[Notícias] E-books em Português Europeu (pt-pt) gratuito e legal


Hoje venho apresentar-vos um site muito interessante que descobri. Para quem gosta de ler no formato digital (que não é o meu caso), mas mesmo assim partilho com quem gosta, o site Luso Livros:
Oferecemos E-books em Português Europeu (pt-pt) que já se encontram em domínio publico para dispositivos móveis. http://www.luso-livros.net
Algumas perguntas e questões:

Porque é que só disponibilizam livros antigos e não mais recentes como “O senhor dos Anéis” a série “Harry Potter” ou a série “Twilight”, por exemplo?

Porque se o fizéssemos estaríamos a violar os direitos de autor que recaem sobre essas obras. Só podemos dispor gratuitamente, sem violação dos direitos autorais, as obras que estão em domínio público. Todas as obras que não se encontram em domínio público só são suscetíveis de ser mencionadas, analisadas ou comentadas, no seu todo ou em parte, por sites que não possuem os seus direito de venda, como é o nosso caso.
Para saberes mais sobre direitos autorais, visita a nossa página Sobre Direitos Autorais.

Têm noção de que o Project Gutenberg também disponibiliza muitas obras de autores portugueses?

Sim temos noção. Um bom número de obras que disponibilizamos neste site teve inclusive o Project Gutenberg como fonte e a razão da motivação do nosso trabalho deve-se em boa parte à razão da sua existência. Infelizmente, 97 por cento das obras em português do Project Gutenberg estão disponíveis apenas com a ortografia do ano em que as mesmas foram publicadas, o que dificulta e desmotiva muito a sua leitura. Na luso-livros disponibilizamos os e-books somente após fazermos uma revisão da obra para a sintaxe atual e de a formatarmos para ortografia corrente (de acordo com as regras do novo acordo ortográfico).
***

Só discordo do facto de ter adoptado o novo acordo ortográfico, mas já vi que lutar contra isso é remar contra a maré...

Comentários

  1. Olá!!

    Já conheci alguns sites que disponibilizam livros gratuitamente. Mas este desconhecia.
    Eu ainda não me habituei a ler em formato digital. Mas gostava, pois tenho alguns livros nesse formato. Vou tentar este ano!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tentei e não consigo mesmo habituar-me a ler em máquinas... :/

      Eliminar
  2. Olá,

    Eu também sou daquelas pessoas que gosta de desfolhar os livros e ainda não me habituei a ler digitalmente. Mas neste caso como é gratuito acho que vou fazer um esforço e ler.
    O meu maior problema quando leio digitalmente é que não consigo manter-me focada mas também acho que se começar vou acabar por me habituar.

    Este é um site que vale a pena visitar.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso nem sei se é questão de hábito ou daquelas coisas que não dá mesmo...
      Para sair barato prefiro mesmo usar a biblioteca.
      Beijinhos :*

      Eliminar
  3. Ois,

    Obrigado pela partilha penso ser o futuro embora apenas tenha lido um livro, mas vou continuar mal tenha a oportunidade de ler neste formato, tem as suas vantagens, olha esta é uma delas, ler gratuito....sim eu sei existem bibliotecas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sabes em que mais é melhor um livro?
      O papel é méteria orgânica, respira!
      Uma máquina é uma máquina...

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑