fez-me chorar, agarrou-me de tal maneira que eu não me conseguia desgarrar deste livro. Fez-me esquecer completamente o mundo inteiro.

Adoro os protagonistas de igual forma, adoro a personalidade, o mau feitio, a sinceridade, as crises, os pensamentos, as atitudes, tudo... Adoro-os aos dois como se existissem mesmo e adoro os dois da mesma maneira!
Normalmente gostamos mais de um, mais de outro, ou mais a qualidade num que doutro, eu adoro os dois de igual forma.

Sempre tive a certeza que isto é tão belo que não podia ser simplesmente imaginado, teria de ser inspirado em algo, até que encontrei este texto sobre o autor e a obra:
Nicholas Sparks, o jovem autor deste inesperado bestseller, nunca esqueceu o ensinamento que a relação amorosa dos pais da sua mulher, casados há mais de 62 anos, lhe transmitiu - a possibilidade de viver em estado de paixão mesmo depois de vários anos de convívio. Foi por isso que decidiu escrever este comovente romance de amor que acompanha o enamoramento entre um homem e uma mulher, que só no final das suas vidas concretizam uma paixão arrebatadora.
É um daqueles livros que quando acabamos de ler agarramos junto ao coração e não o queremos largar e existem poucas palavras para o descrever, podendo apenas sentir o que desperta em nós cá dentro... Acabei de ler com lágrimas a escorrer silenciosamente, um sorriso nostálgico no rosto e um suspiro de saudade...
Opinião do filme, aqui.
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. O primeiro livro que li em inglês :)
    Tenho a edição portuguesa (bem como todos os livros do autor - menos o último que saiu hoje) e não consigo ver o filme porque choro sempre baba e ranho, principalmente pela questão do Alzheimer que me é muito próxima.
    Sem dúvida um dos meus livros preferidos do autor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu vi o filme montes de vezes, houve uma altura em que até o metia na tv enquanto lia, para me fazer "companhia", ainda mais que foi inspirado em algo real, que é do tipo de histórias que eu gosto mais ;)

      Eliminar
  2. Ainda não li nada de Nicholas Sparks mas já vi quase todos os filmes que saíram (é vergonhoso, eu sei). Pretendo mudar isto num futuro relativamente próximo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é vergonhoso, simplesmente para ti vai ser novidade quando para quase todas as outras pessoas já não é, o que é fixe! =P
      Tenta é ler algum que não tenha filme, pois os na minha opinião ver primeiro o filme e depois ler o livro tira um certo "encanto" à leitura... :/

      Eliminar
  3. Este livro é um caso sério do qual, como sabes, já falei lá no meu blog. Deve ser a única história onde gosto tanto do livro como do filme, o que só revela o quanto estas personagens e as suas peripécias são especiais.
    E depois, deixa-nos com aquele desejo de sermos amadas desta forma inteira e desabrida, não é mesmo? Num mundo com tanto ódio, é bom saber que ainda é possível acreditar no amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso foi tãoooooo lame..... Estás "in the mood" hoje?

      Eliminar
    2. Foi um pouco reflexo destes últimos acontecimentos no mundo. Com tudo o que se passa ultimamente, nada melhor do que ficar preso a boas histórias com algo de positivo, não achas?

      Eliminar
    3. Nos dias que correm, estou mais virada para a comédia que para outra coisa...
      Pois mesmo vendo solidariedade à minha volta, a escassa que há, mas vou descobrindo (e partilhando no Crónicas Solidárias), o meu pensamento é, infelizmente, que as melhores pessoas são sempre as primeiras a irem, a sacrificarem-se ou a serem sacrificadas... E a escória continua....
      Por isso, para não agravar a depressão e a forma como fico quando não compreendo as coisas.. Estou a virar-me para a companhia de livros de comédia e inocentes (Diário de um banana)...

      Eliminar
  4. Nicholas Sparks é um dos meus escritores preferidos. Já li grande parte dos livros deles, O Diário da nossa paixão é um das grandes obras dele mas para mim o que mais gostei e mais me tocou foi Um Momento Inesquecível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também li "Um Momento Inesquecível" e gostei muito, no entanto já li outros que não me cativaram tanto, por isso é um autor que eu lia com muito mais gosto quando era mais nova, mas agora não me chama tanto a atenção, no entanto penso voltar a ler mais livros dele, os que ainda não li, quando tiver nesse estado de espírito específico :)

      Eliminar
  5. Também foi o meu 1º livro deste autor, outros li, mas é este que retive na memória :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, também já li outros, mas este é inesquecível! E o filme (opinião em breve) também adorei!

      Eliminar
  6. O primeiro livro que li do Nicholas e nunca mais parei 🥰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi o primeiro livro que li dele, mas depois os outros não tiveram o mesmo impacto, apesar de se lerem muito bem :)

      Eliminar
  7. Liliana: Nicholas Sparks foi um dos autores que me fez ter esta paixão pela leitura! Eu sou fã deste autor, tenho todos os seus livros (embora devido a tantos livros por ler, ainda não tenha lido os seus últimos três) e já vi também todos os filmes adaptados dos seus livros! Inclusive, se há autor que eu já reli é... Nicholas Sparks! Este foi um desses livros que já reli, é tão lindo!... Assim como "As palavras que nunca te direi", ambos na minha lista de livros favoritos de sempre e para sempre! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :D

      O primeiro livro que li dele foi este, e depois disso li uns quantos, mas nenhum me cativou tanto como este, há uns dias terminei de ler o último dele: "Cada Suspiro Teu", e apresar de se ler muitíssimo bem, continua a não me arrebatar como este me arrebatou...

      No entanto, fico mesmo feliz ao ler opiniões tão fervorosas e apaixonadas como a tua, ainda mais se te fez ter esta paixão pela leitura, excelente!

      Eu também "venero" alguns autores, entre eles, neste caso, elas, a Lesley Pearse, que me arrebata de todas as formas, e já li quase todos os livros dela, só me falta um, que ainda não pude comprar, mas mal possa poderei dizer que já os li a todos, e é uma leitura que me arrebata e apaixona sempre!

      Ainda bem que temos tão bons autores que nos conseguem chegar destas formas ao coração :) ❤

      Eliminar
  8. Vi o filme há uns anos, tenho presentes algumas imagens, mas não me lembro de qual foi a minha reação ao filme...
    Em relação ao livro, li-o este verão para uma maratona literária e tenho uma opinião completamente diferente. Já tinha visto outros filmes baseados em obras do Nicholas Sparks e gostei, e antes deste também tinha lido outro livro dele e, apesar de ter gostado, não gostei nada da forma de escrever. Demasiado básica.
    Este livro, de que tanto se fala, revelou-se uma desilusão. Uma escrita muito simples, demasiado lamechas e uma história cliché. Não fiquei com vontade de ler mais nada do autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Isso é o que eu sinto em relação aos outros livros do autor, até já li este mais recente dele, já não lia nada dele há uns 10 anos, e foi "mais-do-mesmo", no entanto este livro encantou-me imenso, mas também o li com 16 anos, já lá vão 14 anos, e não voltei a reler desde essa altura, mas lembro-me ainda do impacto que teve em mim, como me encantou e emocionou... o filme é que já vi e revi várias vezes, até mesmo há umas semanas atrás revi e continua a encantar-me, mas é daqueles romances que devido a "algo" presente na história, irá causar mais impacto nuns que noutros, o que é interessante :)

      Eliminar
  9. Do Nicholas Sparks só li um livro: "Corações em Silêncio". Relativamente a este livro, já li muito sobre ele mas nunca surgiu a oportunidade de o ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando surgir a oportunidade, aproveita! ;)
      Acho que quase todas as bibliotecas o têm...

      Eliminar
  10. Gostei muito do filme! O livro ainda não li...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão os dois muito diferentes, mas cada um tem o seu encanto... eu adorei os dois, mas prefiro o livro. ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑