Opinião: Isto Nunca Aconteceu | Lara Prescott

Uma história de amor. Uma obra-prima proibida. Uma conspiração verídica para vencer a Guerra Fria.
SINOPSE: 1956. Boris Pasternak está a escrever Doutor Jivago, um livro controverso capaz de provocar dissensão na União Soviética. Com medo do seu poder subversivo, os soviéticos censuram-no e proíbem a sua publicação. Mas isso não impede que no resto do mundo a obra se transforme num bestseller… e numa possível sentença de morte para o autor. A CIA está atenta aos acontecimentos e planeia utilizar o livro para influenciar a Guerra Fria a seu favor. Contudo, os agentes destinados a esta missão não são os espiões tradicionais. Duas secretárias - a charmosa e experiente Sally e a talentosa e novata Irina - são encarregadas da missão das suas vidas: devolver clandestinamente Doutor Jivago à URSS e utilizá-lo como arma de propaganda.
No entanto, esta não será uma missão fácil. Há pessoas dispostas a morrer por este livro - e agentes prontos a matar por ele. De Moscovo a Washington, de Paris a Milão, Isto Nunca Aconteceu retrata um momento único na história da literatura - contado com emoção e detalhes históricos cativantes. E no coração deste romance inesquecível está a poderosa convicção de que o poder da palavra escrita pode transformar o mundo.

Bem... mas que história. Mas que história! Eis o livro que me fez ganhar interessa pela história da Rússia, algo que até agora, por nenhum motivo especial, ainda não me tinha debruçado por aí além, mas agora quero saber mais e mais, especialmente sobre a questão das Gulags, e adorei o facto de a história ser inspirada em factos reais, e da personagem principal ser uma mulher - real! - cheia de garra e coragem, e da história que está por detrás de um livro que nunca li - mas agora vou ler! - Doutor Jivago.

1957 - Boris com a amante, Irina Ivinskaya

Mas que narrativa poderosa! Esta leitura é uma onda de emoções incontrolável, de uma honestidade arrepiante, além de ser uma maravilha para os livrólicos, visto ser um livro sobre a história de um livro, e da polémica que causou, além das vidas que desgraçou.




Também envolve espionagem e contra espionagem entre os EUA e a USSR, temáticas que só agora começo a explorar, e do que eu gostei mais foi do destaque dado às mulheres nessas e noutras temáticas históricas, está aqui um livro muito bem conseguido e historicamente fiel, recomendo sem reservas!

👉🏻 Wook | Bertrand | Saída de Emergência 👈🏻

Comentários