Opinião Filme: Green Book - Um Guia Para a Vida

Género: Biografia, Drama | M12 | Realizador: Peter Farrelly | Actores: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini | EUA | 2018 | 130 min
SINOPSE: Baseado na verdadeira relação entre dois homens muito diferentes. É a história de um famoso pianista negro Don Shirley que contrata um segurança Italo-americano, Tony Vallelonga, para o conduzir pelo Sul dos EUA, na década de 60, pois Don a fazer uma tour. No entanto, esta viagem não corre bem, mesmo seguindo o guia "Green Book", uma orientação que as pessoas de cor usavam para viajar sem correr riscos. Nesta viagem, os dois vão perceber melhor o mundo no qual vivem.

Neste filme não só assistimos à - tristemente - típica discriminação estadunidenses racial pelos negros - como também a típica discriminação estadunidenses xenófoba pelos italianos, o que é incrível, visto que os verdadeiros "Americanos" são os nativo-americanos, todos os outros têm descendência de povos de outros países em todas as suas gerações, por isso eu não consigo compreender de forma alguma como é que um país daquela dimensão, com a história que tem, a diversidade que existe, como é que consegue ser tão intolerante! Juro que não consigo perceber...

Se fosse um país fascista ou comunista, sem acesso à informação e ao resto do mundo... mas não... e o pior? É que apesar de este filme retratar os anos 60, isto ainda pouco mudou! The Negro Motorist Green Book era um guia de viagem, editado entre 1936 e 1966, para ajudar os afro-americanos a encontrarem restaurantes e hotéis dispostos a acolhê-los. Imaginam ter de viver essa discriminação?

TRAILER

Mas além da profunda crítica social e drama pessoal, este filme também tem uns bons toques de humor e ironia, que ajuda a aliviar a carga pesada da intolerância e segregação, adorei a química entre Viggo Mortensen e Mahershala Ali, inspirada numa musical história verídica, fabuloso de ver e rever!

Comentários