[Fui à....] Apresentação Livro Gualter Gil | Crónicas de uma Caravela | Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

Esta foi a primeira vez que fui a um evento no género na vida.
Eu amo livros, mas sempre fui pessoa de me isolar e só agora, graças a este meu projecto/blog estou a aparecer mais em público, envolver-me com as pessoas e viver as experiências, conhecer os escritores e pessoas do mundo da literatura.
E só posso dizer que foi a melhor coisa que fiz!

Foi na Biblioteca Afonso Lopes Vieira no dia 18 de Outubro de 2014, às 18h00, Sábado.

Pelo que já dei conta estes eventos atrasam sempre um bocadinho, mesmo assim gosto de chegar sempre antes a todos os meus encontros seja do que for, detesto atrasar-me e assim até dá para ver o desenvolvimento, quem vai chegando e uma coisa que gosto muito de ver é como as coisas se organizam e/ou são organizadas... Basicamente o que está "por detrás do pano".

As pessoas foram chegando e eu nem uma única alma conhecia, nem o autor eu tinha a certeza de quem era, já tinha visto a foto mas eu sou péssima com caras e nomes, desconfiava, mas não tinha a certeza.
Toda a gente se cumprimentava e parecia que era uma reunião de família, e comecei a sentir-me deslocada.
Sentia-me um burro a olhar para um palácio...

Mas depois começaram a falar, começaram a chegar mais pessoas que pareciam não ter qualquer vinculo com ninguém e comecei a desfrutar um pouco mais.

Uma das pessoas que mais gostei de ouvir foi o Micael Sousa do blog A Busca Pela Sabedoria.
Foi o mais criativo e na minha opinião mais descontraído e menos técnico. É o do meio, o 3º a contar da direita.
O texto que ele nos leu foi este.
O 1º senhor a contar da direita é o representante da Chiado Editora, que aqui o blog tem uma parceria e foi um dos motivos que me levou também a ir ao evento. É sempre bom conhecermos pessoalmente quem faz parte das nossas parcerias. Neste caso era apenas representante mas foi muito simpático e gostei de conversar com ele. Também é escritor.
Já as duas senhoras da foto que estão sentadas, não conheço de lado nenhum apesar de me ter parecido que toda a gente em Leiria (vá, os presentes no evento) as conhecem perfeitamente, mas falaram tanto, parecia que nunca mais acabava, acho que quem menos falou foi mesmo o autor, e a forma demasiado "eloquente" das senhoras a falar do livro como se tivessem a descrever um restaurante"gourmet" não me agradou. Não soou sincero, demasiado analisado, parecia que estavam a ler uma tese médica de uma doença que ninguém nunca tinha ouvido falar, mas pronto, essa é a minha opinião e respeito as suas críticas, mas tive mesmo para desistir e ir embora. Foi das alturas em que mais deslocada me senti. Mas talvez tenha sido só eu.

A meio do evento vieram dois músicos independentes conhecidos de Gualter Gil para tocar uma música que compuseram em homenagem ao livro. Música inspirada pelo livro. Foi giro. Gostei.

Depois, continuando com outra música (ou seria a mesma?) um dos artistas mudou de instrumento. Nunca tinha visto um piano que se sopra para tocar, mas foi giro de ver e ouvir.

No final conheci e falei um pouco com o representante da Chiado Editora, como já referi e com o próprio autor. Foram as minhas partes preferidas e em que mais integrada me senti, em que me prestaram atenção e deram valor ao que eu pensava e dizia.

No final deu-me coragem e vontade para ir a mais eventos do género.